Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 01/25/17

25 de jan. de 2017

Trânsito no Mercosul é pauta do CETRAN e Sec. de Segurança RS

Em reunião com o secretário de Segurança do RS, Cezar Schirmer, o presidente do CETRAN/RS, Luiz Noé, tratou de dois projetos relacionados ao trânsito no estado. O primeiro deles, com relação a troca de informações quando ocorrem crimes de trânsito praticados por brasileiros nos países pertencentes ao Mercosul (Argentina, Uruguai e Paraguai) ou vice-versa. O objetivo é a integração dos dados entre os países para que os condutores que cometem infrações possam ser penalizados, o que hoje não acontece. *A Operação Reciprocidade pode ser o início da unificação. 

O segundo foi a tratativa da quantidade de veículos que ingressam anualmente no Brasil pelas fronteiras do RS, oriundos dos países do Mercosul. A entrada desses veículos aumenta consideravelmente o fluxo no trânsito. Os dados indicam que mais de um milhão de argentinos passam pelo Rio Grande do Sul ou veraneiam no Estado, causando um impacto enorme no trânsito. Tais informações são necessárias para a construção de políticas públicas e também para que se tenha uma formação mínima e integrada dos países do Mercosul, relacionadas ao Trânsito. "Acredito que com a integração e com formação unificada poderemos diminuir consideravelmente o número de mortes em nossas estradas e também uma melhor integração dos países" salienta Luiz Noé.

Convênio Santa Casa e Secretária de Saúde (PMU) Uruguaiana

O prefeito Ronnie Mello, participou nesta quarta-feira (25), de reunião junto com a Secretária Municipal de Saúde, Thais Aramburu e alguns médicos na Secretaria Municipal de Saúde. Na reunião foram apresentadas propostas de convênios da Secretaria Municipal de Saúde para a realização de cirurgias eletivas junto ao Hospital Santa Casa de Caridade.

A proposta tem como objetivo reduzir os gastos com transporte de pacientes pelo Tratamento Fora Domicílio (TFD), e aplicar estes valores no município, ofertando para a população consultas, exames, e cirurgias a serem realizadas em Uruguaiana.

Os convênios serão para a realização de cirurgias eletivas, cirurgias de videolaparoscopia, anestesiologia para realização destas cirurgias, pronto atendimento, banco de sangue e clínica renal.

Projeto Bombeiro Mirim - Uruguaiana


As inscrições terão início dia 30/01/2017 (segunda-feira), em horário comercial, de segunda a sexta, diretamente na Corporação de Bombeiros de Uruguaiana e, tendo o encerramento dia 10/02/2017 (sexta-feira).
O Programa contempla crianças entre 10 e 12 anos, de ambos os sexos, e que estejam estudando. Serão realizadas as inscrições no período acima citado e, o início das atividades com as crianças ocorrerá no dia 03/04/2017.
Para efetuar a inscrição da criança, será necessário:
- Carteira de Identidade (RG);
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Uma foto 3x4;
- Comprovante de matrícula ou frequência da escola que estuda.

Não serão admitidas inscrições que não possuam todos os documentos e comprovantes necessários.
*Crianças que já participaram não poderão realizar sua inscrição.



CP de 4ª. feira 25 de janeiro de 2017

Saiba o que os vereadores estão fazendo na Câmara de Uruguaiana!

A Câmara Municipal de Uruguaiana implantou novo sistema para que os cidadãos acompanhem o trabalho do Legislativo. Através do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) todos podem ter acesso ao conteúdo e à tramitação das matérias na Casa. 


A consulta pode ser feita pelo site da Câmara Municipal no menu lateral da esquerda, na opção SAPL (última opção de Processo Legislativo), ou pelo aplicativo SaplMobile disponível para celular Smartphone com sistema Android. 



Os interessados obtém informações sobre organização das sessões plenárias, manutenção atualizada da base de leis, mesa diretora, normas jurídicas, comissões e parlamentares. O SAPL facilita as atividades dos parlamentares, servidores da Casa e permite aos cidadãos acompanharem o andamento dos processos legislativos, além de pesquisar a legislação, com atualização diária.


Transporte Escolar Rural - Uruguaiana

A Secretaria Municipal de Educação comunica aos pais ou responsáveis por alunos residentes na Zona Rural que utilizarão o Transporte Escolar em 2017, que o Recadastramento ou Cadastro Novo será feito no período de 25 de janeiro a 24 de fevereiro de 2017, na própria SEMED (Travessa Brasil Lago, 2338), no horário das 8h às 12 horas.

Para realização do cadastro, solicita que compareçam na Secretaria com a Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade do aluno. Os alunos das Escolas Alceu Wamosy, Instituto Estadual Leda Maria Pereira da Silva e Escola Antonio Lôndero, deverão fazer o cadastro na própria escola.

 

10ª Coordenadoria de Saúde notifica - hospital justifica-se/Uruguaiana

O Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana recebeu na última sexta-feira, notificação da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde. No ofício assinado pela coordenadora regional Heili Temp a 10ª CRS com sede em Alegrete foi comunicada da interrupção de procedimentos de cateterismo pelo SUS desde o dia 28 de dezembro de 2016 junto ao serviço de alta complexidade em cardiologia da instituição.

Com isso, segundo a notificação, por serem essenciais o hospital deveria restabelecer o serviço caso contrário a 10ª poderia abrir processo administrativo de apuração de irregularidades no cumprimento do contrato entre as partes.

Ainda na sexta-feira, em resposta ao ofício, a direção da Santa Casa informou que as dificuldades no atendimento decorrem do atraso histórico nos repasses do governo estadual refletindo na regularidade das compras de materiais. Com o repasse havido em 19 de janeiro o hospital deu prioridade ao serviço e fez pagamento parcial aos fornecedores para regularizarem minimamente o fornecimento de insumos e o restabelecimento dos procedimentos.

Conforme acordo entre a administração do hospital e a equipe de hemodinâmica os procedimentos foram retomados nesta terça-feira (24) com três procedimentos em pacientes internados na UTI coronariana. Outros três procedimentos estão agendados para a quarta-feira e outros dois na quinta-feira.

Detalhes do funcionamento da Biblioteca Prado Veppo - Uruguaiana

A Biblioteca Municipal dispõe de serviço de internet para pesquisas. O acervo atual - registrado e catalogado - é de 12 mil livros. Há duas salas lotadas com livros que na última semana passaram a ser catalogados. 
 Ricardo Peró Job, diretor de Cultura, lembra que a antiga Biblioteca da PUC e as doações da comunidade integram o acervo que está passando por ordenação. A última catalogação foi realizada pelo atual diretor ainda no então governo Felice. 

Diariamente, seis pessoas, em média, realizam pesquisas no prédio da Biblioteca Prado Veppo e outras tantas, associadas, que buscam a Biblioteca para retirada de livros e levá-los para leitura em casa.