O desempenho comercial
do setor vitivinícola em 2016 recuou 18% frente ao ano anterior, totalizando a
venda de 343,7 milhões de litros em vinhos, sucos, espumantes, vinagres,
destilados e outros derivados da uva. Os segmentos que apresentaram maior
retração nas vendas foram o de vinho de mesa, com venda de 165,9 milhões de
litros, e o de suco de uva natural, com 94,1 milhões de litros, ambos com queda
de 20%. O vinho fino, entretanto, apresentou uma redução menos expressiva, de
apenas 2,8%, mantendo as vendas em 19,2 milhões de litros.
“Já esperávamos que, com
uma produção de vinhos menor, a venda seria também menor. Mas esse recuo foi
agravado pela crise econômica, aumento dos impostos, do desemprego e da queda
no poder aquisitivo das pessoas” analisa o diretor de Relações Institucionais
do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Carlos Paviani, referindo-se à
quebra de 57% registrada na safra de uva do ano passado, que diminuiu a
disponibilidade dos produtos.
Contrabalançando o desempenho
no mercado doméstico, o setor comemora a retomada nas vendas para o Exterior. O
resultado mostra a crescente aceitação internacional dos vinhos brasileiros,
principalmente em mercados considerados bastante competitivos, como Estados
Unidos, Europa e Ásia. As exportações registraram alta no valor de 45%,
totalizando US$ 5,9 milhões, e no volume, de 43%, com 2,2 milhões de litros,
assim como no preço médio do litro exportado, que passou de US$ 2,57 para US$
2,61.
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