Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 06/18/14

18 de jun. de 2014

Teatro Adulto – Uruguaiana.



Neste feriado de quinta-feira, dia 19 de junho, às 17h e às 19h, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, a Associação Teatral Caricatrulhões apresentará a comédia adulta Antes de abrir a porta, com direção de Paulo Melo, abordando a gravidez precoce e o uso de preservativo. Valor do ingresso: R$ 5,00. Informações: (055) - 9911-9362.

Dança Árabe Internacional em Uruguaiana.



Na sexta-feira, dia 20 de junho, das 22h às 0h, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, será realizado o Gala Show, com dança do ventre, da VI Expo Árabe de RADAM, evento que reunirá 200 bailarinos, em sua primeira apresentação no Brasil, com orquestra ao vivo Al-Hijaz. A Expo tem como principal objetivo a difusão da milenar cultura árabe na América do Sul. A organizadora do evento, que está na sexta edição, é a professora Sharon Ali, descendente de libaneses que, no ano de 2009, decidiu criar a R.A.D.A.M para continuar na tarefa de difundir a cultura de seus ancestrais, a dança e a música árabe. A sigla RADAM significa Rede de Academias de Danças Árabes do Mundo. Participam do espetáculo as bailarinas Bettiana Torres, Celina Schilder, Ana Janina Solis Torres, Baida Gatica, Ornella Bonn, Paula Coloma, Romina Romero, Sandra Albeche, Mariela Dal Santo, Marina Barrionuevo, Laura Silva, Maria Eugenia Vicentini Anub, Elisa Donzelli, Florência Ximena Corneli Alluz e Silvana Fredes. O evento tem entrada franca.

Cirurgia para recuperar audição – Uruguaiana.



A Câmara Municipal de Uruguaiana divulga a disponibilidade de implante para portadores de deficiência auditiva na rede pública de saúde. Trata-se de um aparelho implantado na orelha cirurgicamente e capaz de estimular o retorno da audição em pessoas com perda auditiva severa a profunda bilateral que não têm benefício com aparelhos auditivos convencionais. No espaço da tribuna livre, o presidente do Legislativo, vereador Ronnie Mello, frisou a necessidade de Uruguaiana dar atenção ao assunto e divulgar estas informações. “Voltar a ouvir deixou de ser milagre para ser uma realidade proporcionada pela medicina”, declarou. A tecnologia não está popularizada em Uruguaiana pela falta de profissional otorrino credenciado e capacitado para proceder com os encaminhamentos necessários para realização das cirurgias. Durante a manifestação do vereador, constou que a intervenção cirúrgica é realizada gratuitamente pelo SUS e convênios podem ter cobertura para o implante coclear, já que este consta como procedimentos básicos da Agência Nacional de Saúde.

Formação de equipe técnica de planejamento – Uruguaiana.



A Câmara Municipal solicitará ao Poder Executivo que estude a criação de um departamento técnico na Prefeitura ligado ao setor de planejamento. O requerimento do vereador Luis Gilberto de Almeida Risso (PMDB) aprovado na sessão ordinária desta terça-feira, dia 17 de junho, busca agregar técnicos na área da arquitetura, urbanismo e engenharia para organizar estratégias e implementar projetos e obras no município. De acordo com o proponente, esta iniciativa amplia as possibilidades do município aderir a projetos de investimento dos governos Federal e Estadual visando melhorias na mobilidade das cidades. “Os municípios perdem recursos por falta de apresentação de projetos, apenas 20% das verbas dispensadas pelo Governo Federal são utilizados pelos municípios por carência no corpo técnico”, afirmou o vereador ao falar sobre a oportunidade.

Legislativo solicita cobrança da prefeitura sobre obras nas ruas – Uruguaiana.



Fiscalização no trabalho de esgotamento sanitário realizado em Uruguaiana é cobrada pela Câmara Municipal. Fomentados por requerimento do vereador Rafael Alves (SDD), os parlamentares questionam a qualidade da restauração das ruas após a execução das obras da empresa Odebrecht Ambiental nas ruas do município e a fiscalização da Prefeitura. A matéria aprovada na sessão ordinária desta terça-feira, dia 17, cobra fiscalização da prefeitura sobre a prestação de serviço da empresa. “O trabalho não está a contento e os cidadãos não estão satisfeitos com as más condições das ruas”, considerou Rafael. Durante o debate, foi salientada a necessidade de buscar informações e providências sobre o assunto com advertência à empresa e à responsável pela inspeção das obras que é o Executivo.
“O limite da população foi extrapolado e nós, Legislativo, temos que dar razão”, reiterou o parlamentar sobre a quantidade de munícipes prejudicados com a situação das vias. Na ocasião, foi pontuada a vantagem sobre a implantação do esgotamento quanto ao saneamento e à saúde pública dos munícipes. “Compreendemos a necessidade do trabalho que vem sendo realizado pela Odebrecht para o futuro da cidade, porém, realmente, não estamos satisfeitos e assim não podemos continuar”, afirmou o presidente da Câmara, vereador Ronnie Mello, sobre a necessidade do cumprimento do contrato quanto ao fechamento dos buracos das ruas.