Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 11/18/16

18 de nov. de 2016

Sábado é dia de dar "Bandeira"

Neste sábado, às 16h, terá início no Largo da Viação Férrea, a Cavalgada das Bandeiras - evento alusivo ao encerramento da Semana da Bandeira. O destino final da cavalgada é a Estância São Luiz - de propriedade do Dr. Hermes Pinto, no Itapitocaí. O almoço no domingo - adesão R$ 25,00 inclusive para os integrantes da Liga de Defesa Nacional. Maiores detalhes - com o presidente Vander Corrêa. 




Professores estaduais "cansados" do governo do RS

Agora há pouco, em assembleia, foi aprovada a decisão que se o Governo Estadual não pagar até 20 de dezembro o 13° salário, professores entrarão em greve e não entregarão notas dos alunos. Pelo jeito o governo rodou de ano. 

Futuro prefeito e Frederico ouvem que a BM está "lutando com poucas armas"

O deputado Frederico Antunes e o vereador e prefeito eleito Ronnie Mello estiveram no início da tarde desta sexta-feira em reunião com o comando do 1º BPAF- Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira, dia em que a BM completa 179 anos. Na oportunidade Frederico e Ronnie questionaram o comandante da unidade o tenente-coronel Roberto Ortiz, sobre as necessidades da Brigada Militar em Uruguaiana.

De acordo com Ortiz, o Estado tem contemplado Uruguaiana com viaturas, combustível e equipamentos. A dificuldade maior é a histórica falta de pessoal. A BM em Uruguaiana conta com um efetivo muito longe do ideal. “Estamos apagando o fogo”, disse Ortiz, acrescentado: “não estamos como Porto Alegre, em índice de latrocínios, homicídios e outros crimes. Mas claro, nem queremos chegar a esse ponto”, garantiu.

Na realidade, um pelotão especial de ações policiais, que deveria contar com no mínimo 30 homens, em Uruguaiana atuam só 11. Há pouco tempo, o Estado dispensou cerca de 170 policiais temporários, entre eles, nove de Uruguaiana. Agora está ocorrendo um curso de formação de soldados e diante disso o deputado buscará que pelo menos as nove vagas que ficaram abertas, sejam repostas em dezembro.

O comandante Ortiz também reivindica que Uruguaiana seja integrada pelo Estado, na Operação Verão, em que tradicionalmente participa a Polícia Civil. Para tanto, o deputado encaminhará o pedido ressaltando e documentando com imagens a entrada de centenas de milhares de turistas argentinos e uruguaios. Normalmente no período de veraneio a BM de Uruguaiana tem o serviço quintuplicado e necessita o ingresso no projeto com o reforço de no mínimo 16 homens. Com isso, o policiamento da cidade não ficaria desguarnecido.
 

Informais querem trabalhar e encontram entraves na Aduana - Uruguaiana

Comerciantes que instalam-se em canteiros próximos ao prédio da aduana brasileira na alta temporada de turismo estão impedidos de realizar suas atividades habituais. Na última sessão o presidente da Câmara Adalberto Silva e demais vereadores ouviram a manifestação dos profissionais na tribuna.

De acordo com o relatado, a Receita Federal notificou a Prefeitura solicitando a demarcação de área específica para o comércio. Em reunião com autoridade do órgão Federal e os camelôs foi esclarecido que a providência deve ser tomada pelo Poder Executivo. “Nós só queremos trabalhar. Eles reconhecem que nossa presença inibe assaltos, além de prestar serviço de informações aos turistas”, protestou Flávio Fernandes da Silva.

Por meio de intervenção de vereadores, será realizada reunião entre os envolvidos na tarde desta sexta-feira, dia 18, na Prefeitura para debate da situação.

Califórnia completa 45 anos e homenagem vem sem competição

O patrão do CTG Sinuelo do Pago de Uruguaiana, Ivoné Emílio Colpo, deu início a mobilização da comunidade e captação de recursos junto ao empresariado local para a realização do “Show Aplausos” que marcará a celebração dos 45 anos de criação da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul - em 1971, berço dos festivais nativistas gaúchos e o lançamento da 40ª edição do evento que acontecerá em 2017.

Conforme Ivoné serão dois dias de homenagens do que melhor aconteceu na competição neste período. Nos dias 10 e 11 de dezembro subirão ao palco do Teatro Municipal os artistas uruguaianenses que construíram ou impulsionaram as carreiras a partir do festival.

Entre os nomes listados estão João de Almeida Neto, João Chagas Leite, Chico Alves, César Santos, Jaime Ribeiro, Mauro Moraes, Grupo Parceria e Pirisca Grecco. Já no domingo o espetáculo será do projeto Rock de Galpão, de Porto Alegre. Em comum todos interpretando exclusivamente canções da Califórnia que marcaram a trajetória do movimento. A entrada é gratuita e os populares deverão retirar senhas para o espetáculo.

Ivoné destaca que a Califórnia é um dos maiores patrimônios artístico-culturais do RS e, principalmente, de Uruguaiana, assim a importância da participação de todos que possam contribuir para o desenvolvimento da ação de preservação do evento.

É hoje na Câmara Municipal de Uruguaiana a comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra

Numa solenidade na Câmara Municipal, personalidades que contribuem com a cultura afro-brasileira serão homenageadas, hoje, ás 19h, na celebração do Dia Nacional da Consciência Negra. Os homenageados: Paulo Renato Trindade dos Santos, Antônio Aires Dias Ferreira, Patrícia de Brito Francisco, Vera Camargo e Alexandre Leão Alves.

O evento, no Plenário do Poder Legislativo, é integrando as atividades da Semana Municipal da Cultura Afro-brasileira numa parceria com entidades ligadas ao tema como Sociedade Espiritualista de Umbanda de Uruguaiana (Aruanda), Federação das Religiões Afro-Brasileiras (Afrobrás) e Confrubrás.