Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 01/31/17

31 de jan. de 2017

Acidente mata uruguaianense na BR-290!

PELOS CAMINHOS DO MERCOSUL ACIDENTE NA BR 290 PRÓXIMO A GUAÍBA, 01 VÍTIMA FATAL – Uma colisão traseira envolvendo carreta de uma transportadora de Concórdia acabou vitimando fatalmente a esposa do motorista. Segundo as primeira informações, o acidente aconteceu na tarde desta terça-feira (31), próximo a Porto Alegre, em Arroio dos Ratos. Informações preliminares apontam que o motorista e o filho do casal estariam sendo atendidos em hospital da região. O cavalo mecânico tem placas FEJ-8291 de Itupeva/SP, a carreta estava sendo conduzida por Sandro Farinella, que sofreu ferimentos leves. No caminhão ainda estava a esposa Simone Dorneles Farinella e o filho do casal Alexsandro Farinella. A família residia na Hípica I, SIMONE DORNELES FARINELLA não resistiu aos ferimentos vindo a falecer.

* Fonte Elisandra Quevedo.

Prefeitura paga mês de janeiro integral conforme acordo com SIMUR!

O prefeito Ronnie Mello, vice-prefeito, Antônio Augusto Brasil Carús assinaram no final da tarde desta terça-feira (31), o pagamento integral do funcionalismo municipal.
Após meses de salários atrasados e parcelados, a nova gestão estará pagando o valor total de R$ 4.909.598,22 para todo quadro de funcionários da prefeitura municipal.
Além do pagamento integral para todo o funcionalismo, será pago metade do 13° para os que estiverem de aniversário em janeiro que corresponde ao valor de R$ 300.830,85 .
Segundo o prefeito Ronnie Mello, os estagiários deverão receber ainda essa semana os pagamentos referente a novembro e dezembro do ano passado.
Participaram da assinatura o Secretário da Fazenda Valdir Venes, Secretario de Governo, Paulo Fossari, Secretário de Administração, Diroci Rodrigues.

Em Itu - SP a água retorna às mãos da municipalidade!

Após uma década de mazelas provocadas pela gestão da iniciativa privada, o município de Itu, no interior de São Paulo, inicia no próximo dia 02 de fevereiro uma nova página na história do saneamento básico local. Trata-se da inauguração da Companhia Ituana de Saneamento (CIS), que nasce para devolver à população o compromisso com a transparência e a qualidade dos sistemas públicos de abastecimento de água, coleta e tratamento do esgoto. 

A cerimônia será realizada na Estação de Tratamento de Água Rancho Fundo, às 14h. Conforme afirma o presidente da Assemae, Aparecido Hojaij, a remunicipalização do saneamento em Itu abre as portas para que outros prefeitos do país tenham a coragem de lutar pela gestão pública eficiente. 

“A experiência amarga de municípios como Itu é uma clara demonstração da lógica capitalista que se faz presente na privatização do saneamento. Esta não é uma mera bandeira ideológica, mas sim uma luta histórica pela promoção da saúde e pela qualidade de vida de todos os brasileiros, sejam ricos ou pobres”, afirma. A criação da autarquia municipal foi aprovada por unanimidade no último dia 05 de janeiro pela Câmara de Vereadores de Itu, a partir da iniciativa do prefeito Guilherme Gazzola. Agora, os serviços de saneamento voltam para a gestão do poder público, buscando evitar os sucessivos descumprimentos de obrigações contratuais por parte da concessionária privada Águas de Itu. 

Os primeiros passos da CIS já foram definidos. “Nosso foco está orientado para melhorar o atendimento da população e recuperar as instalações do sistema de saneamento municipal. Muitas bombas e reservatórios estão em estado crítico e precisam de manutenção urgente. Como primeira frente de trabalho, podemos destacar a necessidade de combater as perdas de água, trazer maior eficiência e também aperfeiçoar a gestão dos mananciais”, salienta o superintendente da autarquia, Vincent Roland Menu. Segundo ele, os serviços e os excedentes gerados pela operação serão integralmente reinvestidos em melhorias nos sistemas de abastecimento de água e de esgoto. 

Entenda o caso 

Sob a gestão da concessionária privada Águas de Itu desde 2007, o saneamento básico do município paulista foi marcado pela falta de transparência na prestação dos serviços de água e esgoto, incluindo o aumento de tarifas, sucateamento de equipamentos e grave racionamento de água. Para sanar esses problemas, a prefeitura decretou uma intervenção administrativa em junho de 2015, culminando com a extinção do contrato em junho do ano passado. Enquanto se criava a autarquia municipal, os serviços foram repassados para a empresa Eppo Saneamento Ambiental, sob o regime de permissão, em caráter precário e pelo prazo determinado de 180 dias. 

Segundo a prefeitura, entre os motivos que levaram ao rompimento com a Águas de Itu destaca-se o descumprimento das obrigações de investimento fixadas no contrato, com consequente prejuízo à necessária ampliação de capacidade do sistema de abastecimento da cidade. Além disso, auditoria realizada na empresa revelou uma série de irregularidades, como a contratação indevida de empréstimos, inadimplência e captação de água em poços particulares.

As bases do acordo histórico entre Prefeitura e Sindicato dos Municipários -- Uruguaiana!

O acordo firmado na justiça entre PMU e SIMUR prevê a redução dos atuais 25% das receitas próprias do município destinados ao pagamento de RPV’s (Requisição de Pequeno Valor) para 20% - que serão futuros depósitos espontâneos, para que sejam quitadas as Requisições durante o ano de 2017.
*O limite das RPVs hoje é de 30 salários mínimos. 
Segundo Luiz Alberto Borges do Canto, presidente do SIMUR, houve o compromisso do prefeito Ronnie Mello de manter em dia o pagamento dos salários do funcionalismo, Que não seja enviado para Câmara projeto prevendo eventual redução de RPVs e, que não haja a transposição de regime que faria com que os funcionários deixassem de ser celetistas passando a ser estatutários. Na 5ª feira (02/02) os salários do mês de janeiro serão integralmente quitados a todo o funcionalismo municipal. Em 2018 retorna o índice de 25% destinados às RPVs e, em 2019, nova reunião para manter ou ampliar o percentual. 


Acordo entre PMU e SIMUR - Uruguaiana

Na tarde desta terça-feira (31), o prefeito Ronnie Mello e equipe, e o Sindicato dos Municipários de Uruguaiana firmaram acordo que o executivo considerou histórico na Justiça do Trabalho. O acordo tem como objetivo evitar o bloqueio e sequestros de recursos dos cofres da prefeitura. Ronnie salienta que está sendo transparente e honesto como sempre foi nas frentes de trabalho. Acredita que com o diálogo e com empenho do funcionalismo será construída uma nova Uruguaiana. Estiveram presentes também o Secretário de Governo, Paulo Fossari, Secretário da Fazenda, Valdir Venes da Rosa, e o Procurador Geral Município, Eduardo Martins.

Arrozeiros gaúchos em Santa Catarina expondo quadro da safra 2016/17 - Nacional!

Mais de 50 pessoas entre dirigentes de cooperativas e entidades do setor primário e produtores de arroz de Santa Catarina compareceram na manhã desta terça-feira, 31 de janeiro, ao auditório da Cooperativa Agropecuária de Tubarão (Copagro), em Tubarão (SC), para acompanhar a reunião da Câmara Setorial do Arroz do Estado. Na ocasião, representantes da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) apresentaram dados sobre a safra brasileira do grão e a conjuntura de mercado antes da colheita.

O presidente da Federarroz, Henrique Dornelles, apresentou os dados do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), que apontam para uma colheita de 8,4 milhões de toneladas, um milhão acima do período passado, que foi castigado com perdas de 16% nas lavouras por causa das fortes chuvas e enxurradas. No entanto, o país conta com 600 mil toneladas a menos no estoque de passagem em relação à 2016, o que vai manter o equilíbrio. "Deveremos ter um ano mais tranquilo em termos de comercialização e esta é uma boa notícia para os catarinenses, que tem forte representação da agricultura familiar", destaca.

Dornelles observa ainda a extensão do trabalho do Irga em território catarinense, sendo que a estimativa é de que 80% da área plantada pelos arrozeiros de Santa Catarina seja com a cultivar 424, desenvolvida pelo instituto gaúcho. "Isto mostra a importância e revolução que o Irga também proporciona aos produtores do Estado vizinho a partir desta cultivar", observa.


Tudo termina bem quando acaba bem - Uruguaiana!

Sem guarnição para atendimento de ocorrências, os sargentos João Batista de Castro e Antônio, deslocaram-se no seu horário de folga para atender a uma chamada de tentativa de suicídio na Ponte Internacional. Um senhor de 60 anos estava prestes a saltar, com uma corda no pescoço. O idoso estava desesperado com problemas de saúde e financeiro. O homem foi convencido a desistir do ato. Participaram da ocorrência equipes da PRF, SAMU, SETRAM, policiais argentinos. Bombeiros de Uruguaiana em ação.
* Realmente é um tempo de muita pressão e depressão! 


Prefeitura de Uruguaiana e Odebrecht, por ora, acertam os ponteiros da fiscalização!


O prefeito Ronnie Mello, acompanhado do secretário de Governo, Paulo Fossari; secretário de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Irani Fernandes; presidente e servidor da Comissão Fiscalizadora das Obras da Odebrecht Ambiental, Ricardo San Pedro; engenheiro Osmar Saldanha, demais membros da Comissão, e direção da empresa realizaram reunião no Salão Nobre da Prefeitura Municipal.
De acordo com o Diretor da Odebrecht Ambiental, Eduardo Frediani, em seis anos nunca houve interesse do município de realizar reunião em conjunto com a comissão fiscalizadora das obras da concessionária na cidade.
“A partir de agora essas reuniões serão constantes, e o poder executivo, através da Comissão Fiscalizadora das Obras vai fiscalizar eventuais descumprimentos”, destacou o prefeito Ronnie Mello. O prefeito repassou para a diretoria da concessionária que presta o serviço de água e esgoto no município, os principais problemas enviados pela comunidade. “Diariamente recebemos reclamações via rede social e até mesmo através das secretarias sobre obras inacabadas realizadas pela concessionária de água e esgoto”, relatou o prefeito. A direção da empresa explanou sobre as dificuldades para a efetiva conclusão de obras, com relação a finalização da camada asfáltica. “A partir deste marco estaremos atuando em conjunto com a empresa na identificação constantes das principais vias por onde as obras são executadas para que no máximo 10 dias após a conclusão dos trabalhos nas redes já seja implementada a recuperação asfáltica”, disse o prefeito. O trabalho também terá a participação da Secretária de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana que terá legitimidade perante a empresa no sentido de solicitar as intervenções de recuperação da trafegabilidade das ruas tidas como artérias.
Ao final da reunião ficou acertado que na quarta-feira (1), será feita uma fiscalização conjunta com a comissão e os engenheiros da empresa, para um levantamento do passivo. Serão verificadas ainda as obras pendentes de conclusão do asfalto, para que a concessionária faça uma força tarefa e nos próximos dias melhore o tráfego nas vias.





Balada Segura em Uruguaiana fiscaliza 69 veículos!

Nova Operação Balada Segura em ação conjunta entre a Secretaria de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, agentes da Guarda Municipal (ROMU) e Brigada Militar foi realizada em Uruguaiana.
A atividade vem se tornando frequente com a nova gestão a fim de fiscalizar e punir motoristas que estejam infringindo as leis de trânsito e colocando a vida de outras pessoas em risco.

*Na manhã desta terça-freira, agentes de trânsito recuperaram moto furtada. Em mais uma ação da SETRAN, os Agentes de Trânsito de Uruguaiana flagraram em circulação uma moto registrada como roubada. As medidas legais foram tomadas e a moto apresentada a Polícia Civil.
Outros veículos foram removidos em situação irregular!

Números da operação

Abordagens: 69
Veículos autuados: 07
Veículos recolhidos ao depósito municipal: 04
Total de autuados por recusa de realização do teste do etilômetro:01

Contribuinte ganha mais prazo para pagar IPTU em cota única - Uruguaiana

ATENÇÃO
Prorrogado o prazo para o pagamento do IPTU em cota única, com desconto de 20%, até o próximo dia 02 de fevereiro de 2017. O pagamento pode ser efetuado em todas as agências bancárias e lotéricas.
A expectativa da PMU é de arrecadar R$ 8,3 milhões com o imposto. 
Os boletos podem ser impressos via Internet ou na Secretaria da Fazenda. (Antigo Fórum - na rua Santana). 


Projeto prevê apadrinhamento de praças públicas - Uruguaiana

Para fortalecer a parceria público privada, o vereador Carlos Delgado protocolou o Projeto de Lei "Adote uma Praça" que torna mais atrativa a adoção por parte da iniciativa privada para a manutenção, urbanização e conservação de praças, parques, áreas de ginástica, esportes e lazer da cidade.
O programa reduz custos para o município e visa assegurar o bom estado das áreas de lazer e ainda oportuniza aos empresários a contribuírem com o poder público e explorarem suas marcas nos locais adotados.
O projeto inicial é de autoria do então vereador Frederico Antunes, no ano de 1994, na época vereador de Uruguaiana. 
Agradeço o apoio dos vereadores Mano Gás, Elton da Rocha e Suzana Cardoso.