Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 12/30/22

30 de dez. de 2022

Quase lá, réveillon, corre que o carnaval vem aí no Rio de Janeiro!



Quase lá, réveillon, corre que o carnaval vem aí!

Texto e fotos de Valéria del Cueto

Depois da Copa do Mundo de Futebol vem o quê? Natal, réveillon e... é quase carnaval!

Que ano estranho. O fôlego do sambista teve que ser amplificado e fortalecido com a redução do tempo de preparação dos trabalhos que, normalmente, acontecem num ciclo anual. O último desfile foi quase ontem, em abril de 2022, lembra? Ali, um pouco antes do épico e prolongado período eleitoral.

O calendário carnavalesco todo foi encurtado. Da criação, desenvolvimento à gigantesca e meticulosa produção do evento. O carro chefe do turismo carioca acontecerá em 2023, novamente, na sua data correta, dias 17 e 18 de fevereiro. Natal, réveillon, janeiro... O tempo é curto.

Em dezembro, Mini Desfiles e pré réveillons

No meio das emoções da Copa do Mundo de Futebol e antes do réveillon que abre o verão no Rio de Janeiro, a cidade já teve um gostinho da folia durante o 2 Mini Desfile do Grupo Especial na Cidade do Samba, promoção Rio Carnaval, braço de marketing da Liesa. 

O evento abriu o último mês do ano emendado no final de semana de comemoração do Dia Nacional do Samba, 2 de dezembro. O espaço lotou nos dois dias, sábado e domingo, em que as escolas de samba se apresentaram na pista do espaço da Zona Portuária, onde são produzidos carros e fantasias do carnaval do grupo de elite do Rio de Janeiro. 

Os principais segmentos das agremiações do Especial desfilaram na mesma ordem em que passarão na Marquês da Sapucaí em fevereiro, no carnaval 2023.  O formato também foi utilizado, na semana seguinte, no lançamento do CD do Grupo de Acesso, a Série Ouro.

A folia já vinha embalada nos ensaios de rua e nas quadras. Será nelas que fecharão o final de dezembro. Dia 30, várias escolas de samba fazem festas. Na Mangueira o já tradicional pré réveillon é a “Noite do Branco”, com a participação do Cordão do Bola Preta. A Portela festeja com o Cacique de Ramos. O Salgueiro faz a “Roda do Sal”, com Arlindinho e Pretinho da Serrinha, entre outros bambas. É só escolher!

O carnaval da virada

O pensamento no bem-estar das gerações futuras é a mensagem carioca no retorno do maior réveillon do mundo, o da praia de Copacabana. Baseado na tecnologia e na sustentabilidade a festa terá, novamente, carbono neutro. Repete os cuidados do ano anterior em que o evento ganhou o selo Sustentabilidade Tesouro Verde, um atestado de ética ambiental.

Também na virada, a programação da Prefeitura do Rio de Janeiro traz o samba e o carnaval para os palcos espalhados pela cidade.  Em Copacabana serão dois.

No principal, na altura do Copacabana Palace, a festa é com Zeca Pagodinho (enredo da Grande Rio em 2023), Iza, Alexandre Pires e a bateria da campeã do carnaval.

A escola de Duque de Caxias, homenageando Exú, orixá que abre os caminhos, chegou ao primeiro título de sua história em 2022. Boas vibrações pra virada. Caminhos abertos, repletos de esperanças para o novo ano que, dizem os guias, será regido por ele, o orixá da comunicação, e Oxum, a dos rios.

O segundo palco, o Carioca, na Santa Clara, tem Mart´nália, Preta Gil, Gilsons, Bala Desejo e os ritmistas da Beija-Flor.

Momento emblemático da noite, os fogos da passagem do ano, “piromusicados” (palavra nova), terão 12 minutos e, como em todos as edições, a tecnologia acrescenta novidades ao espetáculo dirigido há 14 anos por Abel Gomes. Controlados por GPS, os fogos serão lançados por 10 balsas em frente a Princesinha do Mar.

A novidade é que a íntegra da festa do palco Copacabana será transmitida em tempo real pelo canal do Youtube da Riotur, http://youtube.com/@Rioturoficial

Acabou? Não, está só começando...

O verão carioca se consolida com muita praia e os finais de semana cheios de programas para os foliões por toda a cidade. Pelas ruas, quadras, blocos e festas. Sem esquecer os aguardados ensaios técnicos das escolas de samba do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí, passagens obrigatórias para os amantes da folia, entre 15 de janeiro e 12 de fevereiro.

Depois? É carnaval...    

*Valéria del Cueto é jornalista e fotógrafa. Texto da série “É Carnaval” do SEM FIM... @delcueto.studio na Colab55