Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 07/24/14

24 de jul. de 2014

Uruguaiana terá o Balé Municipal em 2015.



Durante a tarde de quinta-feira, 24/07, o prefeito Luiz Augusto Schneider esteve reunido com o secretário municipal de Cultura, Rubens Montardo Junior; com o poeta e escritor Colmar Pereira Duarte; e com o presidente da Sociedade Pró-Arte e Cultura, Marcelo Duarte de Carvalho Ribeiro. O encontro ocorreu para tratar do convênio entre Prefeitura Municipal, Sociedade Pró-Arte e Cultura e o Balé de Brandsen, de Buenos Aires, que possibilitará a criação do Balé Municipal de Uruguaiana. Nas próximas semanas, será finalizada a parte documental entre Prefeitura e Sociedade Pró-Arte e Cultura, possibilitando a assinatura do convênio. O Balé Municipal será criado nos moldes do Balé de Brandsen, com supervisão e direção dos consagrados bailarinos argentinos Oscar Murillo e Mabel Pimentel. O convênio será encaminhado à Câmara Municipal para aprovação. O início das atividades do Balé está previsto para março de 2015, que será composto por 30 bailarinos e sediado no salão principal do antigo Juventude Atlético Clube.

Projeto CEU ganha sede própria – Uruguaiana.


O projeto Coral Estudantil de Uruguaiana (CEU) terá sede própria, ocupando um salão no restaurante panorâmico, nas dependências do antigo Juventude Atlético Clube. A decisão foi tomada na quinta-feira, 24/07, quando o prefeito Luiz Augusto Schneider e o secretário municipal de Cultura, Rubens Montardo Junior, estiveram no local. Atualmente, o antigo clube abriga a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, mas ainda mantém parte de área disponível. O projeto Coral Estudantil de Uruguaiana reúne 70 jovens que cursam o ensino fundamental. Elas recebem aulas de canto com os professores Jorge Luiz Rios (Knela) e João Quintana Vieira, no turno inverso ao da escola. Também é disponibilizado café da manhã e lanche, uniforme e um plano de saúde da Unimed. A seleção para ingresso no Coral acontece sempre no início de cada ano. As inscrições são feitas na Secretaria Municipal de Cultura.

Seguem obras de iluminação do Porto Seco – Uruguaiana.



Continua sendo realizadas as obras de instalação da iluminação pública na região do Porto Seco Rodoviário. As obras tiveram início na última segunda-feira, 24/07, e estão sendo executadas pela empresa Fuckes Construções, de Santo Ângelo. A obra vinha sendo reivindicada há mais de dez anos, principalmente por empresários e trabalhadores do setor de transporte internacional e comércio exterior, e ainda pelos moradores dos arredores do Porto Seco, locais como Vila Betânia. Um dos principais benefícios esperados é a redução da criminalidade na região. Diariamente são registrados furtos ou roubos de carga ou caminhões, além de assaltos a motoristas e roubo/furto à pedestre. A expectativa das policiais Civil e Militar é de que haja a redução. “A partir do momento em que há a iluminação, há a tendência de redução, uma vez que a falta dela facilita a ação de bandidos”, destaca o prefeito Luiz Augusto Schneider, que esteve vistoriando as obras na manhã desta quinta-feira, 24/07.

Prefeito busca aperfeiçoamento de incentivos para novas empresas – Uruguaiana.


O prefeito Luiz Augusto Schneider se reuniu com o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Prestes Lopes e com o procurador geral do município, Paulo Henrique Inda, ocasião em que solicitou aos dois que realizem um estudo, visando a criação de um conjunto de leis que possam atualizar a já existente Lei 3.520/2005, que institui o Programa de Expansão ao Desenvolvimento Econômico, Industrial e Social do Município de Uruguaiana (Expansur). Para Schneider é de extrema importância que haja uma legislação moderna para implantação de políticas de incentivo que realmente tenham efeito e consigam atrair novas empresas e indústrias para Uruguaiana, incentivando a competitividade econômica no município.  O Expansur tem a finalidade de incrementar a atividade empresarial e subsidiar empreendimentos destinados, no geral, ao desenvolvimento econômico do município e, em particular, a geração de emprego e renda, e prevê entre outras medidas, a concessão de benefícios fiscais, financeiros e materiais para empresas, cooperativas e empreendedores que queiram se instalar no município ou estejam em processo de expansão ou reativação, desde que aprovada pela Câmara. Segundo o Prefeito, no entanto, pode ser melhorado e essa ação precisa ocorrer em breve. Embora não haja um prazo para a entrega dos estudos, Prestes Lopes ressalta que serão realizados o mais breve possível. O empresário e diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Clarindo Martins Barbosa também participou da reunião.