Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 04/19/11

19 de abr. de 2011

Médicos intensivistas das UTIs da Santa Casa decidiram por não entrar em greve

Dr. Augusto Conte é indicado para ser Cônsul do Grêmio em Uruguaiana



O presidente Paulo Odone indicou o médico Augusto Conte como novo Cônsul do Grêmio em Uruguaiana. A posse será oficializada em maio próximo.

Sorte ao Conte e aos tricolores de Uruguaiana e região.

Trem atropela e provoca amputação de membros inferiores - Uruguaiana

Trem da ALL, às 21h07min, atropelou cidadão de 22 anos, no trecho entre as ruas Santana e Bento Martins. Tiago Lopes da Cunha poderia estar deitado sobre os trilhos. A vítima sofreu a amputação dos dois membros inferiores. Tiago recobrou os sentidos parcialmente chegando ao Pronto Socorro, porém o estado de saúde do jovem é grave. Ele não portava documentos, porém já possuia cadastro no sistema do PS. Uma mochila foi encontrada próxima ao corpo. A Brigada Militar e Polícia Civil estão periciando o local.




Ouça o debate Dr. Fernando Matos pres. CREMERS x prefeito Felice Rádio Gaúcha

http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=178579&channel=232

Renato Corrêa - presidente do Conselho Municipal de Saúde foi o 1º. a depor na CPI da Saúde - Uruguaiana

Na terça, 19, Renato Correa, presidente do Conselho Municipal de Saúde depôs na CPI, com a presença dos vereadores Rafael Alves, Mauro Brum, Rogério de Moraes e Clemente Corrêa.
Sobre os desvios de medicamentos na Secretaria da Saúde, ele disse que há um processo administrativo em andamento no Ministério Público e que há indícios de que não é apenas uma pessoa a responsável. O valor estaria em torno de 2milhões.
Quanto à Santa Casa, a partir de abril de 2008 teve início uma perseguição aos funcionários, desde os de “mais baixo até o mais alto nível”. Antes havia uma equipe multiprofissional que se reunia mensalmente, coordenada por um médico de Porto Alegre, Rogério Pires, que fazia um levantamento geral de despesas e de como atender bem os pacientes. Atualmente as pessoas são mal recebidas, mal acolhidas e mal internadas em função de uma intervenção nefasta da administração. Começaram todos os tipos de assédio e perseguições. “Velhos, gordos e feios são advertidos de que tem de emagrecer”, diz Renato. Conta o presidente do Conselho que tudo isso é de conhecimento do prefeito.
Os funcionários realizaram assembleia com mais de 300 participantes, colocaram no papel todas as dificuldades que estavam passando para encaminhamento de providências, mas foram orientados a não assinarem seus nomes.
Foram demitidos mais de 60 % dos funcionários. As avaliações de currículos são feitas por uma só pessoa. São contratados funcionários com perfil muito similar ao da direção: perseguidores, ameaçadores e desagregadores.
Há uma praga instalada na Santa Casa que conseguiu destruir tudo o que havia de bom. Cada um no seu canto. Não existe mais reunião de enfermagem, nem treinamento, contratam empresas de fora a alto custo para fazer o mesmo serviço que os funcionários de Uruguaiana faziam.
O método de administração é arcaico, ameaçador, não precisa fazer muito para ser considerado “inimigo do sistema”.
Há graves problemas na Hemodiálise de pessoas que trabalharam por dois anos sem serem contratadas e com exigência de cumprimento de carga horária.
Alguns dos demitidos não foram substituídos. Há profissionais atendendo de 15 a 20 pastas. Hoje não se sabe mais se o auxiliar técnico que está na pediatria, estará amanhã, ou poderá ser mandado para a cirurgia. Há um relatório no Conselho Regional de Medicina e outro no Conselho Regional de Enfermagem denunciando o desrespeito com a formação e o treinamento dos profissionais. As prescrições não estão sendo cumpridas porque a administração decidiu que não vai comprar os medicamentos.
Sobre desistências de recursos, além dos R$300 mil que o município deixou de receber por falta de projeto em tempo hábil, está prestes a perder o recurso da UTI pediátrica (R$400 mil), pois o prazo está se esgotando.
O CAPS foi desapropriado para ser criado um CAPS AD (para alcoólicos e drogados). A verba está à disposição, mas não houve movimento para se habilitar.
Os agentes comunitários do PSF são 32, deveriam ser de 250 a 300. Quanto maior o número de agentes, mais recursos o município recebe para a saúde. Além disso, os agentes não conseguem cumprir as metas, por isso não estão recebendo o incentivo, ou seja, não estão recebendo o ganho que foi fixado.
Na opinião de Renato Corrêa, foi montado um esquema para desmontar o serviço. É criado um clima de perseguição, negação de material com o objetivo de dizer que o profissional é incompetente.


Por - M. C. Prati

Em entrevista: "Felice disse ser vítima de um complô".

CREMERS estará em Uruguaiana dia 28.04.2011

O Dr. Fernando Matos [Presidente do CREMERS] e assessoria jurídica do Conselho estarão em Uruguaiana para acompanhar de perto a evolução do impasse entre médicos e prefeito Felice. No roteiro visita a orgãos do judiciário MPs Federal e Estadual.

CREMERS denuncia Felice por improbidade administrativa

O Ministério Público Federal de Uruguaiana protocolou nesta segunda-feira, 18, uma representação do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul, contra Sanchotene Felice. O documento denuncia o prefeito por improbidade administrativa e abuso de autoridade dentro da Santa Casa do município. Segundo o presidente do Cremers, Fernando Matos, o prefeito age de maneira agressiva, destrata publicamente as pessoas e assume uma postura ameaçadora. Sanchotene Felice, por sua vez, nega qualquer ameaça, ressalta que em sua vida pública não há registro de agressões, nem de qualquer tipo de inquérito.

Aniversário de Getúlio Dornelles Vargas, Roberto Carlos e ainda Dia do Índio