Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 07/17/09

17 de jul. de 2009

O endereço eletrônico é: www.enem.inep.gov.br/inscricao

Até às 11h desta sexta-feira - 4 milhões de estudantes do ensino médio haviam feito a inscrição ao ENEM.

Atenção: Inscrições ao ENEM prorrogadas até o domingo 23h59min.

Rede particular de ensino tira o time de campo mais cedo para evitar a GRIPE A.

Gripe A - Prevenção e Atendimento

O médico pneumologista Cláudio Barzoni Crespo, ao participar do programa Uruguaiana Vencerá, quinta-feira, dia 16/07, destacou que é importante evitar aglomerações, procurar atendimento nos Postos de Saúde, quando notar os primeiros sintomas da gripe, tais como: febre elevada, coriza acentuada, dor forte de garganta, dor no corpo, dor de cabeça e tosse seca, de forma abrupta. O médico Cláudio Crespo enfatiza que o vírus da gripe é bastante comum, e depois dela pode haver uma segunda infecção, no caso bacteriana, o que geralmente agrava o caso. Além disso, neste período do ano, são comuns as doenças do inverno, do frio que lotam os leitos hospitalares, UTI e clínicas. Entretanto, temos um hospital, de referência regional, apto para prestar atendimento, com capacitação. O vice-prefeito e secretário municipal de Saúde e Meio Ambiente, Luiz Augusto Schneider, anunciou que, diariamente, na média estão sendo atendidas 300 pessoas no Pronto Socorro, 90 na Policlínica, e 30 em cada posto com atendimento noturno. Estão sendo contratados 5 médicos para reforçar as equipes, e as pessoas após consultarem, recebem no mesmo posto, os medicamentos prescritos. Hoje, em Uruguaiana, temos 21 casos suspeitos, 5 deles graves. Ao final, o secretário Schneider, informa os locais com atendimento noturno, das 18h às 21h: na Policlínica Municipal, na avenida Presidente Vargas; nos postos 4, na Cohab I; 5, na vila Francisca Tarragó; 6, no bairro São João; 7, na União das Vilas; 14, na RBS; 16, na Cidade Alegria; 17, na vila Nova Esperança; e no Posto do Centro Esportivo Zona Leste.

Pediatras na Policlínica Municipal

O vice-prefeito e secretário municipal de Saúde e Meio Ambiente, Luiz Augusto Schneider, anunciou que, na Policlínica Municipal, localizada na avenida Presidente Vargas, ao lado do Centro de Saúde, encontra-se disponível à população atendimento na área de Pediatria. Das 14h30min às 18h, com a médica Laura Mota; e das 18h às 21h, com Marilin Urrutia. O atendimento é por ordem de chegada.

PASEP antecipado

Informa o Secretaria Municipal de Administração, que o pagamento do PASEP 2009/2010 será antecipado aos servidores públicos municipais, entre os dias 20 e 24 de julho, devendo os mesmos dirigirem-se ao Banco do Brasil, agência Uruguaiana, no horário das 9h às 15h. Os servidores que não comparecerem nas datas marcadas, poderão receber seu abono e ou rendimentos no calendário oficial do PIS/PASEP. Para fins de recebimento, o servidor deve levar documento de identidade e número de CPF.

Atendimento nos Postos de Saúde

O vice-prefeito de Uruguaiana e secretário municipal de Saúde e Meio Ambiente, Luiz Augusto Schneider, anunciou o horário noturno de funcionamento dos postos de saúde abaixo relacionados: das 18h às 21h. Além da Policlínica Municipal, na avenida Presidente Vargas, a população pode ser atendida nos postos 4, na Cohab I; 5, na vila Francisca Tarragó; 6, no bairro São João; 7, na União das Vilas; 14, na RBS; 16, na Cidade Alegria; 17, na vila Nova Esperança; e no Posto do Centro Esportivo Zona Leste.

Jogos Rurais no Plano Alto

Os XVl Jogos Municipais da Juventude Rural serão realizados de 23 a 26 de julho de 2009, no Plano Alto, 3º. distrito de Uruguaiana. Este evento tem como promotores a Prefeitura Municipal de Uruguaiana, Emater /RS-ASCAR e AJUR, com a participação de 820 atletas competindo nos jogos e modalidades esportivas: vôlei , futsal , futebol 7 veterano, futebol 7 livre, atletismo - 100 metros, 4x100 metros, 800 metros,1500 metros, salto em distância, corrida do saco, cabo de guerra e escolha das candidatas a rainha e princesas dos jogos da Juventude Rural 2009. A abertura oficial acontecerá na sexta-feira, dia 24/07, às 20h.

Programação Cinema Rosalina Pandolfo Lisboa

Hoje, sexta-feira, 17/07, no Cinema Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, teremos às 18h e 20h, estreia do filme (dublado), A Era do Gelo 3. Também, sessões no sábado e domingo, às 15h, 16h40min, 18h20min e às 20h. Resumo do filme: Nesta terceira aventura, Scrat continua tentando agarrar a bolota fujona - e, no meio do caminho, pode encontrar seu grande amor; Manny e Ellie aguardam o nascimento de seu minimamute; Sid, a preguiça, cria a própria família, embora de faz-de-conta, ao desviar alguns ovos de dinossauro; e Diego, o tigre dentes-de-sabre, começa a se perguntar se a convivência com os amigos não o está deixando molenga demais. Numa missão para resgatar o azarado Sid, a turma aventura-se por um misterioso mundo subterrâneo, no qual acabam deparando com dinossauros, lutam contra estranhas plantas assassinas e conhecem Buck, uma agitada doninha de um olho só, caçadora de dinossauros. Valor do ingresso R$ 5,00. Informações: 3411-0800.

PMU - Concurso Público

Dia 14 de julho de 2009, a PMU - Prefeitura Municipal de Uruguaiana, por meio da Secretaria de Administração, encaminhou ao Poder Legislativo o projeto-de-lei nº. 029/2009, que cria cargos de provimento efetivo. O secretário municipal de Administração, professor Francisco Robalo Fernandes, ressalta que com a aprovação desta matéria, que versa sobre o quadro de vagas, teremos a realização do concurso público. Com a aprovação do Projeto, a Procuradoria-Geral do Município solicitará ao Poder Judiciário, a liberação do concurso. (Foto: Abaetê Bridi)

Citricultura - Nova matriz econômica

Quarta-feira, dia 15/07, às 10h, o prefeito Sanchotene Felice, acompanhado do secretário municipal de Agricultura, Wilson José Matteo Dornelles recebeu o engenheiro-agrônomo, Antônio Gonçalves, que é o autor do projeto e responsável técnico na implantação do Projeto Municipal de Citricultura. Antônio Gonçalves que possui doutorado na Espanha sobre Citricultura, é consultor da empresa Frutacor, maior produtora de cítricos no nordeste brasileiro, e implantou pomares nas cidades de Santa Margarida do Sul, Rosário do Sul, Júlio de Castilhos e São Gabriel, municípios cortados pelo Paralelo 30 e com clima e solo semelhantes ao de Uruguaiana, garantindo produção de excelente qualidade. Rosário do Sul já está exportando bergamotas para o Canadá. Atualmente, São Gabriel é a maior polo produtor de laranjas, uma variedade da Austrália, denominada de Lane-Lat. O consultor Antônio Gonçalves destaca que a República do Uruguai, com 3,5 milhões de habitantes produz 50 mil hectares de laranja e, há 40 anos, exporta para os Estados Unidos; enquanto que o Rio Grande do Sul, com mais de 9 milhões de habitantes produz apenas 25 mil hectares de laranja. O prefeito Sanchotene Felice enfatiza que, “em mil hectares plantados com laranja, são criados 700 empregos no campo e 300 empregos na cidade, tendo retorno de 40 a 60 toneladas por hectare. E, nada impede que na mesma área se produza frutas, peixes e se crie ovinos ou bovinos”, disse. Ainda, o consultor Antônio Gonçalves informa que a vida útil de uma laranjeira é de 35 anos, começa a produzir em 3 anos, tornando-se adulta entre os 9 e 30 anos. A reunião de explanação do projeto será realizada no dia 12 de agosto, às 14h, no Salão Nobre.

Campanha Educativa de Trânsito

A Prefeitura Municipal de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Setran) fará Campanha Educativa de Trânsito, no auditório do Senac, no dia 27/07, das 19h às 21h, com apoio da Brigada Militar, SEST/SENAT e Centros de Formação de Condutores. Informa o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Vitor Manoel Gediel Machado que o evento é aberto à comunidade, e integra a Semana Nacional do Motociclista, que ocorre de 21 a 28 de julho.

Jesus visita o Lula

Lula dircursava para dezenas de milhares de pessoas no Anhangabaú em São Paulo, quando, de repente, aparece Jesus Cristo, baixando lentamente do céu.
Quando chega ao lado de Lula, lhe diz algo ao ouvido.
Então, Lula dirigindo-se à multidão diz:
- Atenção companheiros ! O companheiro Jesus Cristo aqui, quer dizer algumas palavras para vocês.

Jesus pega o microfone e diz:

- Povo brasileiro, este homem que tem barba como eu, não lhes deu pão, da mesma forma que eu fiz?
O povo responde:
- Siiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiim !

- Não é verdade que, assim como eu multipliquei os pães e peixes para dar de comer a todos, este homem inventou o Fome Zero para que todos pudessem se alimentar ?
- Siiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiim ! Respondeu o povão.

- Não é verdade que ele assegurou tratamento médico e remédios para os pobres, assim como eu curei os enfermos ?
O povo grita:
- Siiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiim !

- Não foi traido por companheiros de partido, assim como eu fui traido por Judas ?
O povo gritou ainda mais forte:
- Siiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiim !

- Então o que vocês estão esperando para crucificar esse infeliz ???


PS: Tribuna também é humor, fala sério!