Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 06/21/14

21 de jun. de 2014

Museu Histórico Raul Vurlod Pont – Uruguaiana.

 
 


O Museu Histórico Raul Vurlod Pont está localizado na rua Tiradentes nº. 2801, antiga residência do médico e intendente de Uruguaiana, João Fagundes, tombada pelo patrimônio histórico municipal. Este imóvel foi adquirido pela Prefeitura Municipal de Uruguaiana. Atualmente, o Museu Raul Pont conta com oito salas: da Retomada de Uruguaiana, dos Sesmeiros, Farroupilha, do Negro, da Velha República, Charrua, Jesuítica e dos Imigrantes. Neste ano, 742 pessoas já visitaram o Museu Raul Pont. Todo acervo foi organizado pelo diretor, pesquisados e historiador, Dagoberto Alvim Clos. No local estão expostas armas, uniformes, estátuas sacras, moedas, fotos, peças em pedra e porcelana, bandeiras, biografias resumidas de personalidades históricas e acervo que pertenceu ao Marechal Setembrino de Carvalho, General Bento Martins de Menezes e Zequinha Guimarães. No local, os visitantes vão encontrar o vestido que a ex-primeira-dama do Brasil, Maria Tereza Goulart, usou na posse do gaúcho João Belchior Marques Goulart na Presidência da República.
 Também, entre os objetos históricos, o lenço farroupilha de Bento Martins; a batina do 1º. Bispo de Uruguaiana, D. Hermeto José Pinheiro; e a espada do Imperador D. Pedro II, quando da retomada de Uruguaiana, ocorrida em 18 de setembro de 1865. O Museu Raul Pont abre de segundas às sextas-feiras, das 8h às 12h, e das 14h às 18h. Visitas também podem ser agendas aos sábados. No andar térreo do prédio está sendo instalado o Projeto CEU – Coral Estudantil de Uruguaiana, que tem como coordenadores os músicos e professores Jorge Knela Rios e João Quintana Vieira e ministra aulas de canto para 72 menores carentes. E-mail do Museu é museuraulvpont@gmail.com Informações, em horário comercial, pelos telefones 3414-1703 ou 9995-5202.

Dança Árabe faz sucesso no Teatro Municipal - Uruguaiana.

 
 


Na sexta-feira, dia 20 de junho, das 22h10min a 1h20min, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, um público de 650 pessoas, prestigiou o Gala Show das Estrelas e do Ballet da VI Expo Árabe de RADAM, evento que reuniu 250 bailarinos, em sua primeira apresentação no Brasil, com orquestra ao vivo Al-Hijaz. A apresentação denominada Elementos na Noite Árabe, contou com bailarinos de Jaguarão, Santana do Livramento, Uruguaiana; República Oriental do Uruguai; e argentinos de Santiago del Estero, Rio Negro, Córdoba, Santa Cruz, San Juan, La Pampa, Missiones, Neuquén e San Luiz. A Expo tem como principal objetivo a difusão da milenar cultura árabe na América do Sul, focando na dança, usos e costumes, culinária, história e folclore.
A organizadora do evento, que está na sexta edição, é a professora Sharon Ali, descendente de libaneses que, no ano de 2009, decidiu criar a R.A.D.A.M para continuar na tarefa de difundir a cultura de seus ancestrais, principalmente a dança e a música árabe. A sigla RADAM significa Rede de Academias de Danças Árabes do Mundo. Participaram do espetáculo as bailarinas internacionais Bettiana Torres, Celina Schilder, Ana Janina Solis Torres, Baida Gatica, Ornella Bonn, Paula Coloma, Romina Romero, Sandra Albeche, Mariela Dal Santo, Marina Barrionuevo, Laura Silva, Maria Eugenia Vicentini Anub, Elisa Donzelli, Florência Ximena Corneli Alluz e Silvana Fredes. O evento teve entrada franca.

Gatão de Meia Idade - o rigor da lei