Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 07/04/12

4 de jul. de 2012

Sexta-feira tem livro novo em Uruguaiana!


A força do hábito

contos de Márcio Estamado
lançamento dia 06 de julho (sexta-feira)
no SESC – Serviço Social do Comércio
confluência das ruas Flores da Cunha e Santana
 
NA FORÇA DO HÁBITO, AS FRAQUEZAS HUMANAS

O medo, da rejeição e do sofrimento. A cobiça desmedida. O ódio e o amor, que se alternam, separados por alguns segundos. Nos treze contos desta obra de estreia de Márcio Estamado, o leitor é conduzido a uma espécie de vitrine, onde os personagens podem ser observados em desavisada exposição de suas fragilidades, pequenas alegrias e sonhos desfeitos. Em Amor de abacateiro, a árvore marcada retribui a afeição de uma menina com sua pungente prova de amor. A dúvida, que não distingue o ateu do praticante, assalta dois homens em Louvemos ao suor. No conto O contrabandista, um jovem repórter luta em vão contra o próprio passado, sem, no entanto conseguir evitar o irremediável caminho já trilhado.
Neste desfile de sensações, há espaço para o grotesco, como no conto Tourette - história de um menino cuja síndrome contrasta com a profissão que escolheu; para a resignação de um homem em No altar, ou ainda para o terror de uma constatação, na história O bilhete.
Em meio a relatos sobre homens comuns, o fantástico também se faz notar. Em duas histórias campeiras – Destino de peão e boi e A comparsa dos Lopes, o sobrenatural visita o campo para desfechos surpreendentes. E no conto que dá título à obra, o hábito de uma jovem mulher não é vencido nem mesmo pela mais poderosa das senhoras.
O resultado deste fazer literário consciente e preciso são as histórias de pessoas (quase) ordinárias que, achatadas pelas contingências da vida, revelam-se incapazes de se livrar do próprio destino, seja ele bom ou mau.


Gatão de Meia Idade - mais coisas que quase...