Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 11/23/12

23 de nov. de 2012

Rafael Alves: a nova estrela tucana na fronteira.



O Tribuna entrevista o bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (Direito), Rafael da Silva Alves que foi reeleito vereador nas eleições 2012 com 2.273 votos, a maior votação em seu partido (PSDB) e o segundo mais votado em Uruguaiana. Em 2004, ficou na 1ª. suplência com 868 votos. Em 2008, foi eleito com 1.502 votos. Trabalhou como Diretor Municipal de Esportes e como Assessor Parlamentar. Rafael Alves é casado com Tatiane Sanchotene e tem uma filha: Helena. O vereador tucano nasceu em 21 de agosto de 1978, filho de Antônio Carlos de Almeida Alves e Gonçalina da Silva Alves. Tem dois irmãos: Antônio C.A.A. Junior e Carlos Alves.

Tribuna - O que você acha que contribuiu para ser o 2º vereador mais votado entre os 117 candidatos dessas eleições?
Rafael - Fiz 2.273 votos, acredito que os fatores foram vários, posso citar alguns: trabalho, dedicação e emprenho na minha função parlamentar.

Tribuna - Para você qual é tarefa principal de um vereador?
Rafael  - Tentar melhorar a qualidade de vida das pessoas, seja criando mecanismos  através de leis, seja fiscalizando o Poder Executivo Municipal, ou simplesmente, servindo de elo entre as pessoas ou entidades e suas respectivas demandas, ora com entidades privadas, ora com entidades públicas.       

Tribuna - Quais são suas principais metas para os próximos anos?
Rafael - Ajudar na divulgação do Programa Estadual “Nota Gaúcha”, em Uruguaiana; Idealizar junto a Secretaria de Cultura, espaços (muros) públicos, para grafitagem (parceria entre empresas privadas e os poderes constituídos); Discutir com a comunidade e os Poderes: o impacto ambiental do lixo, a gestão de resíduos sólidos e a coleta seletiva do lixo; Discutir com entidades e comunidade, a péssima prestação de serviço de telefonia celular e fixo, tanto na área urbana como rural (pagamos as maiores tarifas do mundo em telefonia móvel, e temos os piores serviços); Seguir com o Ciclo de Palestras gratuitas sobre o Bullying, em todas as escolas de Uruguaiana que solicitarem; Já fiz mais de 35 palestras sobre o tema, em escolas públicas e privadas; Disciplinar/regulamentar o uso de celulares, tablets, notebooks em teatro, escolas municipais, shows e bibliotecas; Disciplinar/regulamentar estacionamento para bicicletas em locais de grande fluxo; Tentar incluir/sugerir: 01 (um) livro na cesta básica dada pelo Município; e Cobrar do MEC o Curso de Medicina para o Polo de Saúde da UNIPAMPA/Uruguaiana.

Tribuna - Algum projeto político em especial?
Rafael - Meu crescimento político se dará naturalmente, assim como aconteceu com minhas votações, em 2004 fiz 868 votos, em 2008 fiz 1.502 votos e em 2012 fiz 2.273 votos. Tenho líderes políticos sérios e faço parte de um partido bem organizado, as coisas acontecerão naturalmente.

Tribuna - O que espera do novo Governo Municipal?
Rafael - Espero sucesso e êxito, tenho convicção que Schneider e Nerai, seguirão este trabalho com muito empenho e dedicação porque são pessoas sérias e que priorizam o trabalho e o interesse coletivo. Estarei sempre às ordens para ajudar no que for necessário, como Vereador do Município e membro deste Governo.

Tribuna - Quais são as maiores carências do município?
Rafael - Profissionais na área da Medicina e  indústrias. Como referência orizícola regional, acredito que indústrias deste ramo, devem ser recebidas de braços abertos pelo Município, porque hoje beneficiamos somente 03% do que produzimos em Uruguaiana, um percentual muitíssimo pequeno para uma cidade que já possuiu muitos beneficiadores de grãos (arroz).

Tribuna - O que é mais urgente em Uruguaiana?
Rafael - Mais médicos para atuarem na Santa Casa, na nova Unidade de Pronto Atendimento que está sendo construída e na nova Clinica Renal que também está sendo construída.

Tribuna -  Suas considerações finais:
Rafael - Devo agradecer aos meus eleitores pelo apoio, pela votação e pelo carinho recebido nos três meses de campanha eleitoral, também quero agradecer aquelas pessoas que não votaram em mim, mas que de alguma forma, acompanharam e me ouviram durante este processo político de campanha. Agradeço pela compreensão, também agradeço a minha família, que é minha grande base e agradeço ao prefeito Sanchotene Felice, uma grande referência que tenho e um grande professor que tive nos últimos anos. Quero dizer, que aprendi muito nestes últimos quatros anos como vereador, e que estarei por mais quatro anos à disposição da população uruguaianense para ajudar, para servir e para ouvir suas demandas, reivindicações e sonhos. Fiz minha campanha mostrando o que realizei, falando sobre o que quero defender, sem prometer nada, e sem falar mal dos adversários, mesmo sabendo que vários adversários, falaram mal de mim, isso só mostra o que a população deseja. A política se modificou nos últimos anos em Uruguaiana, as pessoas aumentaram seu grau de exigência, elas querem políticos melhores, pessoas melhores, não querem mais ouvir promessas vazias, discursos demagogos, as pessoas agora querem ver o que foi feito, querem representantes comprometidos com a verdade e homens e mulheres honrados. Trabalho de forma simples, se posso ser útil sou, se não posso sou sincero e digo não.

Violência contra mulheres em debate - Uruguaiana.

Neste sábado, dia 24/11, a partir das 15h, no plenário da Câmara Municipal de Uruguaiana acontecerá encontro para debater a violência perpetrada contra mulheres. 

Centro Esportivo Nova Esperança completa 4 anos – Uruguaiana.


Neste sábado e domingo, dias 24/25 de novembro, acontecerá evento comemorativo ao 4º. aniversário do Centro Esportivo Nova Esperança, localizado na rua Íris Ferrari Valls esquina Prado Lima. Na oportunidade, serão desenvolvidas várias atividades e torneios de futsal, handebol, vôlei e basquete, entre as escolas do bairro Nova Esperança. Haverá também torneio de futsal e handebol – masculino e feminino - aberto à comunidade. Também, contará com apresentações do Projeto Karatê Além do Esporte, aula de capoeira, apresentações artísticas e culturais. Serão dois dias de atividades, jogos e terá a participação do “Feirão de Saúde”. O Centro Esportivo Nova Esperança foi inaugurado em 27 de novembro de 2009.

Gatão de Meia Idade - conflito de gerações

Novembro Azul: a prevenção do câncer de próstata – Uruguaiana.



Neste mês dedicado à campanha de prevenção ao câncer de próstata, lembrado como “Novembro Azul”, a Câmara Municipal de Uruguaiana disponibilizou o espaço da Tribuna Livre para o médico Moacir Tassinari dos Santos (foto). Na oportunidade, sugerida pelo vereador Ronnie Mello, o profissional da saúde falou sobre a importância do diagnóstico precoce e da eficiência do exame de toque para a identificação da doença. Segundo Tassinari, 98% dos casos de câncer de próstata são diagnosticados através deste exame, enquanto que mais de 50% de outros tipos de exames, como PSA, têm o resultado falho para reconhecer o tumor.
Desta forma, foi destacada a necessidade de conscientização dos homens para realizar o exame de toque como eficiente medida preventiva. A partir dos 40 anos, os homens com histórico familiar da doença devem procurar fazer o exame anualmente, depois dos 45 anos o exame é recomendado para todos, considerando que qualquer médico pode realizar este exame clínico. “Em tantos anos de experiência noto que a cura da doença não evoluiu, mas sim as formas de prevenção e diagnóstico precoce”, considerou Tassinari.

Sessão Especial celebra o Dia da Consciência Negra – Uruguaiana.



Cidadãos uruguaianenses que prestam serviços à educação e à religião afro-descendente receberam homenagem na terça-feira, dia 20/11, na Câmara Municipal. Na Sessão Especial realizada para celebrar o transcurso da Semana Municipal da Cultura Afro-brasileira, o público lotou o plenário para prestigiar Maria do Horto Conceição da Rosa, Maria do Carmo da Rosa, Vera Regina Vilanova da Silva, Zilá Teresinha Soares Fidell, Paulo Rogério Souza da Silva e a memória de Maria Daici Oliveira dos Santos, indicados pela Sociedade Espiritualista de Umbanda de Uruguaiana (Aruanda). A história de luta pela liberdade e o reconhecimento pela conquistas sociais conquistadas pelos afro-descendentes no Brasil foram destacados na cerimônia que teve momentos de reflexão e emoção dos presentes.
O Poder Legislativo ainda destacou a Afrobras e o Movimento Negro de Uruguaiana pelo trabalho desenvolvido na valorização da cultura afro-descendente no município. Representando a esposa homenageada, em memória, Ataídes Rodrigues dos Santos falou na tribuna pelos demais que receberam honraria. Na oportunidade, registrou a importância da comemoração no Dia da Consciência Negra para congratular e mencionar a história de vitórias sociais, políticas e econômicas dos afro-descendentes. O presidente em exercício da Câmara Municipal, vereador José Clemente Corrêa, mencionou a necessidade de reconhecer a cultura da matriz africana no Brasil e difundir a percepção exata do que ela representa para a história. “É preciso refletir e discernir o que é, o que foi e como será a busca pelo espaço na sociedade pelos afro-descendentes”, considerou. No final do evento, apresentou-se a Fanfarra Cultura Comunitária Maria Daici em frente à Câmara Municipal de Uruguaiana.

Violência contra mulheres é debatida no parlamento – Uruguaiana.


O Grupo Mulheres em Movimento esteve representado, no espaço da Tribuna Livre, por Lila Beatriz Lolito, também Conselheira Estadual da Secretaria para Mulheres, por proposta do vereador José Clemente Corrêa. Na oportunidade, foi apresentada a necessidade da criação de uma Casa de Passagem, a reativação do Conselho Municipal da Mulher e a instalação de secretaria municipal da Mulher para atender às demandas das mulheres que sofrem violência em Uruguaiana. Os vereadores destacaram a importância da formação do Conselho para que o município receba apoio dos governos Federal e Estadual na implementação de recursos e desenvolvimento de políticas públicas para a comunidade, assim como a importância das denúncias de mulheres agredidas para a identificação do problema e a inibição da prática.
As reivindicações do Grupo, sem fins lucrativos, buscam combater a violência sofrida por mulheres em Uruguaiana. Entre as ações desenvolvidas está a conscientização sobre os direitos das mulheres, informações sobre saúde e combate à impunidade. Segundo Lila, nos últimos 30 anos, cerca de 90 mil mulheres foram assassinadas no país. “A mulher continua presa a este tipo de violência e fazer valer a Lei Maria da Penha está entre os objetivos para erradicar situações como esta”, considerou. No próximo dia 24/11, o grupo realizará um encontro para discutir o assunto. A Câmara Municipal sediará o evento a partir das 15h.

Empresas restringem ilegalmente o acesso de motoristas ao emprego.


O Sindicato dos Trabalhadores de Transportes de Cargas de Linhas Internacionais do RS – Sindimercosul informa que está agindo em defesa dos direitos dos trabalhadores visando impedir que as empresas de gerenciamento de risco e seguradoras de carga se utilizem de informações pessoais alheias ao exercício da função, para impedir que estes profissionais tenham acesso ao mercado de trabalho. Segundo o presidente do Sindicato, Jorge Luiz Frizzo, isso ocorre porque a presença do nome do motorista em tais cadastros como SPC e SERASA são diretamente ligados pelas empresas a idoneidade do trabalhador, ferindo a intimidade dos mesmos.  “O endividamento da população brasileira também é fato público e notório, sem que haja qualquer ligação com a capacidade para exercer a função de motorista de transporte de carga de alto valor. Assim, não há aumento do risco coberto pela seguradora simplesmente pela existência de dados do motorista nos cadastros negativos, além disso, sem emprego, o trabalhador não tem como pagar dívida”, declara.
O Ministério Público do Trabalho está com seis ações civis públicas em andamento contra gerenciadoras de risco e seguradoras que fazem uma varredura na vida dos motoristas e organizam um banco de dados com informações pessoais a respeito desses profissionais. Jorge Frizzo informa que o Sindimercosul recebe pelo menos 20 reclamações por mês de motoristas que não conseguem ou perdem o emprego por causa de restrições. “As empresas devem tomar medidas para se proteger. Mas cadastros de crédito, embora públicos, não podem ser usados para restringir o acesso a emprego, principalmente nesse caso, isso é grave e vamos lutar junto ao Ministério Público do Trabalho para resolver”.

Poder Legislativo altera outras Comissões - Uruguaiana.


As Comissões de Constituição, Justiça e Redação e Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Uruguaiana tiveram sua composição modificada. Em razão da impossibilidade do presidente em exercício, José Clemente Corrêa, participar dos trabalhos das comissões técnicas da Casa, o vereador Valério Pimpão Echeverria (PSDB) assume a vice-presidência da Comissão de Justiça e o vereador Rafael Alves passa a integrar a Comissão de Finanças. Atuais integrantes da Constituição, Justiça e Redação: Presidente: Ilson Mauro da Silva Brum (PP), Vice-presidente: Valério Pimpão Echeverria (PSDB)., Rafael da Silva Alves (PSDB). Rogério de Moraes (PSDB) e Ronnie Peterson Colpo Mello (PP). Comissão de Finanças e Orçamento: Presidente: José Fernando Tarragó (PSDB), Vice-presidente: João Adalberto da Rosa e Silva (PP), Ilson Mauro da Silva Brum (PP), Rafael da Silva Alves (PSDB) e Neraí Santos Kaufmann (PSDB). As demais Comissões Permanentes da Casa Legislativa são: Direitos Humanos e Defesa do Consumidor: Presidente : Rogério de Moraes, Vice-presidente: Rafael Alves, Ilson Mauro da Silva Brum, João Adalberto da Rosa e Silva e Neraí Santos Kaufmann Comissão de Serviços Municipais, Saúde, Educação, Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico e Mercosul: Presidente: Rogério de Moraes, Vice-presidente: Ronnie Pertson Colpo Mello, Ilson Mauro da Silva Brum, Neraí Santos Kaufmann e Rafael da Silva Alves.