Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 05/07/11

7 de mai. de 2011

Comissão Pró-Criação de Hospital Público Federal reuniu-se na Câmara Municipal - Uruguaiana







Uruguaiana perdeu dois hospitais nos últimos anos: Santo Antonio e Hospital de Guarnição. Não existem hospitais públicos federais na Fronteira Oeste, temos hospitais filantrópicos. Por outro lado, Uruguaiana, através da Universidade Federal do Pampa, ficou com o Centro das Ciências da Saúde. A Universidade tem de se colocar a serviço de nossa comunidade. A Saúde está com carência de leitos e, para criar um curso de Medicina no município, necessitamos de um hospital-escola. A plenária realizada no sábado, 7/5, no plenário da Câmara Municipal tinha o objetivo de lançar o projeto do Hospital Público Federal - Regional com sede em Uruguaiana.
Estiveram presentes na reunião representantes de várias entidades que colocaram seus nomes à disposição para formar uma comissão que deverá ser ampliada na terça-feira, 17, tendo como local a Escola Cenecista, sita na rua Estilac Leal, 2030, às 19h. A comissão inicial ficou assim constituída: Professora Maria Fernanda – Escola Cenecista; Maria de Lourdes Ibaldo – Círculo Operário; Leonel – Unopar; Vera Regina Galeano – Apasur; Luiz Afonso de Menezes – Alfasmu
Marcelo Lemos – Gabinete dos Prefeitos; Representantes da Associação dos Deficientes Físicos de Uruguaiana e dos acadêmicos da Unipampa. Estiveram presentes ainda o vereador Clemente Corrêa, presidente da Comissão de Saúde da Câmara; a professora Maria de Lourdes Brondani D’ávila, coordenadora da 10ª CRE; e Antônio da Silva, presidente da Associação dos Pescadores, entre outros representantes da sociedade organizada.






Por - Vera Molina

Passeio ciclístico faz parte das festividades dos 58 anos do Elisa

Foto - Jairo de Souza.

Ações e reações marcam aniversário do Elisa - Uruguaiana

Praça Barão do Rio Branco - clique para ampliar!

O Instituto Elisa Ferrari Valls comemora seu aniversário de 58 anos com uma gincana intitulada "Gentileza Gera Gentileza". A proposta é sair para as ruas, ser gentil, cumprimentar. A equipe "Neandertais" (foto) está distribuindo cartãozinho elaborado pelos componentes do grupo alusivo ao Dia das Mães.






* Especial - Vera Molina

Gatão de Meia Idade - Gerúndio o tempo que não acaba nunca

Foto exibida na CPI da Saúde na sexta-feira - Uruguaiana

O administrador Luiz Felipe checando as informações do dia-a-dia no blog TRIBUNA.

Fonte - CPI da Saúde.

Morre em Porto Alegre a senhora Orieta Malfussi

Os sentimentos da equipe TRIBUNA

Magistério em massa na Justiça em favor do Piso do Magistério - Uruguaiana

No final de semana, grande público de efetivos, contratados e interessados em ingressar no magistério público municipal participaram de Audiência Pública, seguida de Assembleia Geral Extraordinária da APEMU. Durante a audiência, fo-ram analisadas as repercussões na carreira do pro-fessor, mediante a confirmação da constitucio-nalidade pelo STF da Lei do Piso Salarial do Ma-gistério. A Direção da Entidade expôs, de forma clara e precisa, a origem dos recursos públicos capazes de suportar este investimento, na devida valorização dos profissionais do magistério. Através de dados oriundos das prestações de contas da Prefeitura de Uruguaiana ao Tribunal de Contas do RS, o público constatou que a PMU deixou de aplicar, no período de 2005 a 2010, R$ 31.282.214,70 , bem como não investiu na justa remuneração dos professores, apesar de ter obtido um lucro no FUNDEB na razão de R$ 34.039.234,51, no mesmo período.
Subsidiados por orientações técnicas jurídicas, inclusive da Confederação Nacional dos Trabalha-dores em Educação, a Categoria deliberou por, ini-cialmente, encaminhar denúncia junto Ministério Pú-blico Federal do Trabalho, individualmente ou em gru-po, do não cumprimento, já no mês de abril, da Lei. Também, decidiram os professores pela solicitação de intervenção da Câmara Municipal de Vereadores no cumprimento da lei, enquanto poder constituído que tem por função precípua a fiscalização do Poder Executivo, em especial das ações impostas por força de Lei.
Conforme a presidente da APEMU, Dirce Soares, a possível (in)justificativa da Prefeitura para o não pagamento do piso, enquanto vencimento inicial, acrescido das vantagens do Plano de Carreira, frente a Lei de Responsabilidade Fiscal – limites para des-pesa de pessoal. Frente a esta situação contra argumenta a categoria, que a média foi de 46,4% com despesa de pessoal nos últimos cinco anos (em 2010, de 44,89%), apesar do orçamento ter cres-cido em mais de 85% (de 72 milhões para 133 milhões) sem a concessão de reajustes salariais.
Ficou claramente registrado que, em caso de comprovada incapacidade financeira do mu-nicípio para o cumprimento do piso, acrescido das vantagens, a União complementará com re-cursos do Governo Federal, conforme disposto na própria Lei. Não restando outro quesito para o cumprimento da Lei do Piso Nacional do Magistério que, tão somente a boa vontade dos administradores públicos. Foi mantida em aberta a Assembleia Geral, para oportunizar, se necessário, imediata reunião dos professores mobilizados, concluiu a presidente Dirce Gracioso Soares.