Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 11/08/12

8 de nov. de 2012

Gatão de Meia Idade - em tempos de mensalão

A poesia de Thiago dos Santos Nelsis - Uruguaiana.


Na sexta-feiradia 09/11, às 20h, no Centro Cultural Dr.Pedro Marini, o poeta e advogado uruguaianense Thiago dos Santos Nelsis autografará seu livro de estréia Brinde Noturno & Outros Poemas, publicado pela Editora Multifoco, do Rio de Janeiro.  

Sucesso uruguaianense na Feira do Livro de Porto Alegre.





Na segunda-feira, dia 05/11, às 19h, na 58ª. Feira do Livro de Porto Alegre, os escritores uruguaianenses Valéria Surreaux e Rônei Rocha autografaram “Contos e causos em uruguaianês” e A pau e corda, ambos publicados pela Editora Proa, de Benhur Bortolotto. Além de inúmeros conterrâneos, o evento foi prestigiado pelo Patrono da Feira, o poeta e publicitário, Luiz Coronel; e o cantor e ex-secretário estadual de Cultura, Victor Hugo Alves da Silva.

Dr. Fábio Mota trabalhando em Rio Grande.


O acaso que governa o universo apronta das suas e, desta vez, tornou o fato inusitado especialmente curioso. Creiam que nestes últimos dias e, por algum tempo ainda, muitos cidadãos uruguaianenses que precisam de atendimento de alta complexidade em cardiologia, estão finalmente sendo atendidos pelo Dr. Fábio Motta. Todos sabemos da atual situação do INCAR de Uruguaiana, fechado pelos motivos já conhecidos, onde se destaca a incompatibilidade do Prefeito Municipal com o Dr. Fábio.
Por esta situação estabelecida, os pacientes de Uruguaiana estão sendo encaminhados para a cidade de Rio Grande para serem submetidos às intervenções médicas adequadas. Pois o médico responsável pela aplicação destes procedimentos precisou se ausentar por um período ainda não definido e o centro cardiológico daquela cidade saiu em busca de algum médico que tivesse comprovada capacidade para realizar estes procedimentos em substituição ao médico titular. Pois o médico escolhido foi exatamente o Dr. Fábio Marcanth da Motta, que está em Rio Grande, colocando sua reconhecida capacidade profissional aos serviços da comunidade daquela região e, por extensão, a todos os que procuram a instituição, onde se inserem os cidadãos de Uruguaiana que para lá são transportados. Em resumo, os cidadãos uruguaianenses já estão sendo atendidos pelo Dr. Fábio, a Prefeitura apenas colocou 700 km entre o médico e o paciente. (E.P)

Curso de Artesanato Rural capacita mulheres em Uruguaiana.



Mais uma etapa do Curso de Artesanato Rural, que vem sendo ministrado em localidades do interior de Uruguaiana ao longo do ano, foi cumprida nesta. Desta vez – por meio de uma capacitação de duas semanas promovida pela Emater/RS-Ascar, Senar e Sindicato Rural – o Grupo de Mulheres da comunidade de Imbaá recebeu novos aprendizados relacionados à lã crua. Durante o curso, as participantes aprenderam a lavar, cardar, tingir e fazer o fio.
Ao concluir a capacitação, foram confeccionados produtos em lã como boinas, palas, tapetes e xergão, através de técnicas de urdidura e tecelagem nos teares de pregos e de pente liço – processos também ensinados no treinamento. “O objetivo da Emater é fazer ressurgir em Uruguaiana essa atividade artesanal que agregará mais renda na propriedade rural, incentivo à criação de ovinos de lã e ocupação da mão de obra feminina numa atividade que já foi bem lucrativa, e que agora pode fazer parte das atividades que geram renda às produtoras artesãs”, desacou a extensionista de Bem-Estar Social da Emater/RS-Ascar Ana Cláudia Silva da Rocha.
“Muitas delas já investiram na compra de cardas, teares e rocas, o que demonstra a possibilidade de alavancar esse tipo de artesanato na região”, completou Ana. Além da comunidade de Imbaá, em 2012, já foram treinadas artesãs em outras três localidades: João Arregui, Charqueadas e Assentamento Imbaá. 

Festival Alegretense da Canção 2012.




Inicia hoje quinta-feira (08), a 10ª edição do Festival Alegretense da Canção, o FAC, que se estende até a noite de sábado. Serão duas noites classificatórias e a grande final. O festival acontece no Largo do Centro Cultural Adão Ortiz Houayek. O FAC teve sua retomada há dois anos, sob coordenação da Diretoria de Cultura da Prefeitura de Alegrete, em parceria com o SESC. As duas últimas edições foram sucesso de público, reunindo novos talentos da cena musical, com músicos consagrados, contemplando todos os estilos.
Nessa edição, compõem a Comissão Julgadora os seguintes nomes: Thiago Simon, músico e professor de História; Júlio Rigol, músico e médico; Chrystian Ribeiro, músico e jornalista; Paulo Antônio Berquó Farias, letrista e jornalista; e Kiko Bragamonte, músico e professor. Na noite de quinta o show de abertura estará a cargo da Banda Kafka. Para o encerramento, Richiardi e Black Limo. Na sexta-feira, a abertura da Ilicita Rock’s e encerramento de Gui Mendes e Banda. Na noite de sábado, a abertura será da Rota 51, com encerramento do espetáculo paulista Kaoll interpreta Pink Floyd.