Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 06/18/09

18 de jun. de 2009

Para esquentar: Cigarra

Saúde em verde-oliva

Hospital de Guarnição de Uruguaiana realizará Ação Cívico Social na Escola Estadual Salgado Filho, dia 28/06, como parte das comemorações de 80 anos da instituição.

A ACISO do HGuU prestará apoio de saúde, nos turnos da manhã e da tarde, por meio de médicos, dentistas, farmacêuticos e enfermeiros à comunidade escolar da área de abrangência do Hospital.

Trem descarrila no Bairro São João


Na quarta-feira, dia 17/06, às 21h15min - três vagões de uma grande composição da ALL - América Latina Logística, descarrilaram na rua General Canabarro, entre as ruas Feliciano Ribeiro e Bento Gonçalves. Não houve feridos, porém a população que reside nas proximidades do Prado das Bicicletas (Bairro São João) está indignada com o problema que perdura. O acidente, conforme moradores e transeuntes, poderia ter provocado prejuízos e ferimentos aos que residem e/ou transitam pela área. Uma casa escapou por "milagre" de ser destruida pelo tombamento dos vagões. Todos querem medidas urgentes que retirem trilhos e trens das ruas de grande concentração populacional. (Tribuna de Uruguaiana - Fotos exclusivas de Miguel Castanini, para este blog).

Encontro de Educação Especial

O Polo Regional de Uruguaiana, que oferece o Curso de Graduação à Distância em Educação Especial, implantado através do Convênio da Prefeitura Municipal de Uruguaiana e a Universidade Federal de Santa Maria-USFM, participou do “Encontro em EaD – Cartografia de uma experiência “, ocorrido dias 09 e 10 de junho/09, em Santa Maria. O Polo foi representado pelo Coordenador, prof. Juarez Bosccaci Hernandez, e pelo Acadêmico Leis Amaral da Silva, ambos nas condições de palestrantes e ouvintes. O evento foi promovido pela Pró-Reitoria de Graduação da UFSM e reuniu os Polos Regionais de Uruguaiana, Santana do Livramento, Bagé e Santa Maria, além dos demais cursos de Educação a Distância da UFSM. Participaram os coordenadores, professores, tutores e alunos dos diversos cursos. Teve por objetivo principal promover uma troca de experiências dos Cursos de Graduação e Especialização em Educação Especial, ministrados na modalidade de educação à distância. Destaque-se que os referidos cursos foram os principais parâmetros utilizados pelo MEC para a implantação da Universidade Aberta do Brasil- UAB, que hoje conta com 200 mil alunos. Além das mesas redondas, foram palestrantes as doutoras Eliza Tomol Schlunzen, do MEC, Maria Medianeira Padoin, da UFSM, que ocupou a Coordenação dos Cursos de Educação à Distância do MEC em 2006 e 2007, quando da implantação da Universidade Aberta do Brasil. Os Cursos de Graduação e Especialização a Distância em Educação Especial foram implantados em 2005, sendo que a Especialização foi concluída em dezembro/2007 e a Graduação, Licenciatura Plena, será concluída em Julho/2009, com a Solenidade de Formatura marcada para 29 de agosto/09, no Clube Comercial de Uruguaiana. O Patrono da Turma será o prefeito Sanchotene Felice, e a professora Eliana Pereira de Menezes, será a Paraninfa. O Curso Superior de Educação Especial foi o curso pioneiro do Ensino Federal, portanto, gratuito, em nossa cidade e na Fronteira Oeste.