Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 12/19/12

19 de dez. de 2012

Inaugurada a Academia Municipal do Artesão Luiz Bettinelli - Uruguaiana.



Na segunda-feira, dia 17/12, foi inaugurada na rua Flores da Cunha nº. 2055, a Academia do Artesão Luiz Bettinelli, onde serão ministradas oficinas para martelação e lapidação de pedras, confecção de semijoias, biscuit, ourivesaria, artesanato em couro, em lã, em madeira e práticas de pintura em tecidos. Na solenidade de inauguração, o prefeito Sanchotene Felice destacou o pioneirismo do italiano Luiz Bettinelli, um visionário empreendedor que marcou a história de Uruguaiana em diversas atividades econômicas e sociais.
Nascido na Itália em 1853, Betinelli veio para o Brasil em 1875 e faleceu em Uruguaiana, em 11 de março de 1911, aos 57 anos de idade. Agora, o antigo prédio O Colonisador, inaugurado em 1892, e que sediu uma fábrica de massas e um moinho de farinha, será utilizado para mais um pioneirismo, gerando emprego, renda e proporcionando profissionalização aos uruguaianenses.
Atualmente, 100 pessoas em dois turnos já participam das oficinas. O local conta com dez salas e um auditório climatizado para 150 pessoas. O diretor da Academia Municipal do Artesão é Mário Menna Barreto. Informações 3412-2038, ramal 221, na Secretaria Municipal de Indústria e Comércio.

Uruguaiana terá novo integrante no MPT.


O Ministério Público do Trabalho (MPT) divulgou relação com nomes de procuradores do Trabalho que serão removidos, em todo o Brasil. O processo acontece sempre que é feito concurso público para provimento de cargos no País. No Rio Grande do Sul, serão 13 remoções. O último dia dos procuradores na origem será em 13 de fevereiro e a apresentação no destino será em 25 do mesmo mês. Um novo procurador, André Sessim Parisenti, aprovado no 17º concurso, foi empossado nessa segunda-feira, 3/12, em Brasília, para lotação em Uruguaiana a partir de 7 de janeiro de 2013. 

O procurador Itaboray Bocchi da Silva será removido de Uruguaiana para Santa Cruz do Sul. O MPT em Porto Alegre ganhará mais dois procuradores e passará a atuar com 39 membros (um é lotação provisória). Nas oito unidades do Interior gaúcho, o número de procuradores sobe de 21 para 22, porque Santa Cruz do Sul ganhará mais um procurador e passará a atuar com três. O RS ainda ficou com duas vagas sem preenchimento (uma em Pelotas e uma em Santo Ângelo), que somente deverão ser ocupadas com o próximo concurso público, quando poderá completar o quadro total de 62 membros.

Vagas para estágio na área do turismo - Uruguaiana.


A Prefeitura Municipal em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho e da Secretaria de Turismo do RS, estão ofertando 16 vagas para estudantes do ensino médio e universitários dos cursos de História, Administração de Empresas e Turismo. 
De acordo com o secretário municipal de Indústria e Comércio, Jorge Lopes, na próxima sexta-feira, 16 estagiários serão selecionados para atuar durante 90 dias na Ponte Internacional orientando e informando os turistas argentinos que entram no País sobre o comércio local e o turismo do município. Os interessados devem procurar na sexta-feira, dia 14/12, a Secretaria de Indústria e Comércio, no antigo Fórum, ter mais de 16 anos e portar um atestado de frequência. O estágio será remunerado. O horário de trabalho será das 7h até às 23h, em turnos de 6h, os selecionados serão intercalados.

Coordenadoria recebe novos trabalhadores em Educação – Uruguaiana.


A 10ª Coordenadoria Regional de Educação acolheu em seu Salão de Atos, os novos nomeados e empossados nos dias 04 e 05 de dezembro, na cidade de Porto Alegre, no 3º Mutirão de posse. Na oportunidade foram apresentados os programas em execução e dadas as informações necessárias sobre situação funcional, Avaliação Participativa e saneadas as dúvidas existentes. Ainda, a 10ª Coordenadoria Regional de Educação promoveu nos dias 17 e 18 de dezembro, no Salão de Atos da Escola Estadual Dom Hermeto a formação dos diretores e vice-diretores eleitos e indicados à gestão 2013/2015.
O evento iniciou no dia 17/12, às 14h, com a abertura realizada pela Coordenadora Regional de Educação, professora Maria de Lourdes Brondani D’Ávila. Durante os dois dias de evento, os setores administrativo, financeiro, de patrimônio e pedagógico trataram dos seguintes temas: políticas pedagógicas da SEDUC; Políticas de recursos Humanos para as escolas estaduais da rede estadual de ensino; O Sistema Estadual de Avaliação Participativa (SEAP): processos, etapas e vínculos com os critérios de avaliação e merecimento dos profissionais da educação; Lei da Gestão Democrática do Ensino Público e suas alterações, enfatizando as obrigações dos diretores quanto às prestações de contas e zelo do patrimônio público, sanções e responsabilizações.

Empresário é libertado – Uruguaiana.


Com a concessão de Habeas Corpus, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, colocou em liberdade o empresário Salman Adel Salman, que foi preso pela Operação Clientela.

Gatão de Meia Idade - na hora H