Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 05/29/10

29 de mai. de 2010

LIESU sambou segundo informaçõoes oficiosas

Em reunião que teria sido realizada entre a Comissão Municipal de Carnaval de Uruguaiana e dirigentes da maioria das escolas de samba da cidade houve o indicativo que a exemplo de 2010 a LIESU estará fora da organização do Carnaval/2011 de Uruguaiana.

Coluna de 01|05|2010

Uruguaiana, em 01|05|2010


Tenho lido e ouvido repetidas vezes que as indenizações a perseguidos políticos durante a ditadura militar já custaram mais de 3 bilhões de reais aos cofres públicos, e que custarão mais não sei quanto caso venham a ser abertos os arquivos da ditadura. De fato, causa certa estranheza que algumas pessoas enfrentem um regime totalitário que persegue cidadãos de maneira atroz e discricionária e, anos depois, venham pedir a conta por terem recebido o tratamento previsível. Mas há casos em que o argumento financeiro só testemunha em favor de uma absurda insensibilidade. Com critérios equivocados e uma política mal definida, mal discutida e descompromissada com propósitos mais éticos (tudo baseado numa lei de anistia cujo teor vizinha de porta com a estupidez e a injustiça), a Comissão de Anistia concedeu indenizações e pensões injustificáveis. Se o general Leônidas Pires alega, às vezes tranquilo como se navegasse em verdades embrionárias, de lógica indiscutível, noutras exaltado, ríspido e grosseiro (variando de acordo com a ousadia do interlocutor), que não houve exilados, e sim fugitivos, que poderiam ter ficado para enfrentar a Justiça – que mesmo nas ditaduras, pela desfaçatez característica, conserva este nome –, não está de todo errado. Embora use as palavras de maneira grotesca, está certo ao atribuir responsabilidades. E, as responsabilidades, convém que sejam assumidas: com dignidade, por aquele que sofre o exílio, que não participa nem reconhece a justiça fajuta, que não compactua com o patriotismo insano e com a opressão, e que enfrenta os riscos da luta pela liberdade e da honestidade com aquilo em que acredita; com austeridade e resiliência pelo Estado que promoveu o desterro, a humilhação, a tortura e o crime. A anistia não pode igualar oprimidos e opressores, nem suprimir a história e a verdade. Que se conheça e se assuma estas nuances mais obscuras da história do país, e que a verdade e a liberdade sejam a principal compensação às vítimas e à memória das vítimas. Num país que paga por ideais, não é de se estranhar que demorem tanto para fazer o óbvio.

Um elefante incomoda muita genta, chuvinha fina e fria incomoda muito mais...

Nas últimas 24 horas a chuva recolhida na mediação do Earoporto Internacional Rubem Berta foi de apenas 6 mm. A temperatura mínima de 16º.C. Uma combinação para deixar o aniversário de Uruguaiana mais cinzento e sem muita atividade externa. A mateada do domingo no Parcão está cancelada e o espatáculo de Mário Barbará Dornelles também.

Gincana da Escola Estadual João Fagundes

Alunos na manhã deste sábado comemoraram o aniversário de Uruguaiana.
- a Gincana reuniu as turmas do turno com música e festa. foto - Jairo de Souza

Homenagem aos 164 Anos de Uruguaiana - Bebeto Alves - o eterno secretário de Cultura

APEMU fala para Uruguaiana e comunidade escolar

Clique para ampliar

Gatão de Meia Idade - Sandrão nua & crua