Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 05/14/09

14 de mai. de 2009

Uruguaiana fecha empréstimo com Banco Mundial

Uruguaiana é o terceiro dos 5 municípios gaúchos que participam do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado do Rio Grande do Sul, a receber empréstimo no Banco Mundial.
Na quarta feira, o Prefeito Sanchotene Felice e o Diretor do Banco Mundial para o Brasil, Makhtar Diop, no escritório do Banco Mundial, em Brasília, assinaram o acordo. O empréstimo foi no valor de US$6,8 milhões.

O financiamento é parte do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado do Rio Grande do Sul, com um total de US$66 milhões em recursos para as cinco maiores cidades do sul do Estado. Os dois primeiros financiamentos, para as cidades de Pelotas e Bagé, foram assinados em 2008. O empréstimo para Santa Maria foi aprovado pela Diretoria do Banco em dezembro. O de Rio Grande deverá ser apresentado à Diretoria nos próximos meses.

As cinco cidades do programa são os principais centros econômicos da metade meridional do Rio Grande do Sul, área que registra níveis relativamente altos de pobreza e estagnação econômica. Vivem na região 25% da população do Estado, que respondem por apenas 19% do seu PIB.

O programa de desenvolvimento municipal busca fomentar a competitividade das cidades e da região, bem como fortalecer a capacidade municipal de gerar renda e empregos, melhorando serviços de infra-estrutura urbana importantes para o desenvolvimento econômico e social, tais como saneamento e transporte, com sustentabilidade fiscal e ambiental de longo prazo.

“As cinco cidades são os motores econômicos da região. O programa vai ajudá-las a trabalharem juntas e compartilhar métodos e experiências inovadoras, para fomentar o desenvolvimento econômico”, disse o Diretor do Banco Mundial para o Brasil, Makhtar Diop.

É show!