Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 10/25/13

25 de out. de 2013

Prevenção do Câncer Bucal – Uruguaiana.




Nesta sexta-feira, dia 25/10, foi realizada a Campanha de Prevenção e Combate ao Câncer Bucal, promovida pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), coordenado pela odontóloga Doris Delgado Mascia. O câncer bucal afeta a boca e parte da garganta, pode se desenvolver nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, amídalas e glândulas salivares. O fumo e o álcool são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer da boca. Pessoas que fumam e consomem bebidas alcoólicas excessivamente têm maior risco de desenvolver o câncer de boca.
De acordo com a Secretária de Saúde do Estado do RS o maior número de casos de câncer de boca é entre os homens. Segundo recente estatística, a cada 100.000 pessoas, 820 contraem a doença, destes, 630 são do sexo masculino. A campanha foi efetivada na Unidade Móvel da Saúde, em frente à Secretaria Municipal de Saúde, na avenida Presidente Vargas, com a Equipe do Centro de Especialidades Odontológicas – CEO/Uruguaiana.

Carteira na fronteira Libres – Uruguaiana.




Nesta sexta-feira, dia 25/10, o prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhado do secretário municipal de Governo, Fernando Fagundes Alves manteve, em seu gabinete, audiência com o Cônsul da República Argentina em Uruguaiana, ministro Alfredo Ortiz Baeza. Na oportunidade, o ministro Alfredo Baeza destacou a necessidade de que todas as pessoas de Uruguaiana que desejarem entrar na vizinha cidade terão que fazer a Carteira Nacional Fronteiriça, na Aduana Argentina.

Meio Ambiente – Curso de Capacitação – Uruguaiana.




A Prefeitura Municipal de Uruguaiana, por meio da Secretaria e do Conselho de Meio Ambiente promoveu nesta sexta-feira, dia 25/10, no Salão Nobre, o 1º Curso de Capacitação e Atualização em Gestão, Fiscalização e Licenciamento Ambiental para 40 técnicos de diversos órgãos e secretarias municipais relacionados com a questão, tais como, IBAMA, Unipampa, Pelotão Ambiental, Secretaria Estadual de Pecuária e Abastecimento, Associações Civis, Secretarias de Indústria e Comércio, de Obras, de Segurança e Trânsito e de Meio Ambiente assim como integrantes do CONSEMMA – Conselho Municipal de Meio Ambiente.
O Curso está divido em duas etapas: nesta sexta-feira a primeira etapa debateu a legislação ambiental, seus instrumentos legais e aplicabilidade, sendo ministrada pela advogada Cintia Malta Kovaski; e a segunda etapa, acontece neste sábado, dia 26/10, abordando experiências técnicas e gestão ambiental com o biólogo Jackson Muller.

Apresentadas obras do Governo Estadual em Uruguaiana.



Os investimentos do Governo do Estado em obras em Uruguaiana e região foram apresentados na Câmara Municipal de Uruguaiana. O titular da 10ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas, Maher Jaber, explanou sobre o destino de mais de um milhão e quinhentos mil reais de recursos aplicados no município em obras das áreas da segurança, educação, agricultura e saúde.
Os parlamentares questionaram as condições das escolas estaduais em Uruguaiana, solicitaram a urgência de atenção às demandas específicas das instituições, obras em estradas e maiores investimentos na região para o desenvolvimento socioeconômico, considerando insuficientes os atuais investimentos relatados em comparação a outras regiões.
A equipe da Coordenadoria executa, fiscaliza e orienta as obras ligadas a todas as secretarias estaduais na região, destacando as obras nas escolas Dom Hermeto, Cândido Rondon e Elisa Ferrari Valls, também do instituto penal e penitenciária modulada de Uruguaiana. O coordenador destacou a aplicação do Programa Básico de necessidades de obras para as escolas estaduais, sistema que otimizará recursos e tratará das necessidades emergenciais das instituições. Serão reparados sistemas elétrico e hidráulico, implantada acessibilidade, atenção à segurança e recursos didáticos após a análise das demandas de cada escola.

Instituto Federal Farroupilha em Uruguaiana.



A Câmara Municipal aprovou o projeto de lei que autoriza o município a proceder doação de área ao Instituto Federal Farroupilha. O ato permite a ampliação do espaço destinado à implantação da unidade de educação profissional, já autorizado em maio pelo Poder Legislativo. O terreno com área superior a 16.000 m² será doado pelo município, somando-se ao terreno anteriormente disponibilizado na antiga Azcouro. Desta forma, o IFF terá cerca de 30.000 m² para o desenvolvimento das atividades educacionais profissionalizantes em Uruguaiana.

Imperatriz homenageia Carnaval de Uruguaiana.




Nesta sexta-feira, dia 25/10, o prefeito Luiz Augusto Schneider recebeu em seu gabinete os representantes da Escola de Samba Imperatriz Itaquiense, da cidade de Itaqui. Os carnavalescos apresentaram ao prefeito o tema enredo da agremiação, que no Carnaval de 2014, irá homenagear o Carnaval Fora de Época de Uruguaiana. Também foi exibido o samba enredo de autoria do compositor Luis Felipe Poetini Alegre. Também participaram do encontro o presidente da Comissão Municipal de Carnaval, Eloy Arcídio Trojan e o arquiteto Carlos Alberto Ferreira do Canto.