Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 06/01/09

1 de jun. de 2009

Domingo, dia 07/06 será reinaugurado o Parcão


As obras de revitalização do Parque D. Pedro II serão entregues à população no domingo, dia 07 de junho, às 15h30min. Na solenidade haverá show de artistas locais: Francisco Alves, Tukano Netto, Hugo Garcia, Cândido Alves (Kiko), Sérgio Matias de Abreu (Palhaço), César Santos, Negrinho, Enio Rodrigues, Jaime Ribeiro, Sérgio Gomes (Xucro), Miguel Machado, Felipe Delgado, Hermeto Silva, Afonso Falcão, Jander Fagundes, João Walter Lopes, Pirisca Grecco, Rafaela e Natalie, Grupo Parceria, e as escolas de samba Imperadores do Sol, Cova da Onça, Os Rouxinóis, Acadêmicos de São Miguel, Deu Chucha na Zebra, Bambas da Alegria e Ilha do Marduque. O evento é gratuito.

Coluna Atos&Fatos, por Soares Tubino, cronista e poeta - Membro da AUL.

A cultura da música

A arte musical, entre todas as maneiras do ser humano expressar a sua sensibilidade, sua criatividade, é uma das mais importantes e destacadas em todos os tempos, desde que existe vida sobre a terra, tendo no passado, falando no classicismo, os mais eruditos mestres, compositores, cantores, músicos e intérpretes desta “linguagem da alma”, como queria Platão.
Desde criança, quando despertei pela vida, senti grande emoção por essa ramificação das grandes artes.
Na escola primária, ao lado de nossa primeira professora, D. Iolanda Brandi Sastre, esposa do insigne médico Dr. Solon Fernandes Sastre, ambos hoje recentemente, infelizmente, falecidos; eu me colocava em posição de sentido, junto aos colegas que, como eu, começavam a conhecer os solfejos, cantando ao impulso de nossa instrutora, o dó, ré, mi, ao som do piano da Escola.
Em seguida, já estava dominando os primeiros conhecimentos, musicais, nas aulas de música que ocorriam três vezes por semana, no currículo do Romaguera Correa, escola que ficou gravada em meu coração, juntamente com toda equipe de professores, e os colegas de aula, entre eles o Jayme del Cueto, hoje colunista do Tribuna.
Daí para cá, muito antes de cultivar o desenho, matéria escolar que me despertou para literatura, ainda incipiente e primária, nesta época, a música fez parte de minha vida, cantando hinos patrióticos, de exaltação ao nosso país, aos regimes políticos que conheci neste tempo, citando alguns: Hino da Independência, da República, Bandeira, Hino Nacional (minha paixão), Rio-grandense, do Estudante, etc. (O hino de Uruguaiana, nem ainda se sonhava com ele, foi criação recente) e surgiu na administração municipal do saudoso Coronel Gilberto Oscar de Miranda Schmidt, na década de 70.
Outra faceta de meu amor pela música, devo muito aos aprendizados das aulas de cultura musical, recebidas no extinto Clube de Cultural Musical, que funcionava na residência do ilustre médico uruguaianense, musicólogo, humorista, Dr. Pedro José Vicente Marini, patrono de nosso Centro Cultural, onde ele, com seu grande conhecimento desta arte universal, possuindo bons aparelhos de som, que ligava após falar sobre a vida e obra dos clássicos, explicando com riqueza de detalhes as peças musicais que ouvíamos durante cada noite.
Em matéria de música religiosa, fui corista durante uma época de minha vida, no Coral Vozes de Sião, da Igreja Adventista do 7º. Dia.
Cantei também, como amador doméstico, acompanhado ao violão, quando meu irmão Nelce Soares Tubino, ensaiava, em casa seu instrumento, para as festas locais ao lado de um “conjunto regional”, de nossa cidade, onde ele era um dos componentes.
Hoje, acometido de uma disfunção dos ouvidos, sem querer saber como Beethoven fazia, quando ficou surdo, contento-me em recordar, ouvindo através das imagens do pensamento as grandes músicas populares e clássicas que conheci.
Pensando nisso, embora contristado, recordo um verso do poeta simbolista carioca Moacyr de Almeida que dizia, no início de uma de suas mais expressivas poesias, sobre esta arte: “A música é um país de belezas estranhas...”

- Soares Tubino - Uruguaiana, maio de 2009.

Coluna BALAIO, dia 29/05, por Rubens Montardo Junior.

Deputado
É voz corrente que o radialista Franco Malfussi, da Rádio São Miguel AM880, estaria sendo assediado para concorrer a deputado, em 2010, pelo PMDB.

Infantil
A Organização Mundial de Saúde informou a mortalidade infantil para cada mil nascidos. No Brasil, em 1990 era de 58, em 2007, caiu para 22 casos. Na África é de 145, no Mediterrâneo Oriental é 82, Sudeste Asiático – 65, Pacífico Oriental – 22, Américas do Norte e do Sul – 19, e na Europa – 15.

Vida
Ainda, a Organização Mundial de Saúde divulgou que a expectativa de vida, no Brasil, aumentou de 66 anos (em 1990), para 73 anos (em 2007). Na América do Norte e do Sul é de 76 anos, na Europa e pacífico Ocidental – 74, Sudeste Asiático – 65, Mediterrâneo Oriental – 64, e na África – 52 anos.

Alô!
Informa a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que o Brasil tem 154,6 milhões de celulares em operação.

Campeão
O atleta João Juliano Gorges, participou da 1ª. Copa Sul Brasileira de Taekwondo, na cidade de Rio Grande, conquistando o primeiro lugar na categoria kiorugui (luta). Destaca João Gorges, que o evento teve a participação de 52 equipes do RS. O atleta uruguaianense sagrou-se campeão.

Língua
A língua portuguesa é a sexta mais falada do mundo, por 230 milhões de pessoas, em oito países: Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Timor Leste e São Tomé e Príncipe. São mais faladas que o português: o mandarim, híndi, espanhol, inglês e bengali.

Sempre no Poder
Uma ala do PMDB sonha com a candidatura do ministro Nelson Jobim ao Palácio do Planalto. Outra, já se definiu pelo apoio ao candidato petista, Dilma ou Lula. E, outro grupo, pensa quer apoiar o candidato tucano, seja José Serra ou Aécio Neves. Assim, devem continuar no poder e recebendo suas benesses.

Handebol
A Prefeitura Municipal de Uruguaiana, por meio da Diretoria de Esportes realiza, no Centro Esportivo Zona Leste, no bairro Santo Inácio, o 2°. Torneio Estudantil de Handebol. Informações pelo telefone 3413-1188.

Capital
O prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PMDB) assinou contrato de empréstimo no valor de R$ 586,7 milhões com o Banco Interamericano de Desenvolvimento para execução do Projeto Integrado Socioambiental. Com ele, será ampliada a capacidade de tratamento de esgoto dos atuais 27% para 77%.

Eletivas
Informa o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde e Meio Ambiente, Luiz Augusto Schneider, a produtividade no mês de abril de 2009, nas cirurgias eletivas, envolvendo 22 profissionais, realizando 189 cirurgias, 177 cirurgias eletivas, com valor total repassado de R$ 33.600,00.

Presidente
O corretor de imóveis, José Carlos Pratto (Chabry), é o presidente dos festejos alusivos aos 70 anos do Sá Viana, o Tricolor dos Álamos. No dia 20 de fevereiro de 2010, no Clube Comercial, o apogeu das comemorações, com jantar para 400 pessoas, onde serão homenageados ex-atletas, treinadores, técnicos e presidentes.

Data
A Sociedade Ítalo-Brasileira Giuseppe Garibaldi completa 130 anos de fundação em 1º. de junho.

Curiosidades
Quatro coisas que ninguém nunca viu: chapéu de madeira, gambá perfumado, jacaré desdentado e ovelha azul.

Quem lembra ou conhece...
- Da fruteira do Seu Noé Muller;
- Do professor Horácio Bica;
- Da oficina de bicicletas do Abrilício;
- Da escola do professor Rosalino Pimpão.

Em alta: o Festival Uruguaianense de Corais.
Em baixa: a CPI da Petrobras.

Uruguaiana, Atalaia da Pátria (Editorial dia 29/05).

Pelo decreto n°. 21, de 24 de fevereiro de 1843, o General Bento Gonçalves da Silva, então Presidente da República do Rio Grande de Piratini, autorizou a criação de uma "capela curada" denominada "Capela do Uruguai" no "Capão do Tigre" cujo território, fazia parte de segundo distrito de Alegrete. O novo povoado chamava-se, no início, Santana do Uruguai, e a posterior demarcação das divisas da cidade e o traçado das ruas devem-se ao Duque de Caxias e a Domingos José de Almeida. A lei provincial n°. 58, de 29 de maio de 1846, elevou à categoria de vila a povoação de Santana do Uruguai, a qual passou a chamar-se Uruguaiana, cabendo ao presidente da província marcar provisoriamente os limites do município. Uruguaiana, primeira e única filha da Revolução Farroupilha, se tornou um posto avançado aos militares brasileiros, rota de turismo e de cargas, ostentando hoje o título de maior porto seco da América Latina e terceiro maior do mundo. Entretanto, não foi tão fácil estabelecer as fronteiras do Brasil, tampouco manter-se a cidade sobre eterna paz. Durante a Guerra do Paraguai, tropas paraguaias comandadas por Francisco Solano López sitiaram e tomaram Uruguaiana, uma das razões para a cidade ser palco da maior batalha campal que a América tem em seus registros. A cidade orgulha-se de ser a pioneira no refino de petróleo no Brasil, pois, em 1932, foi construída a Refinaria Riograndense de Petróleo, idealizada e formada por comerciantes locais, impulsionou Uruguaiana a notoriedade internacional, devido a importância econômica, militar e social que esta refinaria representava na época.
Esta refinaria tornou-se o berço do Grupo Ipiranga, que se espalhou por quase todas as cidades brasileiras, especialmente das regiões Sul e Sudeste. Ao contrário da maioria das outras cidades, que iniciaram como uma aldeia ou sede de um clã, depois cresceram lentamente e de maneira disforme, Uruguaiana teve sua área urbana projetada e sua localização estrategicamente escolhida, isto no século XIX, sendo que as fronteiras precisavam de vigilância constante e demonstrassem uma imponência cultural perante aos países vizinhos. As quadras das zonas centrais possuem 110 metros de lado, e todas as outras medidas são padronizadas, sob uma planície, a beira do rio Uruguai. Também, graças a esse planejamento, calçadas e ruas uruguaianenses são amplas e espaçosas, tornando-se um diferencial em comparação às outras cidades brasileiras. Uruguaiana foi a primeira cidade do Brasil com essa característica de planejamento.
Em 21 de maio de 1947, foi inaugurada pelos presidentes Eurico Gaspar Dutra, do Brasil, e Juan Domingo Perón, da Argentina, a Ponte Internacional Rodoferroviária Getúlio Vargas/Agustín P. Justo, sobre o rio Uruguai, ligando Uruguaiana à cidade argentina de Paso de los Libres. Na época de sua construção, foi a maior obra de engenharia da América Latina. Hoje a ponte é a porta de entrada e saída para a comercialização de produtos, tornando Uruguaiana o maior porto seco da América Latina e o terceiro maior do mundo. O município é um dos maiores do estado, com uma área de 5.713 km² (pouco menor que a ilha de Chipre). A zona urbana do município ocupa uma área total de 45,3 km² e está dividida em 36 bairros, com 270 Km de ruas. Uruguaiana é a maior cidade da região oeste do estado. Na economia uruguaianense destacam-se a cultura de arroz (por ser o maior produtor da América Latina), gado bovino, ovinos de corte e lã, gado bubalino de corte (município líder no estado); e o comércio exterior. Nestes 163 anos de Emancipação Política, a equipe do Tribuna cumprimenta Uruguaiana e todos que amam e lutam por uma cidade melhor.

Inaugurada Escola Dr. Crespo de Oliveira

Dia 27/05, às 10h, foi inaugurada a Escola Municipal Dr. Crespo de Oliveira, no pólo rural do Itapitocaí, na BR 472, entre Uruguaiana-Barra do Quaraí, que tem na direção a professora Bianca Goulart Morel. A construção do prédio, onde trabalham 16 funcionários, entre professores e servidores, custou R$ 887 mil; a desapropriação da área R$ 32 mil; que somados ao mobiliário e outros equipamentos, totalizam investimento de R$ 1,08 milhão, numa área construída de 1.551 metros quadrados. Na Escola estudam 300 alunos, turno da manhã, em 9 salas de aulas, refeitórios, biblioteca, sala de informativa, laboratório de ciências, banheiros e quadras de esporte. Também, foram colocados extintores de incêndio em toda área. Informa o secretário Kaufmann que, havendo necessidade, será implantado o turno da tarde. O Governo Municipal investirá R$ 3 milhões na construção e implantação de 3 pólos rurais. O primeiro funciona na Escola Municipal D. Fernando Mendes Tarragó (antigo Bolicho de Tábua), na BR 290, eixo Uruguaiana-Porto Alegre; o segundo, foi inaugurado dia 27/05; e o terceiro, cujo processo de licitação está em andamento, será construído na BR 472 – Imbaá, no eixo Uruguaiana-Itaqui. Destaca-se que com os pólos será garantido o ensino público e gratuito a todos os alunos no próprio meio rural em que residem. Dentre as vantagens dos pólos escolares, o secretário de Educação, Delmar Kaufmann, enfatiza que cada pólo escolar rural contará com instalações modernas, tendo laboratórios de informática e de ciências, biblioteca, secretaria, cozinha, refeitório e demais dependências; Todos os alunos serão atendidos por professores específicos para cada série ou disciplina do Ensino Fundamental, terminando com o atendimento em salas multisseriadas (um professor para várias séries na mesma sala de aula); O aluno estuda no próprio meio rural em que vive, em Escola com currículo adequando a realidade no meio rural. Além das aulas já existentes haverá aulas de Técnicas Agrícolas a partir de 2009; Reduz a distância a ser percorrida pelo aluno no transporte escolar; Haverá um maior controle sobre a freqüência e participação dos alunos na Escola; Facilita a organização e a participação dos pais no Círculo de Pais e Mestres, Conselho Escolar e Promoções na Escola; Os Pólos irão contribuir para a fixação das famílias no meio rural; e Reduz o custo do transporte escolar para o Município.