Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 10/02/13

2 de out. de 2013

Gatão de Meia idade - o grampo dos americanoa

Acidente com duas mortes na BR 472 - Uruguaiana.



Um acidente de trânsito grave na BR 472, próximo a Barragem Sanchuri, teve duas vítimas fatais na manhã de quarta-feira, dia 02/10, o engenheiro-agrônomo Odair Schmitz, 25 anos, e o técnico agrícola, Daniel Dickow, 29 anos. O fato ocorreu por volta das 7h45min, a Saveiro da empresa Agroplan, conduzida por Schmitz, trafegava sentido Uruguaiana – Itaqui quando chocou na traseira de um Gol placas IQT 4692 que deslocava-se no mesmo sentido.  Ao colidir o motorista da Saveiro perdeu o controle do carro e bateu frontalmente com um caminhão Scanner com placa de São Paulo que trafegava na via contrária.  O Gol com placa de Uruguaiana, foi jogado fora da pista e colidiu em um poste de sinalização, mas ninguém ficou ferido. O passageiro da Saveiro, Daniel Dickow, faleceu no local, e Odair Schmitz foi levado ao Pronto Socorro de Uruguaiana mas não resistiu ao ferimentos.  A Polícia Rodoviária Federal está investigando as causas do acidente.

Tênis Clube lança livro dos 100 anos – Uruguaiana.




A fim de comemorar os 100 anos de atividades, o Tênis Clube Rio Branco irá lançar neste mês o livro “Tênis Clube Rio Branco – 100 Anos de Histórias e Jogos”. A obra é de autoria da jornalista uruguaianense Priscila Almeida, que realizou dezenas de entrevistas e pesquisou atas e documentos antigos relacionados à entidade durante um ano e meio. “Estou muito contente com o resultado do livro e com o apoio dos profissionais que fizeram muita diferença, como a designer Maria Antonieta Pons Lorek e a revisora, Vera Grecilo, ambas uruguaianenses”, assinala a autora Priscila.
A primeira edição da obra, da Editora Viapampa, contará com 300 exemplares, os quais serão distribuídos aos convidados da grande festa na noite de 11 de outubro. “Estamos organizando uma festa muito bonita para festejar este momento com as pessoas que fazem parte desta trajetória”, explica o presidente do clube, Rubens Almeida. O livro TCRB – 100 Anos de Histórias e Jogos têm 200 páginas com relatos de ex-presidentes, funcionários, sócios e tenistas do clube. “Eu não faço parte do quadro de sócios, nem convivi no clube em algum momento, mas me emocionei e me entusiasmei ao ler suas páginas, cheias de lembranças que demonstram amor pelo esporte e pela entidade”, afirma a revisora Vera Grecilo. Os patrocinadores do livro são: Gastroclínica, Agropecuária Odair González, Paraíso Presidente, Construtora Almeida, Cartório de Registro de Imóveis, Agência Rural, Hotel Glória, Tito Global Trade Services e Tellechea e Bastos Leilões.

Expofeira de Uruguaiana começa hoje.




Nesta quarta-feira (02/10), teve início mais uma edição da Expofeira de Uruguaiana, com a entrada de animais da raça Crioula e ovinos de todas as raças no Parque Agrícola e Pastoril desde às 8h. A exposição tem em sua programação os tradicionais Remates de Primavera, e também os Julgamentos de ovinos de várias raças, eqüinos da raça Crioula e bovinos Angus, Brangus, Hereford e Braford. A Expofeira deste ano recebeu inscrições de 439 animais, que serão avaliados em suas respectivas categorias. Na sexta-feira (4), às 9h tem início o Julgamento Morfologia Raça Crioula na Pista Central, e o Julgamento de Ovinos de todas as raças a galpão e rústicos. Os animais rústicos Hereford e Braford serão julgados a partir das 10h. 
A 4ª Exposição Estadual de Rústicos Brangus irá ocorrer na sexta-feira (4), às 14h durante a Expofeira, o jurado Antonio Martins Bastos Filho avaliará 15 trios da raça. No sábado (5), às 8h ocorre o Julgamento Tradição e Futuro na Pista Central. Às 9h, Julgamento de Machos e Fêmeas de argola da raça Angus e Continuação dos Julgamentos de Morfologia raça Crioula na Pista Central. Na parte da tarde, a partir das 14h, acontece o Julgamento dos Grandes Campeonatos da raça Crioula na Pista Central; Julgamento de machos e fêmeas da raça Brangus e Julgamento de machos e fêmeas de argola das raças Hereford e Braford. O Desfile dos Grandes Campeões e Entrega de Prêmios ocorrerá no domingo (6), às 11h na Pista Central do Parque Agrícola e Pastoril. Durante a semana a Expofeira terá várias atrações para o público como o Projeto Recreação e Vida no Campo, a Mostra Riquezas da Terra, Feira Comercial, além de Praça de Alimentação e Brinquedos.
No sábado (5), às 14h Prova Hípica e na seqüência Gineteadas. No domingo (6), a partir das 15h Gineteadas e às 18h Show Musical com Joça Martins. Os Remates de Primavera que ocorrem durante a programação da Expofeira são: Na quinta-feira (03), Remate Anual Nova Aurora e Anjo da Guarda às 19h30min na Pastoril, com venda de 49 touros Braford, 16 touros Polled Hereford e Ventres Braford. Na sexta-feira (4), 9º Remate Tradição e Futuro às 20h, na Pastoril. E no sábado (5), 3º Remate Itapitocai às 21h, em pista 43 lotes da raça Crioula, na Sede da Estância. Confira também o calendário com todos os leilões que fazem parte dos Remates de Primavera.  Em 2012 o total comercializado nos leilões foi de R$ 11.359.650,00.

São Marcos receberá Poder Legislativo – Uruguaiana.



A sessão ordinária da Câmara Municipal desta quinta-feira, dia 03/10, será realizada no distrito de São Marcos. Os vereadores deslocarão a reunião de apreciação das matérias para aproximarem-se das comunidades do interior do município, receber as reivindicações de toda a população e tornar conhecido o trabalho do Poder Legislativo. Amanhã, a partir das 18h30min, no CTG Pedro Coutinho da Silva, a comunidade está convidada a participar da reunião.

Poder Legislativo reúne alternativas para pescadores – Uruguaiana.




O Poder Legislativo Municipal dá continuidade ao trabalho para amenizar o impacto da determinação legal sobre a exploração da pesca no Rio Uruguai aos pescadores de Uruguaiana e Barra do Quarai. Em reunião no gabinete da presidência da Câmara estiveram presentes o presidente, Luís Gilberto de Almeida Risso, presidentes de associações de pescadores e demais integrantes, o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura, Francisco Robalo Fernandes, o comandante da Delegacia Fluvial de Uruguaiana, Capitão de Corveta Denilson Manente Pinto, o Comando Ambiental da Brigada Militar, através do Sgt Carlos Roberto Coelho, o presidente do grupo Ação pelo Rio Uruguai, Arcídio Trojan, e autoridades de outros municípios. A reunião corroborou os termos impostos pela Justiça Federal para atividade pesqueira e reforçou a necessidade dos pescadores buscarem alternativas sustentáveis de acordo com o disposto na nova abordagem legal. Entre as questões apresentadas está a dificuldade financeira eminente dos pescadores com o impedimento da pesca nos arroios da extensão do Rio Uruguai. Nesta proposição ficou acordado entre entidades de preservação ambiental e pescadores, junto aos poderes Legislativo e Executivo, o empenho para articular ações que amenizem o impacto das proibições ao orçamento dos profissionais. Foi elencada a possibilidade de valorizar os recursos turísticos da região e estimular produções agrícolas alternativas sustentáveis. Foi destacada a indicação da Justiça para a ampliação aos outros municípios as mesmas imposições e a importância do cadastramento de pescadores que realmente sobrevivem da pesca para melhor controle, distribuição de benefícios correta e limitação da exploração dos recursos naturais.