Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 03/23/17

23 de mar. de 2017

6ªf. último dia para vagas restantes ao FIES - BR

Sexta-feira (24) acabam as inscrições para as vagas remanescentes do Fies que, para o primeiro semestre de 2017, ofereceu cerca de 150 mil vagas, 40% a menos do que no mesmo período do ano passado, quando 250 mil vagas foram ofertadas. Além da diminuição nas vagas ofertadas, o teto do financiamento caiu de R$ 7 mil por mês para R$ 5 mil no caso dos novos contratos.

Como já se sabe, nos últimos anos os programas educacionais do Governo Federal vêm sofrendo cortes, especialmente o Fies. Além disso, com a recessão econômica do país, muitos alunos ficaram inadimplentes - de acordo com dados obtidos através da Lei de Acesso à Informação, 53% dos contratos do Fies estavam atrasados em setembro (última atualização disponível).

Com o aumento na competição por melhores condições de pagamento para o ensino superior e a dificuldade para pagar as mensalidades, os alunos vêm buscando alternativas para estudar, como as oferecidas pelo Quero Bolsa. O site, que tem parceria com mais de 1000 faculdades, oferece mais de 780 mil bolsas de estudos parciais para quem pretende começar a estudar ainda no primeiro semestre de 2017. Os descontos podem chegar a 70% e são válidos até o final do curso. Atualmente, o site conta com mais de 11 milhões de acessos, enquanto em 2015 contava com 2 milhões - crescimento de 450%.

Ministro Ricardo Barros vai credenciar a UPA 24H - Uruguaiana

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, cumpre, nesta sexta-feira (24), agenda no Rio Grande do Sul, nas cidades de Uruguaiana, Bento Gonçalves e Porto Alegre. 
Em Uruguaiana, ele se reunirá com prefeito e gestores locais de saúde, quando anunciará liberação de recursos para municípios do estado referentes a emendas parlamentares e para serviços de saúde que estavam funcionando sem contrapartida federal. Na ocasião, também, serão assinados contratos das linhas de crédito “Caixa Hospitais e BNDES Saúde”, beneficiando unidades de saúde locais. Ainda em Uruguaiana, o ministro credenciará uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas).

"Maneiras" - por Fernando Alves /Uruguaiana

Depois que um dos suados coveiros terminou de passar as costas da sua colher no ainda úmido reboco que revestia os oito tijolos sentados para fechar a gaveta mais baixa da ponta leste daquela nova parede já quase cheia de gente que quase ninguém ali conhecia e, sem grande resultado, com ela ainda limpou o pouco que respingara da última tarefa do dia no chão que o solaço das cinco fazia queimar, onde em seguida seriam depositados buquês e coroas de flores (enquanto o outro se refrescava entornando duma garrafa pet o que sobrara de água e já acomodava as ferramentas no carrinho de mão), ocorreu à velha Elvira, que só estava ali pelo neto e dele não queria se afastar, que aquele ato de cortar o pesado silêncio com duas ou três secas raspadas do metal no chão de pedra de areia, afetando capricho, era a forma cerimonial daqueles brutos anunciarem que chegava ao fim a sua parte naquela cena, de resto, alheia. Todavia, como não fossem entendidos, sempre ainda lhes cumpria fazerem um ao outro um meneio com a cabeça e murmurar o pronto a quem estivesse mais perto - que foi quando o olhar da mãe do morto desviou-se da nora e das netas e convocou o bastardo Mathias, que trazia o nome bordado no bolso da camisa de tergal branco impecavelmente passada e que, silenciosamente, investiu-se da missão de, pela primeira vez na vida, escrever o nome completo do pai. Sem que ninguém visse donde, catou um palito de fósforo e, com o esmero do ofício, na grafia de cada letra (de fôrma) e no espaço entre elas se demorou um pouco mais que o necessário, porque ali, também pela primeira vez, chorou. Nunca chorara aquela falta, nem quando criança, porque não queria que a mãe e a avó se achassem insuficientes – a avó paterna, a dura Leonor, sempre o reconhecera e não escondia isso de ninguém, embora pouco se vissem. Mas naqueles demorados segundos chorou, agachado perante a carneira do pai e de costas para a família e os amigos dele.

Fez ainda uma cruz antes da data de morte e uma estrela antes da de nascimento, que sabia de cor porque desde pequeno acompanhava fotos suas na coluna Zeny Calvelo, d’O Jornal de Uruguaiana, hoje extinto, que mesmo quando morou em Porto Alegre dava um jeito de comprar quando se aproximavam os dias da festa que o pai fazia todos os anos. Ou que faziam para ele, entidades, partidos e até igrejas. 

Na saída do cemitério, quebrou o gelo brincando com o filho (adotado) de uma 'parente', um mulatinho de 5 anos chamado Bernardo, e disse coisas protocolares a alguns do enxame que arrodeava dona Leonor, e, olhando-a nos olhos, um “muito obrigado”, que ela entendeu. 

Pegou a velha Elvira pelo braço e dali foram direto buscar Bento no Colégio Sant'Ana. Era sexta-feira, quinto dia de aula da primeira série, e só aquele acontecimento - que deixou escuro o lado direito do rosto que jamais tocou - um coraçonaço em sono, de madrugada, do qual Mathias foi avisado ainda cedo pela avó, que ligou de dentro do quarto do filho ali inerte (que não a chamara para o mate) após fechar a porta para abafar a choradeira instalada na velha casa -, só aquela notícia lhe tirou do bloco cirúrgico naquele dia, naquele horário. 

O guri veio correndo, com a mochila aberta e o caderno na mão. Queria mostrar o que fizera aquele dia: tinha conseguido desenhar os nomes dele, da mãe e do pai, na folha de abertura, aquela que vem depois da capa. 

Mathias pensou em arrancá-la, mas como não seria bom exemplo mutilar o caderno, resolveu esperar o final do ano para guardar a grafia - tão cedo grafada - do seu nome. 

Aqueles garranchos fariam toda a diferença – e o guri nem sabia!

Os Correios de volta - Uruguaiana

Fechado desde a última segunda-feira pela manhã quando foi alvo de assalto os Correios voltaram a funcionar nesta quarta-feira. Os ladrões levaram todo o dinheiro que havia no cofre e o sistema de segurança da agência. A Polícia Federal investiga.

Exclusivo - nº de turistas ficou 57% abaixo do previsto - Uruguaiana

A Polícia Federal divulgou o movimento de turistas, a maioria argentina, que ingressaram e deixaram o país no mês de fevereiro pela Ponte Internacional que liga Uruguaiana a Paso de los Libres – Argentina. Entraram pelo porto de Uruguaiana, no último mês, 140.581 e saíram 183.208 reforçando que o maior trânsito acontece em janeiro. No primeiro mês do ano o ingresso somou 204.296 turistas e saíram 130.311. Assim, no bimestre houve 344.877 acessos e 313.519 regressos aos países de origem
A circulação total foi de 658.398 pessoas. 
O volume representa apenas 43% do estimado inicialmente pelos agentes da área de turismo dos vizinhos países (Argentina, Chile e Uruguai) que esperavam, pelo menos, 1,5 milhão de viajantes. Agora, os grupos de policiais que reforçaram os trabalhos da Federal no trâmite aduaneiro retornaram aos estados de origem. 
Em de março o turismo argentino é voltado a casais sem filho ou com crianças fora de idade escolar, aposentados (jubilados) e os da terceira idade que buscam até o final de março preços mais econômicos em hotéis e restaurantes, maior tranquilidade nas cidades praianas e temperaturas amenas.

Arroz gaúcho no México?

O Brasil está habilitado a exportar arroz em casca para o México. A informação é da Secretaria de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), segundo o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Henrique Dornelles, que esteve em Brasília, ontem. 

Embora já exista um acordo fitossanitário entre os dois países, alguns detalhes do acordo ainda deverão ser discutidos. Por isso, está agendada para abril a viagem de uma comitiva brasileira ao México, composta pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e Federarroz, para acertar os últimos detalhes."É uma grande notícia para o setor. Temos que saldar o esforço das entidades e do Mapa que foram determinantes para esse acordo com o México", afirma Dornelles.

Parceria vai dar "mate" à população - Uruguaiana

A prefeitura e a empresa Vale Verde fecharam parceria que resultará em erva mate e água quente (grátis) aos frequentadores da praça Barão do Rio Branco. Durante a realização da Feira da Comunidade - nos domingos pela manhã e também no evento Valores da Nossa Terra no início de noite - o amargo vai rolar à vontade. Leve a cuia e boa mateada! 

Ministro Ricardo Barros da Saúde em Uruguaiana na 6ªf.

O Ministro da Saúde, Ricardo Barros do PP/PR - visitará Uruguaiana nesta sexta-feira (24). Barros participa de reunião com prefeitos e gestores da região, às 9h15min, no Salão Nobre da Prefeitura. Ele, no encontro - abordará o tema: Economia e eficiência na aplicação dos recursos públicos. Às 10h45min, visita a Santa Casa de Caridade.À tarde partirá para Bento Gonçalves, na serra gaúcha.