Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 07/03/09

3 de jul. de 2009

Música no Parcão

Domingo, dia 05/07, das 15h30min às 17h, o músico Antônio Carlos Lara de Souza, o maestro Kako, estará se apresentando na Concha Acústica, no Parque D. Pedro II.

Seminário de Educação Infantil

Na terça-feira, dia 07/07, na sede da Associação dos Funcionários Municipais de Uruguaiana (AFMU), será realizado o IX Seminário Municipal de Educação Infantil, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Uruguaiana, com o tema “Estabelecendo Limites com Afetividade”, o qual será ministrado pelo Professor Doutor Gilson de Almeida Pereira. O evento tem por objetivo, proporcionar aos educadores que atuam nas Escolas Municipais de Educação Infantil, momentos de reflexão e aprendizagem do fazer pedagógico.

Cursos de Educação Ambiental

Abertas inscrições, em horário comercial, na Agência Municipal de Empregos, localizada na esquina das ruas XV de Novembro e Presidente Vargas, para o Curso de Educação Ambiental. O Curso é gratuito, com enfoque nos resíduos sólidos, ar, meio ambiente, solo, ecologia, biodiversidade, agrotóxicos, tendo vagas limitadas, duração de 16 horas, e iniciará nos dias 14 e 17 de julho de 2009. Informações pelo telefone 3412-6669.

Sábado com Encontro de Italianos em Uruguaiana

Amanhã, sábado, dia 04 de julho, Uruguaiana sediará, no Clube Comercial, Encontro das Sociedades Italianas, com representantes do Brasil, Argentina e Uruguai, em homenagem aos 130 anos da Sociedade Ítalo-Brasileira Giuseppe Garibaldi, localizada em Uruguaiana e fundada em 1º. de junho de 1879.

PROGRAMAÇÃO
8h - no Salão dos Espelhos do Clube Comercial, com execução dos Hinos Nacionais do Brasil, Itália, Argentina e Uruguai, pela Fanfarra da 2º. Brigada de Cavalaria Mecanizada do Exército Brasileiro.

9h - apresentação das entidades representativas. Após, às 9h20min, palestra “A República da Itália e as Sociedades Italianas da América do Sul”, com o deputado Fábio Porta, membro da Comissão dos Assuntos Externos e Comunitários da Câmara dos Deputados da Itália, em Roma, representante eleito pela circunscrição América Meridional, e o Dr. Oscar José Carlesso, agente consular da República da Itália para a circunscrição de Santa Maria/RS;

10h30min – Coffee break –

11h30min – Descerramento da pedra fundamental da Praça Itália na Esplanada do Judiciário alusiva aos 130 anos da Sociedade Italiana;

11h45min – Assinatura do edital do concurso para a escolha do projeto do monumento alusivo aos imigrantes italianos e Praça Itália;

12h – Retomada do Encontro, na Sociedade Ítalo-Brasileira Giuseppe Garibaldi, situada na rua Domingos de Almeida nº. 1703, com apresentação dos homenageados e entrega de títulos honorários ao deputado italiano Fábio Porta, ao Dr. Oscar José Carlesso e ao Bel. Mauro Vieira Maciel;

13h – Almoço italiano (por adesão), na sede da Sociedade Ítalo-Brasileira Giuseppe Garibaldi, que tem na presidência a professora Thietelina Lunardini.

Integram a atual diretoria:
professora Thietelina Lunardini Pereira (presidente),
Pedro Paulo Chiarelli (1º. Vice-presidente),
Décio Eurico Bortolazzo (2º. Vice-presidente),
Daniel Fantti (1º. Secretário),
Gilberto Emílio Melati (tesoureiro),
Nara Ione Jacociunas (diretora social),
Mauro Vieira Maciel (assessor jurídico).

Curso de Dicção e Oratória

Abertas inscrições, em horário comercial, na Agência Municipal de Empregos, localizada na esquina das ruas XV de Novembro e Presidente Vargas, para o Curso de Dicção e Oratória. O Curso é gratuito, com vagas limitadas, duração de 20 horas, e iniciará no dia 07 de julho, às 13h30min. Informações pelo telefone 3412-6669

Coluna Balaio, por Rubens Montardo Junior (Dia 27/06)

Emília
Dia 20 de junho, marcou a passagem dos 9 anos do incêndio na Creche Casinha da Emília, na Vila Cohab II – Dr. Emílio Brandi, onde 12 crianças morreram. Esta tragédia aconteceu quando o prefeito de Uruguaiana era Neíto João Antônio Bonotto.

Exemplo
Nos Estados Unidos da América, por uma espionagem em um escritório do Partido Democrata, onde ninguém morreu, o presidente da República, Richard Nixon acabou renunciando e foi execrado, para sempre, da vida pública.

Perda
Dia 22/06, faleceu em Porto Alegre, aos 80 anos de idade, o professor, advogado e Doutor em Direito, Ovídio Baptista da Silva, um dos mestres do Direito Processual Civil no Brasil.

Amigos
Em 2007, quando lançou o livro “Tempo de Transformação” o ex-diretor-geral do Senado Agaciel Maia, pivô de recente escândalo, foi prefaciado pelo ministro Nelson Jobim, que estava no Supremo Tribunal Federal. Jobim lascou “o trabalho incansável de Agaciel em aumentar os laços que unem o Senado à sociedade”.

Presidente
O desembargador federal Vilson Darós, que atuou em Uruguaiana, assumiu, dia 22/06, a presidência do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª. Região.

Anjos
Informação divulgada no programa de Egídio Carvalho, dá conta de que o radialista Marques Acunha retornará aos microfones da Rádio São Miguel, em agosto.

Esquecido
Dia 21/06, domingo, marcou os 5 anos do falecimento de Leonel Brizola. Pela grandiosidade de seu currículo, pouca gente lembrou da data.

Nadine
A eterna Garota Verão, Nadine Dubal assumiu a Diretoria de Relações Institucionais da Secretaria Estadual da Justiça. É pré-candidata à deputação estadual pelo PSDB.

Piratini
Tudo indica que o ministro Tarso Genro fará expressiva votação nas prévias do PT, para escolha do candidato ao Governo do Estado, em 2010. Os outros pré-candidatos são Ary Vanazzi e Adão Villaverde.

Bola
Dia 30/06, às 10h, no Estádio do Ferro Carril, teremos solenidade de abertura do Projeto Guri Bom de Bola.

Zambiasi
Em entrevista ao jornalista André Machado, no programa Gaúcha Atualidade, dia 23/06, o senador Sérgio Zambiasi (PTB) anunciou que não será candidato ao Senado. “A reeleição sob hipótese nenhuma. É uma coisa que não passa na minha cabeça. Defendo a renovação. Estou deixando aberto o meu mandato de senador para que possa haver essa oxigenação”, disse Zambiasi.

Poliglota
A visita do casal que está dando a volta ao mundo, serviu para o secretário de Indústria e Comércio, Vinícius Dela Pace, mostrar seus dotes, falando em alemão, inglês, italiano e espanhol. Depois criticam o simpático Barão de Maratá. Tem gente que queria a vaga e não se expressa bem nem em português.

Jovialidade
Depois de exitosa turnê, o cantor uruguaianense Neldon Almeida, embalado por românticas canções, retornou de novo visual aos palcos gaúchos.

Juventude
O vereador Ronnie Mello foi eleito por aclamação para presidir a Juventude do Partido Progressista (PP), em Uruguaiana.

Propaganda
O Departamento Municipal de Meio Ambiente de Uruguaiana realiza campanha educativa a respeito do uso de anúncios e propaganda publicitária de qualquer tipo, que são afixadas nos postes e logradouros públicos da cidade. Conforme Lei Municipal nº. 1970/88, em seu art 24, “é proibido nos logradouros públicos”: Inc. XX: “colocar em postes árvores ou com utilização de colunas, cabos, fios ou outro meio indicação publicitária de qualquer tipo sem licença do município”. O descumprimento gera sanções previstas em lei.

Tucanos
Dia 24 de junho, o PSDB comemorou seus 21 anos de fundação.

Quem lembra ou conhece...
- Dos Refrigerantes Antunes;
- Da Casa do Disco;
- Do açougue do Miro Soares;
- Da Fruteira do Favero, na Duque de Caxias.

Em alta: a Gripe Suína.
Em baixa: os atos secretos do Senado.

Morre o poeta, desaparece o cronista (Editorial Tribuna, dia 27/06/09)

Como Deus pode concentrar em um corpo franzino, tanta alegria, sinceridade, caráter, retidão, amizade e uma humilde comovente? Somente alguém abençoado poderia concentrar em si tantas qualidades, tanta grandeza e espiritualidade. Com Soares Tubino, parte um pedaço da Uruguaiana que amamos, envolta na ternura dos que sabem que nossa vida é um eterno aprendizado e que é possível enxergar beleza nas coisas puras e simples. Nosso colaborador, Jayme del Cueto, do Rio de Janeiro, em nosso blog destacou “Foi-se o Alci Tubino, e com ele uma das poucas referências que me restavam dos tempos das aulas de D. Lucy no Romagueira Correa.Morre o poeta, desaparece o cronista, mas ficam para sempre nossas lembranças da figura amiga do companheiro dos bancos escolares.Meus sentimentos à sua família, aos companheiros da Tribuna e a Uruguaiana que viu calar sua lira”. O uruguaianense Alci Soares Tubino nasceu em 17 de junho de 1932, era filho de Mortimer Tubino e Maria das Dores Soares Tubino. Autodidata, pertenceu a várias instituições culturais da cidade e do país. Funcionário Municipal aposentado, quando de sua passagem pelo Centro Cultural Dr.Pedro Marini, criou e organizou a Sala do Autor Uruguaianense. Publicou as obras Gonçalves Vianna e seu universo poético (1987), Antemanhã (1992), e Antologia da Poesia Uruguaianense (1997). Colaborador de jornais e revistas de nosso Estado, trabalhou como redator no jornal A Fronteira, de 1948 a 1953, depois transferiu-se para “A Vanguarda”. Fundou e dirigiu o extinto Clube de Artes de Uruguaiana (1982). Durante anos manteve sua coluna poética em jornais locais, publicando obras de Poetas Consagrados e de novos talentos, incentivando incipientes escritores. Manteve a coluna Histórias da Vida do Jornal da Tarde da Rádio Charrua AM, por mais de 20 anos. Anteriormente, escrevia a crônica “Reflexos da Semana”, lidas aos sábados, por Mário Dino Papaléo, no Grande Jornal da Manhã. Soares Tubino, integrava a Academia Uruguaianense de Letras (AUL), da qual foi um dos fundadores, em 28 de agosto de 1957. Colaborador do Tribuna desde a edição nº. 38, de 28 de março de 2009, Soares Tubino, deixa um vazio imenso em seus amigos, familiares e admiradores. Nossa equipe consternada lamenta seu passamento e invoca uma mensagem deixada, por um anônimo leitor, em nosso blog: “Parecia que o Tubino duraria para sempre...”.