Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 07/22/10

22 de jul. de 2010

Uruguaiana é o 6º. em desmatamento no RS - e o 5º. na Fronteira Oeste

Alegrete 176,23
Dom Pedrito 120,45
Encruzilhada do Sul 87,27
Rosário do Sul 86,6
Santana do Livramento 84,77
Uruguaiana 82,91
São Gabriel 81,29
Bagé 66,69
Piratini 63,73
São Borja 60,68
Itaqui 53,04
Jaguarão 48,56
São Francisco de Assis 43,23
Cachoeira do Sul 42,68
Santiago 40,99
Cacequi 39,59
Santa Maria 36,19
Maçambara 35,88
Tupanciretã 34,84

Desmatamento agride a fronteira-oeste - Uruguaiana na lista

Em relatório divulgado nesta quinta-feira [22/07], o Ministério do Meio Ambiente revela que o Bioma Pampa, espalhado pela maior área do RS, perdeu 54% da vegetação original. Os dados recentes do desmatamento do bioma mostram que - entre 2002 e 2008 - 2.183 quilômetros quadrados de cobertura nativa foram derrubados.
O levantamento, feito pelo Centro de Monitoramento Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA, aponta também os 19 municípios gaúchos que mais desmataram o bioma no período. Alegrete é o campeão de derrubada, com 176 km² de desmate entre 2002/2008. As cidades de Dom Pedrito e Encruzilhada do Sul aparecem em seguida, com 120 km² e 87 km², respectivamente, desmatados em seis anos.
Apesar do grande percentual desmatado, o ritmo de devastação do Pampa é o menor entre os biomas brasileiros. De acordo com o MMA, a região perdeu anualmente, em média, 364 km² de vegetação nos últimos seis anos. No Cerrado, o ritmo anual de devastação é de 14 mil km² por ano e, na Amazônia, a derrubada atinge 18 mil km² de floresta/ano

Dois homens presos com 60 quilos de pasta-base e cocaína em Uruguaiana


No início da semana, a Polícia Federal foi informada de que alguns elementos estariam rondando área de terras nas proximidades da localidade do IMBAÁ/Uruguaiana, onde teriam promovido, por meio da movimentação em círculos com veículos, uma marca no solo. A informação indicava que estes elementos seriam de Uruguaiana e vinculados ao tráfico de drogas, mas não foi informada sua identidade.
Antes deste fato, a DPF já havia recebido informações de que um avião havia pousado em uma pista situada às margens do rio Uruguai, entre Uruguaiana/Barra do Quaraí, no final de 2009. Este avião teria, logo após o pouso, desembarcado alguns volumes e tonéis plásticos azuis e, imediatamente, alçado vôo. Os volumes foram imediatamente recolhidos por duas caminhonetes, que, de pronto, deixaram o local, uma em direção à Uruguaiana, outra à Barra do Quaraí/RS. Os tonéis plásticos ficaram no local, foram apreendidos pela Delegacia que confirmou que continham resquícios de gasolina de aviação. Suspeitou-se, na época, pelas circunstâncias, de que um carregamento de drogas havia sido deixado no local.
Aliás, a Delegacia já havia apreendido, há alguns anos, um carregamento de 500 Kg de maconha que foram desembarcados de avião nas proximidades de Itaqui/RS.
Desta forma, a notícia que chegou ao conhecimento da Delegacia acendeu o alerta para um possível arremesso de drogas na região. Em decorrência da denúncia, desde a data da notícia solicitou-se o apoio de policiais de outras Delegacias para que fosse mantido um esquema de vigilância da área, já que não se sabia quando a possível entrega iria acontecer, tampouco se, de fato, ocorreria.
A previsão era de que se mantivesse a vigilância por, pelo menos, uma semana.
Nesta tarde, após receber informações de que uma aeronave não identificada transitara em solo argentino, com direção ao sul do Brasil, a equipe policial que fazia a vigilância visualizou a aproximação do avião, um monomotor, exatamente na área rural identificada.
No local, o carregamento era esperado por quatro indivíduos, dois em uma VW Saveiro preta, os outros em uma VW Saveiro prata, os quais permaneceram afastados entre si.
O avião arremessou um grande pacote branco, recolhido pelos ocupantes da Saveiro prata. Assim que o arremesso ocorreu, os ocupantes da Saveiro prata deixaram o local, tendo sido perseguidos por uma equipe policial, enquanto os da Saveiro preta foram perseguidos por outra equipe.
Os ocupantes da Saveiro preta foram presos e identificados como sendo L.A.O.O., com 27 anos de idade, e J.R.M.P, com 22 anos de idade.
Os ocupantes da Saveiro prata conseguiram abandonar o veículo e fugiram em direção a um matagal, não tendo sido mais localizados. A droga, entretanto, permaneceu no interior do veículo.
Foram apreendidos aproximadamente 55 Kg de pasta-base [pode ser transformada em crack e/ou cocaína] e 5 Kg de cocaína, num total de aproximadamente 60 Kg de drogas.
Os presos, após lavrado o flagrante, serão encaminhados à PMU.

Polícia prende dois hom,ens com 60 quilos de cocaína.

mais informações em 5 min

Ilha da Esperança é de Utilidade Pública

A direção da Escola de Samba Unidos da Ilha do Marduque, agora entidade de utilidade pública, apresntou ao delegado da Receita Federal, Jorge Hergessel - os projetos da Ilha da Esperança contando com que párceria possa ser firmada entre a Associação e a RFB.

Na linha do risco - o Uruguai cresce

O rio Uruguai se avoluma e caso não pare de chover nas áreas dos afluentes e cabeceira poderá provocar nova cheia. A medição da manhã apontou 7,22m. Um aumento de 2cm/h.

Assembleia instala Comissão em Uruguaiana

A Câmara Municipal de Uruguaiana sedia Audiência Pública, promovida pela Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Estado sobre a Situação Financeira e Econômica das Cidades de Fronteira. A audiência debaterá os novos procedimentos implantados na alfândega e o impacto econômico-financeiro no Município. O evento ocorrerá no dia 23 de julho, sexta-feira, a partir das 14 horas, no plenário da Câmara.

Gatão de Meia Idade - Despertares