Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 01/21/14

21 de jan. de 2014

Quatro projetos são aprovados em sessão extraordinária – Uruguaiana.




Na sessão extraordinária de segunda-feira, dia 20/01, foram aprovados quatro projetos de lei do Poder Executivo na Câmara Municipal de Uruguaiana. Entre eles o que inclui ao planejamento orçamentário o investimento de verbas ao Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas (CAPS) destinadas à aquisição de terreno para empreendimento habitacional e à construção de um centro de triagem de resíduos secos para a Associação de Catadores de Lixo Amigos da Natureza (ACLAN). Foi aprovada a abertura de crédito adicional especial no valor de cerca de R$ 1.800.000,00 no orçamento programado para destinar recursos ao Fundo Municipal de Saúde, Fundo Municipal de Habitação e Saneamento, Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Referente aos servidores públicos, foi derrubado o veto parcial do Prefeito ao Ato Legislativo no projeto que autoriza o município a instituir o Programa de Auxílio à Alimentação ao Servidor Público Municipal (PASS). O Executivo alegou não haver capacidade financeira para considerar a emenda da Câmara que prevê atualização anual dos valores com base em índice oficial de inflação. À alegação de impossibilidade de a Câmara legislar sobre despesas, os vereadores entendem que a reposição inflacionária é mera atualização. A partir de agora, a matéria retorna para a sanção do prefeito e poderá ser promulgada pelo presidente Ronnie Mello caso haja nova atitude negativa do Executivo. Aos servidores municipais foi autorizada a transferência de recursos financeiros às associações dos funcionários e dos professores municipais (AFMU e APEMU) para antecipação de valores de consignações na folha de pagamento que permite às Associações honrar compromissos referentes às despesas de convênios.
Também foi autorizado o município a firmar termo de Cooperação com o Sindicato Rural e a Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana para a manutenção das estradas vicinais do Município. O projeto estabelece que o município disponibilizará a motoniveladora e o operador da máquina, enquanto as demais partes arcam com o pagamento de despesas como fornecimento de óleo diesel para o funcionamento da máquina e administram a operação do equipamento, direcionando-o para trajetos de maior necessidade, de comum acordo com os produtores de Uruguaiana.

Legislativo denuncia desatenção em obras no Rui Ramos – Uruguaiana.



O Poder Legislativo relatou ao Ministério Público a situação de abandono do prédio do antigo CACAU, no bairro Rui Ramos, onde há projetada a instalação de clínica de fisioterapia. Os vereadores Rafael Alves e Irani Coelho, representantes da Comissão de Serviços Municipais da Câmara, reuniram-se com a promotora de Justiça, Jocelaine Dutra Pains, na segunda-feira, dia 20, para tratar sobre o assunto. Existe convênio firmado entre Prefeitura e Universidade Federal do Pampa para a implementação da clínica de fisioterapia que prevê a execução das adaptações necessárias do município para que a instituição de ensino atue com profissionais para atendimento à comunidade. Os vereadores buscam informações e providências através da provocação ao MP. Em reunião com o presidente da Câmara Municipal, vereador Ronnie Mello, o prefeito, Luiz Augusto Schneider, informou que aguarda o início da execução do orçamento 2014 para solucionar a situação. Na ocasião foi denunciada a depredação do Posto de Saúde localizado ao lado do antigo CACAU, com o furto de oito aparelhos de ar-condicionado na semana passada, quando só então, foi providenciada segurança no local; os parlamentares denunciam a omissão da administração no período anterior. Também o atraso na construção do Centro de Esportes e Cultura, com prazo encerrado em junho de 2013, foi pontuado pelos vereadores, pois a obra foi paralisada em fevereiro de 2013, sem que houvesse a fundamentação do ato da administração municipal.

Construção de nova ponte sobre o Rio Ibicuí – Uruguaiana.



O Sindimercosul - Sindicato dos Trabalhadores em Transportes de Cargas de Linhas Internacionais do RS iniciou na sexta-feira, dia 17/02, uma campanha através de abaixo-assinado para a construção de uma nova ponte sobre o Rio Ibicuí, na rodovia BR 472 entre os municípios de Itaqui e Uruguaiana. A ponte metálica sobre o rio Ibicuí é a mais antiga do Estado construída em 1888, tem hoje 126 anos e é uma via estratégica para o transporte de cargas. Por ela passam U$ 20 bilhões por ano, sendo um dos mais importantes corredores de exportação do Brasil. A ponte pode receber somente um veículo de cada vez e, por isso, seus acessos têm semáforos, controlados manualmente. O abaixo-assinado esta disponível na sede do Sindicato. (Rua Félix Grivot, 355 - Bairro Rui Ramos).