Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 07/05/14

5 de jul. de 2014

Rio Uruguai - Uruguaiana em Situação de Emergência!



Neste sábado, dia 05/07, o rio Uruguai atingiu os 11m80cm na cidade de Uruguaiana. As águas tomaram conta do Tamandaré Iate Clube a chegaram até a rua Eustáquio Ormazabal, entre Estilac Leal e Padre Anchieta, no bairro Nova Esperança. No município mais de 5 mil pessoas foram atingidas pela cheia do rio. Na Vila de São Marcos, a estrada que liga aquela comunidade a Barragem Sanchuri está interrompida.
O prefeito Luiz Augusto Schneider, que Decretou Situação de Emergência em Uruguaiana, manteve contato com o gerente da empresa São João Transportes, Noli Airton Turcot, solicitou uma alteração no horário de partida de uma das linhas de Uruguaiana a São Borja, utilizada por moradores da Barragem Sanchuri, São Marcos e demais localidades do interior ao longo da BR 472.
A linha, que habitualmente sai da cidade às 17h, durante o período de emergência estará partindo às 15h. “A única forma de transporte nesses locais é o barco, e saindo de Uruguaiana às 17h, o ônibus já chegará à noite nas localidades, impedindo o transporte por água”, justificou o Prefeito. A Prefeitura Municipal de Uruguaiana, o Exército Brasileiro, a Marinha do Brasil e a Defesa Civil atuam em conjunto para amenizar o sofrimento da população.
Os desabrigados foram transferidos para antiga CAUL, Centro Esportivo Nova Esperança, antiga Destilaria de Petróleo Ipiranga e na sede das Escolas de Samba Ilha do Marduque e Cova da Onça. Doações de roupas, agasalhos, lonas e gêneros alimentícios podem ser encaminhadas pelos telefones 3414-0032 ou 9622-9685.

Poder Legislativo no Imbaá – Uruguaiana.



A próxima sessão ordinária da Câmara Municipal de Uruguaiana, terça-feira, dia 08/07, será realizada no distrito de Imbaá. O encontro será realizado no Piquete João de Barro, às 19h. A ação cumpre com as atividades realizadas pela descentralização do trabalho parlamentar, oportunizando às comunidades do interior o conhecimento do Legislativo e a proximidade com vereadores para apresentação das reivindicações.

Os 150 anos da Retomada de Uruguaiana.



A Câmara Municipal de Uruguaiana planeja a participação nas comemorações do Sesquicentenário da Retomada de Uruguaiana, fato histórico que será festejado no próximo ano com atividades culturais e educativas no município, precisamente no dia 18 de Setembro de 2015. Na sexta-feira, dia 04/07, o presidente do Legislativo, vereador Ronnie Mello, recebeu o integrante da comissão organizadora dos eventos, Luiz Machado Stabile, para tratar sobre as homenagens prestadas às personalidades que fizeram parte da Retomada.

Câmara trata sobre Educação Inclusiva – Uruguaiana.



Na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 03/07, as ações desenvolvidas para promoção de educação inclusiva nas escolas de rede municipal de ensino foram detalhadas na Câmara. Profissionais da área relataram a busca pela garantia do direito ao acesso, à permanência dos portadores de deficiência nas instituições e à qualidade do ensino.
Utilizou a palavra, através de requerimento do vereador Irani Fernandes, o secretário municipal de Educação, Delmar Kaufmann, com equipe da Secretaria que coordena os trabalhos relativos ao assunto. Diretora do Departamento Pedagógico, Mara Elaine Cardoso, coordenadora da orientação educacional ao Atendimento Especial, Sandra Krause, e professora Ana Goulart, que utilizou a palavra por indicação da vereadora Jussara Osório.
“Anualmente, tem aumentado o número de matrículas de crianças com necessidades educacionais especiais e consequentemente, a atenção à modernização da infraestrutura e da pedagogia”, considerou o vereador Irani. O secretário de Educação relatou que o tema é tratado como desafio no sistema de ensino em todo o Brasil, em razão da recente incorporação aos currículos de formação dos profissionais e à adequação das condições estruturais.
Na rede municipal de ensino, há 428 alunos matriculados, sendo a maioria no ensino fundamental. “Não nos atemos às deficiências, mas ao potencial e às habilidades de cada aluno”, afirmou a professora Ana ao destacar a qualidade da orientação educacional e pedagógica oferecida no município.
Em outra oportunidade, o assunto foi tratado na Câmara com a presença da Coordenadoria Regional de Educação que relatou as ações nas escolas estaduais. Os vereadores reiteraram a importância de ampliar o debate e as políticas inclusivas para garantir do direito de igualdade a todos e destacaram a carência de profissionais da saúde especialistas na área.

Comissão do Plano Diretor – Uruguaiana.



As atividades da Comissão Especial de análise do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, Rural e Ambiental foram encerradas nesta terça-feira, dia 01/07, na Câmara Municipal. Reunidos no plenário, os vereadores aprovaram o parecer do relator que anexa 31 emendas ao projeto original. Entre as alterações destacadas, está a ampliação da participação da sociedade civil em diversas áreas de ação comunitária, econômica e social. Por exemplo, a garantia de participação na integração do sistema de planejamento que engloba as decisões preponderantes ao Plano.
As emendas também dispõe sobre transporte rural coletivo, estímulo à formação e qualificação de recursos humanos e trabalham a divulgação da evolução do desenvolvimento do município. Ainda determina atualização da Lei 1004/69 que estabelece o perímetro urbano do município. Através do trabalho da Comissão que compreendeu audiências públicas, encontros para debates técnicos e estudos da legislação, foi indicada por emendas a diminuição de prazos para início de obras a partir da aprovação de projetos e para elaboração de lei específicas do parcelamento, edificação e utilização compulsória.
O Plano Diretor norteia o desenvolvimento de Uruguaiana para os próximos 20 anos, sendo a primeira discussão do Projeto dia 10 de julho, dando seguimento ao trâmite Legislativo. Algumas sugestões, por não serem matéria do Plano, deverão ser incorporada por programas ou leis específicas. Integraram a Comissão Especial de exame e de apreciação do Plano como relator, vereador Marcelo Lemos (PDT), presidente, Rafael Alves (SDD); e vereadores Luis Gilberto de Almeida Risso (PMDB); Irani Fernandes (PP) e Egídio Carvalho (PSDB).