Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 01/11/14

11 de jan. de 2014

Convênio entre Infraero e Prefeitura deverá viabilizar retomada de voos comerciais em Uruguaiana.




Um convênio entre a Infraero e a Prefeitura de Uruguaiana poderá viabilizar a retomada de voos comerciais no município. Em audiência realizada na manhã de quinta-feira (09/01) entre o líder da bancada do PP, na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes, e o superintendente regional da Infraero no Estado, Carlos Alberto Souza, ficou definida a realização de uma reunião no próximo dia 30 de janeiro no município para alinhavar os detalhes do acordo, que deverá realocar funcionários da Guarda Municipal de Uruguaiana para suprir a carência de bombeiros e operadores no aeroporto. Conforme Souza, a Infraero se dispõe a fazer um treinamento de 45 dias para a formação de, pelo menos, seis bombeiros - três por caminhão - e mais dois agentes de proteção da aviação civil (Apacs). Frederico explicou que os servidores continuariam vinculados à Guarda Municipal, sendo deslocados para as funções no aeroporto apenas em parte do horário funcional, de acordo com a demanda operacional. 
De acordo com o deputado, que entrou em contato telefônico com o prefeito municipal Luiz Augusto Schneider para concretizar o encontro, esta é uma solução inteligente que viabilizaria, por exemplo, a operação de empresas de grande porte como a Azul Linhas Aéreas, que pretende inaugurar dois voos diários ao município já a partir de março deste ano. “Graças à sensibilidade das partes envolvidas, este convênio poderá romper todas as barreiras que ainda impedem a reativação das linhas comerciais. Esperamos que no final do mês já possamos dar esta boa notícia à população da Fronteira-Oeste”, disse o deputado.  Segundo o líder progressista, a demanda de passageiros - principal requisito das empresas aéreas para iniciar a operação de voos em aeroportos regionais -, é uma realidade em Uruguaiana. “Temos o maior porto seco da América Latina, somos entrada obrigatória no Estado de turistas do Mercosul e temos uma localização geográfica estratégica. Portanto, gente querendo voar há de sobra. Agora, é momento de concretizarmos este sonho”, resumiu Frederico.  Além da Azul, a argentina Sol Líneas Aereas também tem interesse em viabilizar um voo entre Buenos Aires e Uruguaiana. Além de Frederico e do superintendente da Infraero, também participaram da reunião o presidente o parlamento gaúcho, deputado Pedro Westphalen (PP); o Superintendente-Geral da Assembleia Legislativa, Álvaro Fakredin; a assessora Ana Luisa do Nascimento, representando o coordenador da Subcomissão da Aviação Civil Regional, deputado Diógenes Basegio, e os assessores da bancada do PP Natália Fetter e Marcos Vinícius Gornatti dos Santos. 

Legislativo busca conhecimento sobre situação da Santa Casa – Uruguaiana.





O presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereador Ronnie Mello, esteve reunido com o diretor administrativo do Hospital Santa Casa de Caridade, Geovane Cravo, para garantir apoio da Casa Legislativa às reivindicações da instituição para melhorias em infra-estrutura e atendimento, além de buscar conhecimento sobre os projetos e investimentos do hospital. Na ocasião, foi destacado o consentimento das cidades da região para efetivação do serviço de alta complexidade em cardiologia no município. De acordo com o administrador, nas próximas semanas haverá reunião com autoridades da fronteira-oeste para que seja anunciado o período necessário para alocação de verbas e reinicio das atividades, estimado para fevereiro. A suspensão de cirurgias eletivas foi questionada pelo vereador e esclareceu-se que a Santa Casa tem buscado recursos junto ao Estado diante da negativa do município em renovar os contratos com profissionais para realização destes procedimentos básicos de saúde. Segundo Cravo, a responsabilidade é da Prefeitura, entretanto há nove projetos cadastrados para desonerar o município, entre estes, apenas traumatologia/ortopedia foi definido como prioridade pela Coordenadoria Regional de Saúde. No mês de janeiro não foi renovado o Termo de Convênio entre Santa Casa e Município, assim, somente os procedimentos nos quais a instituição possui referência são de obrigatoriedade do Hospital. Aqueles que precisarem de procedimentos básicos devem buscar o Tratamento Fora Domicílio e Ministério Público. O vereador Ronnie Mello afirmou que medidas serão tomadas pela Casa Legislativa, uma vez que, o município tem a obrigação de atender estas demandas básicas em saúde.

Empresa da Transporte presta esclarecimento – Uruguaiana.




Os vereadores receberam na quinta-feira, dia 09/01, o diretor operacional da rodoviária de Uruguaiana, Augustinho Vidal dos Santos, e o diretor local da empresa Planalto Transportes, Edson Camargo. No gabinete do presidente, vereador Ronnie Mello (PP), junto com os demais integrantes da Mesa Diretora, vereadores Irani Fernandes (PP), Jussara Osório(PSDB) e Egídio Carvalho (PSDB) foram questionadas as condições do transporte coletivo interurbano e a relação entre as empresas e a Prefeitura. Na oportunidade, foi tratado sobre o débito da Prefeitura com a Planalto. A inadimplência refere-se ao repasse de verbas para custeio de passagem de pacientes a outros municípios. Foi anunciada a necessidade de urgência na conciliação das partes em benefício dos uruguaianenses, com risco de suspensão dos serviços. Diante das considerações dos parlamentares, o diretor local da Planalto comprometeu-se em responder aos vereadores sobre a resolução dos problemas com a Administração Municipal até a próxima quarta-feira, dia 15/01.

Poder Legislativo e OAB – Uruguaiana.




O presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereador Ronnie Mello (PP), recebeu no gabinete o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção Uruguaiana, Maurício Blanco e o coordenador do Fórum Permanente para o Desenvolvimento de Uruguaiana, Lauro Delgado. Na oportunidade foi articulada a parceria entre Poder Legislativo e Ordem na promoção do Fórum e no pleito por benefícios aos uruguaianenses. Entre os assuntos tratados esteve a situação do transporte coletivo intermunicipal, com o agendamento de audiência pública na Câmara para o debate do tema, e as questões que norteiam a regulação do recolhimento e do descarte de lixo no município. Também foi destacada a importância de qualificar a apreciação do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, Rural e Ambiental de Uruguaiana que tramita na Casa Legislativa.

Gatão de Meia Idade - sorria, você está sendo...