Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 12/05/12

5 de dez. de 2012

Os sorteados para o Curso de Comércio Exterior – Uruguaiana.


A 10ª Coordenadoria Regional de Educação e a Escola Estadual de Ensino Médio Uruguaiana promoveram o sorteio dos alunos que realizarão o 1º curso de Pós-Médio em Comércio Exterior. A listagem está disponível na CRE, na própria Escola e os candidatos podem proceder a consulta através do site, utilizando o nº de sua inscrição. O curso é destinado aos alunos que já concluíram o Ensino Médio e buscam uma qualificação. Ele ocorrerá a partir de março de 2013. A Escola Estadual de Ensino Médio Uruguaiana será a 1ª escola no município a adotar essa modalidade de ensino – pós-médio. Primeiramente foram sorteados os candidatos para preenchimento de uma turma. A 10ª CRE já solicitou à SEDUC e ao setor de Planejamento a disponibilização de mais uma turma em virtude da grande procura. Ainda estamos no aguardo da autorização. Sendo que os alunos contemplados para esse nova turma já foram classificados pelo sorteio. Os candidatos deverão proceder a matrícula no curso no período de 03 a 11 de janeiro de 2013. Os candidatos desistentes serão substituídos pelos suplentes, obedecendo rigorosamente a ordem do sorteio.
 Os candidatos inscritos sorteados são os seguintes:
Titulares: Maicon Leandro Silveira Dumerques, Daniela de Mello Nery, Mutilla Kerpel de Freitas, Elizabeth Cristina Oliveira de Araujo, Rita Margariada Copelo de Almeida, Gleison Dutra Rodrigues, Camila Monteiro Gonçalves, Dulce Diraliza da Costa Lopes, Ruy Farias Barbosa, Mariano Ricardo Gonçalves Alves, Sara Aline Luz de Souza, Danúbia Raquel de Veiga, Verônica Carvalho Leão, Paula Ernestina Leal de Oliveira Cardoso, Alexandre Osório Roballo Guedes, Lilian Cristina Alves Vaz, Anderson de Souza Teixeira, Camila Noronha dos Santos, Leticia Celson, Cristiane Barcelos do Amaral, Alessandra Silva Peres, Alexsander Moral Teixeira, Diogo Rodrigues de Mello, Rodrigo Polano Barragan, Taila Francine Almeida Fernandes, Jonatas Fernando Alves Dornelles, Liane Schaf Fumagalli, Rosane Dumerques Rossi, Gabriela Soares de Soares, Joceane Galmarini Messa, Joseane Silva dos Santos, Leandro da Rosa Carloto, Ana Glauce Goulart Fernandes, Maria Elisabeth Dias Simas, Ciane Eliane Couto e  Raquel Antunes Salerno.
Suplentes: Edna Lucia oliveira Sarmento, Aline da Silva, Tatieli de Carvalho Ferreira, Camila Dumerque Rossi, Rita de Cassia Saiago Gomes, Tayse Alessandra Dias da Silva, Paulo Sergio de Barros Coelho, Maiquel Darian de Araujo Nunes, Rosemery de Moura Rodrigues e Cristhyan Keoma Syan Ferreira Severo.

Diabetes: doença grave, agressiva e silenciosa – Uruguaiana.


“É grave, agressiva e silenciosa, é uma das doenças que leva a mais amputações” disse o médico Jorge Darde Ribeiro. Buscamos informações sobre uma das doenças que mais tem matado brasileiros, onde apenas 25% das pessoas sentem os sintomas mais comuns, urinar e beber água em abundancia. Ela se caracteriza pelo aumento dos índices de glicose, esses níveis de glicose aumentado vão atingir órgãos importantes, como os rins, coração, artérias, levando incluso a problemas graves como amputações de membros inferiores.
Entenda mais sobre o que estás lendo: os alimentos ingeridos passam pela digestão no intestino e se transformam em açúcar – glicose, que é absorvida pelo sangue. Para ser utilizada precisa-se da substância produzia nas células do pâncreas chamada insulina, quando isso não acontece como deve, ela causa a hiperglicemia, ou seja, elevação da glicose no sangue, que chamamos de Diabete.  Em Uruguaiana de 7 a 10% da população tem diabetes.
Existem três tipos de diabetes, tipo 1, tipo 2 e diabetes gestacional. A tipo 1 é diabetes  mais comum em crianças, adolescentes ou adultos jovens, isso acontece quando a produção de insulina no pâncreas é insuficiente e o paciente precisará de injeções de insulina diariamente para manter a glicose normal, caso contrário pode levar a morte. A diabete tipo dois corresponde a 90% dos casos, e ocorre geralmente em adultos com mais de 40 anos e pessoas obesas. Hoje muitos jovens por terem uma má alimentação já desenvolvem a doença. Quase não tem sintomas, por isso, passam-se vários anos e o portador não percebe que tem diabete.
A Gestacional, ou seja, diabete na gravidez, se dá pela elevação de glicose no sangue durante esse período, geralmente se normaliza após o parto. Mas estudos dizem, que mulheres que tiveram esse tipo, possuem maiores riscos de desenvolverem a diabete tipo 2 mais tarde, e seus filhos também.
Os sintomas são na sua maioria silenciosos, mas pode acontecer da pessoa urinar excessivamente, inclusive acordar durante a noite várias vezes para ir ao banheiro, sede excessiva, perda do apetite, perda de peso, cansaço, vista embaçada, infecções frequentes, geralmente infecções de pele. É importante o diagnóstico cedo dessa doença, qualquer sintoma um médico deve ser procurado imediatamente ou ir até um posto de saúde para medir a glicose e saber se você é portador de diabetes.
Pode-se evitar a diabetes com uma alimentação saudável, consumindo pouco açúcar e pouca gordura, não fumar, evitar medicamentos que possam prejudicar o pâncreas, controlar a pressão arterial, manter o peso, e a prática de exercícios físicos é indispensável para evitar a doença, é indicado 40 minutos de caminhada 4 vezes por semana. Além de evitar a diabete previne outras doenças, como as cardiovasculares. O tratamento é diferenciado de pessoa para pessoa, alguns casos é apenas regulada a alimentação e indicado a prática de exercícios, em outros são usados medicamentos orais. 

Gatão de Meia Idade - outros gatões