Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 06/04/12

4 de jun. de 2012

São Borja é exemplo na coleta e tratamento do lixo.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente buscou alternativas em São Borja para tentar encerrar as atividades no lixão local. Conforme a secretária Marília Celestino Alves, o lixo no município de São Borja é acondicionado "eles tem um sistema que coloca em lonas em forma de salsichas, e aquilo é temporário, dura de dois a três anos. Depois é direcionado para um aterro sanitário. Não tem cheiro e pouca mosca. A minha dúvida era se a lona iria aguentar o verão da fronteira, e então eles colocam umas lonas pretas por cima das ‘salsichas’ para proteger. Fazem isso com o lixo do lixão e com o lixo coletado na cidade", contou Marília.
A alternativa será apresentada ao prefeito municipal nos próximos dias, a secretária ressaltou que esta é a forma mais viável encontrada até o momento. O projeto do aterro sanitário de Uruguaiana está pronto e aguardando o licenciamento da FEPAM – Fundação Estadual de Proteção Ambiental para liberar a instalação, disse Marília. A ideia é que até o final deste ano ele já esteja implantado. O aterro fica 17 km da área urbana na Br472 e possui 37 hectares. O projeto estava no papel desde 2005. Em 2010 o ex-secretário do Meio Ambiente, Valério Etcheverria e o prefeito Sanchotene Felice divulgaram que o aterro estava previsto para início de 2011. No aterro sanitário será depositado o lixo orgânico com total controle dos órgãos fiscalizadores, evitando assim a poluição do meio ambiente e doenças.
Até hoje o material coletado no município é depositado no lixão, onde catadores que vivem perto do local separam o que é aproveitável ou não. Para remediar completamente a área levará mais de 10 anos, no momento é preciso isolar e começar a tratar a área e os resíduos.

LIESU - Dois presidentes e um problema - Uruguaiana.

A Liga de Independente das Escolas de Samba de Uruguaiana – LIESU, em conflito conta hoje com dois presidentes: Marcelo Luzardo ou Erni Wollenhaupt. Após as eleições de domingo [13/5], quando Erni foi eleito presidente com 19 votos, pelos dirigentes das escolas de samba, sócios e membros da Liga, causou polêmica no mundo do carnaval. Segundo Luzardo, não existe outro presidente, "eu fiz uma Assembleia-Geral no dia 26/03, onde junto com os presentes, mudamos o estatuto e foi prorrogado o meu mandato.
No novo estatuto, já registrado, o conselho deliberativo tornou-se conselho consultivo, desta forma, ele não tem poder de realizar uma eleição. Eu fiz toda a Assembleia baseado no antigo estatuto de 2008, conforme o Art. 44. Os descontentes não têm o que contestar, eu pelas normas do estatuto de 2008, sou o presidente", disse. No Art. 44 citado por Luzardo, diz "a convocação da Assembleia-Geral far-se-á por edital afixado na sede social ou publicação na imprensa escrita ou falada". A Assembleia de 26/03, foi divulgada na rádio São Miguel no dia 17/03.
Para o advogado Erni, Luzardo não queria que ninguém comparecesse a reunião do dia 26/03, pois não divulgou na imprensa escrita como é de rotina, apenas disse que a convocação havia sido feita em uma rádio local. "O conselho deliberativo convocou uma Assembleia sim, porque ele não sabe que não é bem assim para mudar um estatuto, qualquer um pode ir lá e registra um papel. A eleição foi feita, havia 40 pessoas, 28 votantes e recebi 19 votos, ou seja, fui eleito o novo presidente. Todos estavam lá, os presidentes do 1º grupo estavam lá", expõe Erni. O povo fica a se perguntar, quem é o presidente afinal? Luzardo e Enir disseram que não vão tomar nenhuma iniciativa a respeito do caso.

Uruguaiana conta com Defensoria Pública do Estado (RS).

No Dia Nacional da Defensoria Pública (19/5), o Tribuna foi buscar informações sobre os defensores do município. Uruguaiana contava com quatro defensores, Mauro Kaufmann Pereira, Suzana Velo, Ricardo Sano e Daniela Arend (em licença maternidade). Segundo Pereira o número é pequeno devido a demanda de trabalho, o ideal seria um quadro com sete defensores e mais funcionários administrativos, "aqui não tem estrutura de pessoal administrativo, não tem assessor, quem faz tudo somos nós, desde atender ao telefone", disse. Cerca de 100 pessoas vão diariamente a Defensoria (Rua Santana – Edifício Murad, ao lado do antigo Fórum), a maioria dos casos são da esfera criminal e familiar, principalmente ação de medicamentos, ou seja, pessoas que não conseguem acesso gratuito aos medicamentos em postos de saúde ou o mesmo não fornece, procuram os defensores para solucionar. Pereira deixou a Defensoria Pública dia 25/05, foi transferido e outro defensor virá para ocupar seu lugar.

O que é trânsito de Venus?

Ele ocorrerá amanhã, e a  BBC explica: 

Gatão de Meia Idade - troca de olhares