Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 07/16/13

16 de jul. de 2013

Movimento Lojista em Uruguaiana.




Nesta terça-feira, dia 16/07, lideranças comerciais promoveram manifestação do Movimento Lojista - RS Sem Diferença, ICMS Justo Já! Na oportunidade, a Câmara de Dirigentes Lojistas levou seus associados às ruas centrais da cidade para reivindicar a cobrança do diferencial da alíquota sobre produtos oriundos de outros estados da federação. A tarifa cobrada pelo Governo do Estado, hoje, é de 5%.

Farmacêutico na Praça em Uruguaiana - Serviços gratuitos.



O Conselho Regional de Farmácia do RS (CRF-RS) e a Associação de Farmacêuticos do RS (Afargs) promovem neste domingo, dia 21/07, das 14h às 18h, a 10ª edição do "Farmacêutico na Praça", no Parque Dom Pedro II, em Uruguaiana. A partir das 14h, profissionais voluntários oferecerão serviços de orientação farmacêutica, aferição de pressão arterial, teste rápido de glicemia e recolhimento de medicamentos vencidos ou em desuso. Acadêmicos de Farmácia da Unipampa auxiliarão no acolhimento e cadastro. O Farmacêutico na Praça, que teve sua primeira edição em Porto Alegre em setembro de 2012, já visitou Capão da Canoa, Passo Fundo, Santa Maria, Santo Ângelo, Livramento, Pelotas, Ijuí e Gramado e o CRF-RS ainda pretende levá-lo a várias cidades do interior do estado. Em Uruguaiana, o evento tem o apoio da Secretaria de Turismo do município, da Unipampa, da Farmácia-Escola da Ulbra e conta com patrocínio da Roche.

SPM dialoga com as mulheres catadoras de Uruguaiana.




A Secretária de Políticas para as Mulheres do RS, Ariane Leitão, participou nesta terça-feira (16) da microconferência regional de meio ambiente em Uruguaiana. Em discussão, o tema de trabalho e renda. Na ocasião, ao lado da coordenadora da associação nacional das catadoras e conselheira do CDES/RS, Maria Tugira da Silva Cardoso, a titular da SPM falou às mulheres catadoras sobre as ações da pasta em busca da inclusão das mulheres no mundo do trabalho. Ariane destacou a importância dessas discussões municipais para apontarem as pautas que serão encaminhadas à conferência estadual. "Dados apontam que 80% das pessoas que trabalham nos lixões são mulheres. Precisamos empoderar essas mulheres trabalhadoras para que discutam a política ambiental, vista a partir da perspectiva de uma nova forma de geração de renda.
Ações que empoderam e incluem as catadoras na economia e na vida política, com  políticas que atendam às suas necessidades", destaca a secretária. Ao falar sobre o papel da mulher na definição de políticas de meio ambiente, pela perspectiva feminina. Em relação às demandas que podem ser encaminhadas para a conferência estadual, a secretária apontou a visão da SPM sobre três pontos principais. Primeiro, da mesma forma que o Governo do Estado, acredita que deva haver uma mobilização do movimento de catadoras e catadores contrário à incineração do lixo. Segundo, apontar eixos para que as políticas municipais e estaduais de meio ambiente se constituam a favor da criação de cooperativas, locais de liderança feminina.
E, por fim, que as políticas de meio ambiente estejam diretamente ligadas às políticas públicas da saúde.A participação da SPM na micriconferência serve para abrir as discussões que servirão de base para a realização de quatro conferências regionais, promovidas pela SPM e direcionadas às catadoras. A presença da secretária no município atendeu a uma agenda institucional que aconteceu na parte da manhã com a vice-prefeita Nerai Kaufmann. Em pauta, a discussão sobre a ampliação dos organismos de enfrentamento à violência contra a mulher, como a criação de uma coordenadoria da mulher e a instituição do centro de referência da mulher no município. (Texto e foto: Luana Mesa).

Gatão de Meia Idade - elas querem é casar