Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 11/12/10

12 de nov. de 2010

Comissão vai apurar denúncias de uso inadequado de agroquímicos no interior

Comissão formada por engenheiros agrícolas, técnicos em aplicação de herbicidas e pelo vereador Luis Gilberto de Almeida Risso irá apurar as denúncias de uso inadequado de agroquímicos no interior do município. As primeiras propriedades a serem inspecionadas pela comissão estão nas localidades de Capela do Ipané e João Arregui, onde um grupo de produtores de hortifrutigranjeiros alega estar sofrendo prejuízos econômicos pelo uso inadequado de agrotóxicos nas lavouras de arroz.
A formação da comissão foi a principal sugestão aprovada pelos participantes da audiência pública que debateu o impacto dos agrotóxicos no meio ambiente e na saúde das pessoas. A audiência reuniu produtores do interior do município e representantes de entidades como Emater, Associação dos Arrozeiros, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí, Justiça Federal, Secretarias Municipais de Agricultura e do Meio Ambiente, Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Instituto Riograndense do Arroz, empresas de aviação agrícola, pequenos produtores rurais e os vereadores Rafael Alves (PSDB), José Clemente Corrêa (PT) e Luis Gilberto de Almeida Risso (PMDB).

HELENA DE URUGUAIANA, na 34a. feira do livro --

a escritora uruguaianense maria da graça rodrigues, especialista em literatura pela universidade federal do rio grande do sul (ufrgs), estará na cidade autografando a novela Helena de Uruguaiana (editora dublinense, 112 páginas, R$ 28).

sessão de autógrafos: domingo (28 de novembro) às 18h30min no estande de autógrafos da feira do livro



RESENHA EDITORIAL:
O cenário é o pampa de Uruguaiana, na fronteira do Brasil com o Uruguai e a Argentina. Na cidade, a órfã Helena Maria é conhecida como muito bonita e charmosa. Sedutora, escolheu o alvo de sua paixão desde a infância: o primo Leonel, 15 anos mais velho. E para conquistar o seu amado, Helena não medirá esforços, inclusive para enfrentar a resistência da família e o medo do primo diante do amor proibido.

"Esta Helena de Uruguaiana passa a palavra a Helena Maria, uma mulher bonita e charmosa que, assim como aquela Helena de Troia, vem a ser cobiçada e disputada pelos homens. Esta Helena moderna, no entanto, cruza com Sherazade e narra suas peripécias com humor e franqueza, uma franqueza um tanto desconcertante ao revelar as artimanhas de uma menina de treze anos para despertar o interesse e o desejo do primo adulto. Onde se esperaria a clássica história de sedução da moça ingênua, surge o procedimento pensado e ousado da ardilosa Helena uruguaianense para conquistar seu amado."

Homero Vizeu Araújo

No alerta do SIMERS - médicos a um dia da paralisação!

SIMERS pede reconhecimento ético a médicos que suspenderão partos
O Sindicato Médico/RS pedirá o reconhecimento ético da mobilização dos obstetras que atuam no plantão da Santa Casa de Uruguaiana. Os profissionais deixarão de fazer partos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir da zero hora de domingo. O documento será entregue ao Conselho Regional de Medicina (Cremers), nesta sexta-feira, 12, informando sobre as reivindicações dos dez médicos e a suspensão do atendimento, caso não haja uma solução para o impasse com a Prefeitura e Santa Casa.

“Os médicos estão trabalhando há 20 anos no hospital sem contrato, férias ou décimo terceiro”, afirma o diretor do SIMERS, Nauro Aguiar. Além da formalização do vínculo de trabalho, o grupo busca melhores condições para o atendimento e a valorização profissional, com o pagamento por produção, que representa o volume de atendimentos realizados.

Na pauta, também está a necessidade de suporte especializado durante os plantões, pois os obstetras enfrentam a ausência de pediatras e até mesmo de anestesistas durante os partos. Hoje, são atendidas pacientes vindas até mesmo da Argentina, com mais de 160 nascimentos por mês no hospital.
Também na manhã de hoje, o sindicato recebeu uma proposta da Prefeitura de Uruguaiana, frustrando e expectativa dos profissionais. Segundo Aguiar, a administração municipal não apresentou novidades em relação às negociações anteriores. Apesar de reafirmar a intenção de formalizar os contratos, a proposta assinada pelo prefeito Sanchotene Felice e pelo presidente da comissão gestora da Santa Casa, Luiz Augusto Schneider, não contempla as necessidades dos plantonistas e ainda ameaça com punições a quem interromper os serviços.
“O prefeito não entende o que está acontecendo. O número de atendimentos é grande. Chegam ao hospital gestantes de toda a região, e a remuneração é insuficiente para o volume de trabalho. É preciso o reconhecimento da importância destes médicos”, reforça o diretor sindical. Há anos o SIMERS busca o diálogo com os gestores do município sobre a situação dos obstetras, sempre informando as tratativas ao Cremers.

Caso não haja uma solução para o problema, o serviço funcionará apenas até a meia-noite deste sábado (13). A partir de domingo, os profissionais deixarão de atender. A comunicação sobre o prazo já foi feita pelo SIMERS por meio de nota pública. A cidade mais próxima com estrutura hospitalar é Alegrete, localizada a 150 quilômetros.

Uruguaiana de Luto - morreu Dona Nydia Esther Souza

Uma das primeiras aviadoras do Brasil, a professora Nydia Esther Souza, 90 anos, nascida em 19/02/1920, morreu no início da madrugada desta sexta-feira, 12/11, na Santa Casa de Caridade. O sepultamento do corpo acontecerá às 17h, partindo da Funerária Uruguaiana [av. Duque de Caxias]. Os sentimentos da editoria.

Gatão de Meia Idade - (Mais) coisas que quase não existem mais