Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 05/30/10

30 de mai. de 2010

Abaixo o dia das mães

Abaixo o dia das mães

Rônei Araújo da Rocha

médico psiquiatra

Aproveitando a ocasião, também lanço o “Abaixo o dia dos pais”. Absolutamente nada contra as mães, quase tudo contra o seu dia. O problema começou quando o instinto materno morreu. Sim, ele desapareceu, e já faz muito tempo. É fácil comprovar isso, pois não sabemos mais nem o que fazer na hora de parir. Caso uma mãe fosse deixada à sua própria sorte na hora do parto, sem nenhuma orientação, teria grande chance de perder seu bebê, e até mesmo de morrer. No entanto, basta um teste de laboratório positivo para que se exija de qualquer mulher algo que, pressupõe-se, para ela deveria ser natural: a maternidade. O problema prossegue com o fato de que o amor materno como algo inato não passa de um mito. Amor é amor, surge naturalmente, quando permitido, e não quando queremos ou como uma imposição social. A coisa mais natural é que uma mulher não ame os seus filhos quando eles nascem - como também é natural que tenha um amor à primeira vista acachapante. Para muitos de nós isto soa como uma aberração, mas experimente trocar a palavra mulher pela palavra homem, e verá como a frase agride muitíssimo menos. A estas duas exigências absurdas acrescente as variações hormonais, e já dá para começar a entender porque duas mulheres em cada dez irão ter depressão pós-parto. Prosseguindo com a questão do dia das mães, sua mãe é carinhosa, abnegada e, principalmente, lhe respeita? Sorte a sua, e feliz dia das mães. Você já é adulto? Então vire-se, e feliz dia das mães. As maiores vítimas são as crianças, sempre as crianças. Imaginem como fica a cabeça de uma delas, recebendo um bombardeio de mensagens nas propagandas, ou ensaiando uma música na escola, dizendo que mãe é um ser essencialmente amoroso que sacrifica seus próprios desejos em nome dos filhos, enquanto a dela é uma alcoólatra que lhe agride e abandona sistematicamente. Pergunte a qualquer criança de um abrigo por que ela está lá, e todas irão lhe responder que não foram boas com os seus pais. Dá pra imaginar? O que falta mesmo, só pra variar, é respeito. Por respeito uma mãe deveria receber todo o tipo de apoio, de madrinhas a avós que metam a mão na massa, dando banho, trocando fraldas, levando a consultas, sem cobranças do tipo: “teu leite está fraco”; “tu não estás te esforçando”, etc. Por respeito, as crianças poderiam homenagear as suas mães espontaneamente, como fazem todos os dias, exigindo sua atenção, comendo, dormindo, chorando e, principalmente, crescendo.

Os destaques da orizicultura - Rotary Sudeste

A 32ª. Festa do Arroz de Uruguaiana, promovida pelo Rotary Club Sudeste, premiou os destaques do setor orizícola do município [o maior produtor do cereal no RS]. Na categoria produtor foram destacados Vanderlei Bortoloto e Edson Comis; o troféu da área técnica ficou com a engenheira agrônoma Cíntia Trojan (IRGA); gerente de lavoura – Salvador Ramborguer, fornecedor Agroser; indústria - Sano e destaque especial ao Grupo Uruguaiana Viva que se dedica à manutenção da Santa Casa de Caridade. Entre o conjunto de atrações esteve o encontro de nove ex-rainhas da Festa que retornaram a Uruguaiana de diversos estados e regiões do estado.

O Canto Coral

O 16º. Festival Uruguaianense de Integração de Corais (FUIC) realizado na noite do último sábado no altar da Catedral de Sant’Ana, com representações do Uruguai, Argentina e de seis municípios do RS, incluindo o Coral Zemer da Sociedade Israelita de Porto Alegre repetiu o sucesso de anos anteriores. No repertório o encontro do clássico e popular nas diversas formações e ritmos oferecidos ao público. Ao todo 10 grupos, além do Coral de Uruguaiana, promotor do evento, estiveram nesta edição que também fez parte das comemorações dos 164 anos do município. O final reuniu os cantores dos três países e ao som dos teclados da professora Ieda Zaccaro, interpretaram, em uníssono, “Va Pensiero” – o Coro dos Escravos Hebreus de Verdi e o Hino de Uruguaiana.

Gatão de Meia Idade - Sandrão nua & crua