Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 08/22/12

22 de ago. de 2012

Estudantes recebem Projeto Sesc Mais Leitura - Uruguaiana.


Os alunos dos Institutos Estaduais Elisa Valls e Romaguera Correa entrarão no universo literário das obras de João Cabral de Melo Neto nos dias 23 e 24 de agosto. O Sistema Fecomércio-RS/Sesc, por meio do Projeto Sesc Mais Leitura, promove o encontro dos estudantes com o poeta gaúcho Sidnei Schneider.
Schneider é poeta, tradutor e contista. Natural de Cruz Alta, já conquistou um total de treze premiações tendo publicado artigos, poema, contos e traduções de poesias em jornais e revistas. O ministrante é membro da Associação Gaúcha de Escritores. Os encontros com os estudantes acontecem nas duas escolas em dois momentos conforme segue abaixo. Mais informações podem ser obtidas no Sesc pelo telefone (55) 3412-4624.
Sobre o Sesc - No Rio Grande do Sul, o Sesc está presente em mais de 450 municípios com atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação.  Desta forma, o Sesc/RS desempenha o papel social assim como o Senac/RS o da qualificação profissional do Sistema Fecomércio-RS que atua em âmbito econômico, político e social pela constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. Outras informações podem ser obtidas através do site www.sesc-rs.com.br.
Sesc Mais Leitura com Sidnei Schneider

23/08, quinta-feira - Instituto Estadual Elisa Valls
Horários: 9h e 10h30.
24/08, sexta-feira - Instituto Estadual Romaguera Correa
Horários: 9h e 14h.

Polícia Federal flagra mais 13 chineses clandestinos e prende dois “Coiotes”- Uruguaiana.


Na terça-feira, dia 21/08, a Polícia Federal identificou, em Uruguaiana, 13 cidadãos chineses, todos em situação de entrada e estada ilegal no País. Num primeiro momento, um grupo de 06 chineses, sob a responsabilidade de um taxista argentino, foi flagrado quando chegavam em um hotel de Uruguaiana para fins de hospedagem.
         O taxista argentino e o grupo de chineses foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal para que o responsável pela internação clandestina dos estrangeiros no País fosse preso em flagrante e os estrangeiros notificados nos termos das normas de imigração. Quando o primeiro grupo de chineses era devolvido ao hotel de onde haviam sido trazidos, os Policiais Federais flagraram, no mesmo hotel, mais 07 chineses, também em situação ilegal de estada, agora acompanhados de um indivíduo paraguaio, que acabava de chegar com o grupo, proveniente de São Paulo/SP.
         O paraguaio foi identificado como o responsável pelo grupo e os policiais apuraram que havia vínculos que indicavam que o Paraguaio e o Argentino estavam vinculados ao mesmo esquema de introdução de estrangeiros clandestinos no País, responsável pela recepção, transporte, hospedagem e possível tentativa de migração dos chineses para a Argentina, tudo de forma oculta, visando esquivar-se da ação das autoridades migratórias.
Os indivíduos responsáveis pelos grupos foram autuados em flagrante pela prática dos delitos de introdução e ocultação de estrangeiros clandestinos, previsto no art. 125, XII, do Estatuto do Estrangeiro, que prevê pena de até 03 anos de detenção, além da prática de delito de formação de quadrilha, previsto no art. 288 do Código Penal, que prevê pena de 01 a 03 anos de reclusão. Somadas, as penas podem chegar a 06 anos de reclusão.
Os presos foram recolhidos à Penitenciária Modulada de Uruguaiana, onde ficarão à disposição da Justiça Federal de Uruguaiana. Os estrangeiros em situação irregular foram notificados a deixar o País no prazo de 03 dias,  sob pena de deportação.
A realização da prisão faz parte das ações das OPERAÇÕES SENTINELA, da Polícia Federal, que visa a intensificação do controle, fiscalização e inteligência policial na faixa de fronteira do Brasil com países vizinhos e tem por objetivo a prevenção e repressão de crimes transnacionais, como contrabando, descaminho, tráfico internacional de drogas, armas e munições.

Dois incêndios em Uruguaiana.

No início da tarde de 20/8,  um incêndio atingiu o 9º. andar do Edifício Leblon, localizado na rua Santana, entre as ruas Domingos de Almeida e General Câmara. O sinistro destruiu parcialmente dois apartamentos. Bombeiros da cidade de Paso de los Libres auxiliaram no combate ao fogo. Na terça-feira, dia 21/8, às 0h05min, incêndio destruiu totalmente uma casa de madeira na rua 21 de Abril, no popular Beco do Sapo, na União das Vilas.

Solicitadas informações sobre elaboração da LDO - Uruguaiana.


A Câmara Municipal de Uruguaiana solicitará informações ao Poder Executivo Municipal e ao Conselho Municipal de Saúde sobre a aprovação das verbas disciplinadas na Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2013 referentes à saúde pública. O requerimento do vereador José Clemente Corrêa (PT) baseia-se na obrigatoriedade do Conselho deliberar e aprovar a pré-proposta orçamentária anual da área, sendo este o órgão que atua no acompanhamento, controle e execução da política municipal de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros. 
De acordo com o vereador Clemente, o rompimento com a determinação da lei que impõe a participação do Conselho na construção da LDO, torna inviável a aprovação, em razão disto busca-se esclarecimentos para apreciar a legalidade do processo.  
Sobre a LDO, durante a sessão, o líder do governo na Câmara Municipal e presidente da Comissão de Finanças, vereador Fernando Tarragó (PSDB), anunciou que, através de acordo com o Poder Executivo, constarão as diretrizes e planejamento do orçamento de forma generalizada e os valores específicos destinados para cada setor serão apresentados na Lei Orçamentária.