Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 10/16/13

16 de out. de 2013

Proibida comercialização de materiais recicláveis queimados - Uruguaiana.



Na quarta-feira, dia 16/10, o prefeito Luiz Augusto Schneider, assinou o Decreto Nº. 423/2013, que proíbe a comercialização de materiais recicláveis, na condição que menciona. O prefeito Luiz Augusto Schneider afirma que considerando as constantes ocorrências de focos de incêndios na área do Lixão Municipal, principalmente quando registradas altas temperaturas no município de Uruguaiana; considerando que em várias oportunidades os incêndios têm se prolongado além da tolerância dos órgãos governamentais; considerando que a fumaça produzida naquele local carrega resíduos prejudiciais à saúde da população; considerando que é dever do Poder Público adotar medidas de caráter preventivo, que possam desacelerar essas incidências; considerando que esses sinistros, além dos transtornos à comunidade, trazem sérios prejuízos ao meio ambiente; decreto que  fica expressamente proibida a compra, armazenagem ou qualquer tipo de comercialização envolvendo materiais recicláveis queimados, por empresas estabelecidas no município de Uruguaiana/RS, independentemente da procedência. Aquele que descumprir a determinação constante deste Decreto ficará sujeito à notificação, multa e cancelamento do Alvará de Funcionamento, sem prejuízo das demais sanções cabíveis, nos termos da legislação em vigor.

Santa Casa tem novo Provedor – Uruguaiana.



O advogado Genaro Alfano assumiu o cargo de Provedor do Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, após a renúncia de Lauro Beheregaray Delgado.

Câmara sugere medida para evitar evasão de policiais civis – Uruguaiana.



A Câmara Municipal de Uruguaiana indicará ao Poder Executivo a concessão de auxílio-moradia aos investigadores, inspetores, escrivães e comissários da Polícia Civil lotados no município. A sugestão do vereador Ronnie Mello propõe convênio com o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública para a disponibilização do valor de 50% do salário-mínimo aos servidores ativos deste setor para despesas com moradia.
A proposta tem o objetivo de manter completo o efetivo da Polícia Civil considerando os índices de evasão no município. “A distância de Uruguaiana de outras localidades e a criminalidade da fronteira são fatores consideráveis para investirmos em benefícios aos servidores da área da Polícia Civil para evitar transferências”, considerou o vereador. A indicação acatada pelos demais parlamentares busca estimular a permanência do efetivo para prestar o serviço de segurança reconhecidamente essencial à Uruguaiana.

Segurança será debatida na Câmara – Uruguaiana.



A criminalidade e a violência em Uruguaiana fomentam as discussões no parlamento municipal. Desta forma, as políticas para a garantia de segurança pública de qualidade serão debatidas na Câmara em audiência pública proposta pelo vereador Irani Fernandes e Mesa Diretora.
No dia 6 de novembro, o Legislativo buscará, junto aos órgãos competentes, soluções urgentes para garantir ao cidadão uruguaianense a segurança, como um direito presente na Constituição Federal. As zonas rural e urbana serão destacadas considerando os assassinatos, roubos, furtos e agressões noticiados nos últimos períodos.
Carência no efetivo de servidores da segurança, deficiência no ambiente de trabalho, índices de drogadição, condições das casas carcerárias e inoperância do Conselho Municipal de Segurança serão elencados para ouvir a sociedade, conhecer e avaliar limitações, definir responsabilidades organizacionais e apresentar as respostas que o cidadão uruguaianense espera das autoridades.

Quilombo Rincão dos Fernandes – Uruguaiana.



O prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhado do secretário municipal de Cultura, César Lafayette Blanco de Lima, e do Assessor Legislativo, Valério Echeverria,  assinou Termo de Cooperação com a Associação Quilombo Rincão dos Fernandes. O referido termo tem como objetivo realizar o trabalho de perfuração de um poço artesiano na comunidade denominada Rincão dos Fernandes, no interior do município. O documento passará por apreciação do Poder Legislativo nos próximos dias para que haja a devida autorização do termo.

Audiência Pública sobre o lixão - Uruguaiana.



Nesta quarta-feira, dia 16/10, a partir das 19h, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, por proposição do médico e vereador, José Fernando Tarragó, a Câmara Municipal de Uruguaiana promoverá Audiência Pública sobre o lixão. O evento é aberto ao público.