Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 08/13/13

13 de ago. de 2013

Reitora apóia Curso de Medicina em Uruguaiana.




Nesta terça-feira, dia 13/08, na cidade de Bagé, durante reunião com a reitora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), professora Ulrika Arns, o prefeito Luiz Augusto Schneider apresentou as moções de apoio dos municípios da Fronteira Oeste,  de parlamentares, deputados estaduais e federais, além do próprio Governo do Estado pelo pleito do Poder Executivo em prol da implantação do Curso de Medicina na Unipampa - Campus/Uruguaiana. "É muito claro para nós que o Curso de Medicina seja em Uruguaiana, já que é o Campus que detém os cursos na área da saúde", afirmou a reitora da Universidade Federal do Pampa, Ulrika Arns, em reunião, com o prefeito Luiz Augusto Schneider. Participou da reunião o secretário municipal de Esportes e Lazer, Vicente Majó da Maia.

Seminário Internacional recebe Ministra Maria do Rosário – Uruguaiana.




Nesta terça-feira, dia 13/08, às 9h, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, a vice-prefeita Neraí Santos Kaufmann, representando o prefeito Luiz Augusto Schneider, participou da solenidade de abertura do Seminário Internacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, que contou com  a presença da ministra e deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) e do secretário estadual de Segurança Pública, Airton Michels.  O Seminário, que continua na quarta-feira, dia 14/08, é uma iniciativa do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, do Programa RS na PAZ, em parceria com a Prefeitura Municipal de Uruguaiana, com a participação de autoridades argentinas, brasileiras e uruguaias, nas áreas de segurança pública, assistência social e pesquisa.
Após, às 10h, em frente ao Teatro Municipal Rosalina Lisboa, a ministra Maria do Rosário, titular da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República; acompanhada da vice-prefeita Neraí Santos Kaufmann, e da  secretária municipal de Ação Social e Habitação, Andréa Oliari, entregou a coordenadora do Conselho Tutelar de Uruguaiana, conselheira Flávia Irala Kuhn,  um conjunto de equipamentos, composto de um veículo novo – Palio Weekend, cinco computadores, uma impressora multi-funcional, um refrigerador e um bebedouro que serão utilizados no desenvolvimento do trabalho do conselho.

Semana da Pátria 2013 – Uruguaiana.



O secretário municipal de Educação, professor Delmar Kaufmann informa que a abertura da Semana da Pátria 2013 será realizada no dia 01/09, domingo, às 8h30min, com a saída do Fogo Simbólico do Instituto Estadual Elisa Ferrari Valls, sendo conduzido até a Pira da Pátria, na Praça Argentina. No domingo, dia 01/09, a partir das 10h30min, teremos o Desfile do Interior que este ano será realizado em João Arregui, com a participação de estudantes da área rural. No dia 04 de setembro, quarta-feira, a partir das 14h30min, na avenida Presidente Vargas teremos o Desfile da Educação Infantil, com alunos que integram a rede pública e particular de ensino. No sábado, dia 07/09, a partir das 12h, acontecerá o tradicional Desfile Militar, da Juventude e das entidades. Destaca-se que em 2013, o Homenageado Nacional na Semana da Pátria é o militar brasileiro Plácido de Castro, que liderou o movimento pela incorporação do território ao Acre ao Brasil. E marca os 140 anos de nascimento deste líder político. A Homenagem Estadual marca o centenário de fundação do Movimento Escoteiro no Rio Grande do Sul. As homenagens municipais evidenciam os 70 anos de fundação da Escola Municipal Alceu Wamosy e os 60 das escolas estaduais Dom Hermeto e Elisa Ferrari Valls.   

Fiscalização da pesca no rio Uruguai – Uruguaiana.



Na segunda-feira, dia 12/08, na sede da Procuradoria da República em Uruguaiana, o prefeito Luiz Augusto Schneider participou de reunião com os procuradores Marcelo Augusto Mezacasa e Bruna Pfaffenzeller; os promotores  de Justiça, Diego Corrêa de Barros e Vitassir Edgar Ferrareze; os secretários municipais de Governo, Fernando Alves; de Meio Ambiente, Francisco Robalo Fernandes; de Agricultura, Wilson Dornelles; e os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Francisco Renato Galvani e Luiz Bortoluzzi. Em pauta, as providências ou medidas já adotadas ou em fase de adoção pela Prefeitura Municipal de Uruguaiana no sentido de cumprir as obrigações constantes em sentença condenatória proferida nos autos da Ação Civil Pública nº. 2007.7103.000201-0 (E-Proc. Nº. 5001625-12.2013.404.7103   
No encontro, o prefeito Luiz Augusto Schneider manifestou a total disposição em cumprir o estabelecido, destacando que haverá despesas para o erário municipal, mas espera que o Governo Federal, por meio do Ministério da Pesca, seja parceiro na consolidação destas medidas. Pelo exposto, serão instalados 4 entrepostos ao longo de 90Km no rio Uruguai entre as cidades de Barra do Quarai e Uruguaiana com o objetivo de fiscalizar a atividade pesqueira. Cada pescador deverá cadastrar 10 redes que serão devidamente identificadas; deverão ser instalados placas nos locais em que a pesca é proibida (denominada área de exclusão de pesca); e apresentar projeto para reposição de alevinos no rio Uruguai. Em setembro, nenhum pescador poderá trabalhar sem que sua rede esteja identificada. Ficou acordado que, nos próximos dias, será realizada uma reunião com a presença de representantes do IBAMA, do Ministério Público Federal e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para definir o modelo de lacre que será empregado na identificação das redes. Informações, em horário comercial, pelo telefone 3411-3030.