Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 01/05/10

5 de jan. de 2010

Desconectado...bip..bip..bip..

Desde as primeiras horas desta terça-feira (05/01) os uruguaianenses assinantes do sistema Combo da NET estão sem conexão. Às 23h, o serviço ainda não havia sido restabelecido.

O Tribuna também cumprimenta os aprovados

* Clique para aumentar
O município comprou 300 vagas de cursinho pré-vestibular (por R$ 6 mil) - para quem delas necessitava.

Sem sistema


Boa parte dos dias quatro e cinco de janeiro (segunda e terça-feira) esteve sem sistema nas casas lotéricas e supermercados que recebem contas que os próprios bancos rejeitam por não ser de correntistas. Quem pretendia quitar IPVA e IPTU com desconto, além de água, luz, telefone entre outras, perdeu a vantagem que teria. Foram as chuvas e o mau tempo?

Conchas, caracóis e imundice - Uruguai o nosso "planetinha" água




Jairo de Souza & o rio Uruguai
Belezas e ...
* Fotos protegidas por codificação neutra!

Cuidados com o trânsito - saber parar os abusos. Aqui os leitores também falam!

*Gostaria de fazer uma solicitação que a nossa imprensa, como poderoso meio de comunicação, desse mais atenção a questão do "trânsito" em Uruguaiana. Vivemos a cada dia uma batalha por espaço. Nem falo em relação ao cumprimento das regras básicas de trânsito, falo da falta de respeito as regras básicas de convivência social. Falta mais atitude política, mais fiscalização. Dia desses quase fui atropelado com meu filho de três anos em cima da faixa de segurança da Escola Nossa Senhora do Horto.

Em breve o trânsito em Uruguaiana vai se tornar um problema social de grande proporção. A comunidade clama por mais policiamento na rua, mais "blitz", mais campanhas de educação voltadas ao nosso trânsito e, por fim, maior rigor no cumprimento da legislação.
Sandro Pessano.

Comentário II
O problema maior que reside em nosso trânsito, a meu ver (como diria minha velha mãe), é o mesmo que prejudica o ensino, a segurança, o meio ambiente e outros setores da sociedade, ou seja, a educação.
A falta de educação das pessoas é gritante e, quando alguém reclama, ainda acha-se no direito de sentir-se injustiçado.
O trânsito em Uruguaiana, e penso que no país todo, é o caos. Começando pelo pedestre, que ouviu falar alguma vez, que teria preferência na faixa de segurança, só que não dá-se conta que a preferência é válida para quem já está em meio a faixa quando abre o sinal, e não para quem irá adentrá-la depois da liberação da faixa contrária. Isto sem falar nos ciclistas, nos famigerados motociclistas, motoristas que abrem a porta sem olhar, outros que param em cima da faixa, muitos em fila dupla (em frente as escolas particulares é o horror) e o pior, o sinal amarelo que antigamente significava "espere" e hoje virou "acelere", é o motivo de muitos acidentes.
No dia em que o nosso povo, usar a tão apregoada educação que recebe, nosso mundo será bem melhor.


Jorge Claudemir Soares.

Terra Planeta Água - vamos todos juntos nas ondas

Água com gosto e odor leva supermecados esgotar estoque de bombonas

Retornando à casa sem a bombona d'água
A cada verão, nos últimos cinco anos, as populações ribeirinhas têm sofrido com o gosto e o odor das águas do rio Uruguai, provocados pela proliferação de algas. Segundo especialistas da CORSAN, a poluição, principalmente pelo despejo do esgoto in natura das cidades da região e de elementos químicos produz o fenômeno. A potabilidade da água não apresenta riscos à saúde, porém há muito não se consumia tanta água mineral em Uruguaiana e região. Para sanar o problema, o carvão ativado vem sendo adicionado em maior proporção nas águas distribuídas, mas quem pode prefere mesmo a água em bombonas.

CPERS em horário de verão.

No mês de Janeiro de 2010, o 21º. Núcleo do CPERS/Sindicato fará expediente somente as terças, quartas e quintas-feiras pela manhã, das 8h30min às 12h.
A Informação é de Gonçalina Alves - diretora-geral do Núcleo do CPERS/Sindicato.




Usina termelétrica da AES pode ser transferida para Candiota

A vereadora Josefina Soares diz haver informações oficiosas de que AES estaria negociando a transferência da Usina termelétrica de Uruguaiana, primeira usina a operar com gás natural no Brasil para Candiota/RS, que está se transformando em um centro de geração de energia.

O possível comprador seria o empresário brasileiro Eike Batista, presidente da OGX, maior companhia privada brasileira do setor de petróleo e gás natural em termos de área marítima de exploração, com foco predominante nas bacias sedimentares marítimas do Brasil. Em Candiota a usina teria seus geradores convertidos para energia apartir da queima do carvão.
A vereadora argumenta que uma possível mudança de endereço, demandaria, a princípio, US$ 200 milhões. Junto, no entanto, iriam 60 empregos diretos. Josefina aguarda as definições sobre a retomada das operações da Usina que estão acompanhadas e articuladas pelo deputado estadual Frederico Antunes (PP), deputados federais Beto Albuquerque (PSB) e Cláudio Diaz (PSDB), e o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS).
As alternativas apresentadas no último encontro em Brasília, esta a possível utilização do gás boliviano, que chegaria a através da Argentina. Outra possibilidade seria a volta das operações, com gás argentino. Alternativa que surgiu no encontro entre os presidentes Lula e Cristina Kirchner, nas discussões sobre a construção da usina binacional de Garabi.

Gatão de Meia Idade - Frases não ditas