Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 09/23/09

23 de set. de 2009

TrIbUnA é cultura - 70 anos da morte de Freud


Sigmund Freud (Příbor, 6 de maio de 1856 — Londres, 23 de setembro de 1939) foi um médico neurologista judeu-austríaco, fundador da psicanálise. Nasceu em Freiberg, Morávia (hoje Příbor), quando esta pertencia ao Império Austríaco.

Interessou-se inicialmente pela histeria e, tendo como método a hipnose, estudou pessoas que apresentavam esse quadro. Mais tarde, com interesses pelo inconsciente e pulsões, entre outros, foi influenciado por Charcot e Leibniz, abandonando a hipnose em favor da associação livre e da interpretação dos sonhos. Estes elementos tornaram-se as bases da psicanálise. Freud, além de ter sido um grande cientista e escritor (Prémio Goethe, 1930), possui o título, assim como Darwin e Copérnico, de ter realizado uma revolução no âmbito humano: a idéia de que somos movidos pelo inconsciente.

Divisão do Inconsciente
Freud procurou uma explicação à forma de operar do inconsciente, propondo uma estrutura particular. No primeiro tópico de sua teoria ele estava preocupado em estudar o que levava à formação dos sintomas psicossomáticos (principalmente a histeria, por isso apenas os conceitos de inconsciente, pré-consciente e consciente eram suficientes).

Quando sua preocupação se virou para a forma como se dava o processo da repressão, passou a adotar os conceitos de id, ego e superego. O id representa os processos primitivos do pensamento e constitui, segundo Freud, o reservatório das pulsões, dessa forma toda energia envolvida na atividade humana seria advinda do id. Inicialmente, considerou que todas essas pulsões seriam ou de origem sexual, ou que atuariam no sentido de auto-preservação. Posteriormente, introduziu o conceito das pulsões de morte, que atuariam no sentido contrário ao das pulsões de agregação e preservação da vida. O id é responsável pelas demandas mais primitivas e perversas.

O ego, permanece entre ambos, alternando nossas necessidades primitivas e nossas crenças éticas e morais. É a instância na que se inclui a consciência. Um eu saudável proporciona a habilidade para adaptar-se à realidade e interagir com o mundo exterior de uma maneira que seja cômoda para o id e o superego.

O superego, a parte que contra-age ao id, representa os pensamentos morais e éticos internalizados.

Vacinação mobilizou a comunidade

No sábado, dia 19/09, das 8h às 17h, tivemos a 2ª. Etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Paralisia Infantil, em 41 postos na área urbana e 26 na área rural. O público alvo eram 10.850 crianças de zero a 4 anos 11 meses e 29 dias. Foram vacinadas 10.424 crianças, atingindo 96,08% do público alvo. Até o dia 02 de outubro de 2009, as crianças ainda poderão ser vacinadas no Centro de Saúde. Ainda, no Parque D. Pedro II, equipe de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde e o Rotary Club Uruguaiana, na unidade móvel de saúde (carreta), vacinaram 300 crianças contra a poliomielite, realizaram 4 atendimentos clínicos, 71 exames de hemoglicoteste e 70 aferições de pressão arterial. No mesmo local, o Setor Odontológico distribuiu 450 escovas dentárias adultas e infantis, 50 tubos de creme dental com flúor e 30 rolos de fio dental, precedido de orientação sobre escovação dentária. Foram realizados 32 atendimentos clínicos, 10 exames, 8 profilaxias (limpeza), 4 raspagens (tártaro), 5 restaurações, 2 drenagens de abcesso, 1 capeamento, 1 ajuste de prótese, 3 exodontias e 11 orientações odontológicas ou encaminhamentos.