Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 02/04/11

4 de fev. de 2011

Tribuna - nas bancas [boas e más] neste sábado 05.02


Procuradora vai á Justiça contra o monopólio da Planalto \
Marquinhos - uma vida de ouro que vale por três\
Recorde da década de turistas argentinos em Uruguaiana \
e + muito +
Essencial -
clique para ampliar
a capa!

Começa hoje o Carnaval 2011 em Paso de los Libres

Seis comparsas fazem parte dos grupos A e B do Carnaval da vizinha cidade "hermana". Ingressos variam de R$ 9,00 a R$ 33,00. Início 22h30min.

Entrevista exclusiva com Dr. Lauro Delgado!

O coordenador do Fórum Permanente para o Desenvolvimento de Uruguaiana, o advogado Lauro Beheregaray Delgado, presidente da Comissão de Serviços Públicos da OAB-RS, que recebeu, do governador Tarso Genro, o convite para integrar o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado. Durante a conversa, foram abordados 3 temas:
Saúde
Para Lauro Delgado, Uruguaiana enfrenta um atraso lamentável na área. “Nós aprendemos com o dr. Mocelin a importância do Programa Saúde da Família. Isso é uma prioridade, e ainda não funciona em Uruguaiana. A implantação depende da Prefeitura Municipal e do Conselho de Saúde. Em Uruguaiana, como não existe secretário de pasta nenhuma, isso depende exclusivamente do prefeito”.
Transporte Intermunicipal de Passageiros
“Isso é matéria de mobilidade social, não tem trem, não tem barco, o meio de transporte é rodoviário, e está nas mãos de uma única empresa.” Segundo Lauro Delgado, o sistema todo, além de imoral, opera na ilegalidade. “A ilegalidade está embutida no preço da tarifa”. O processo, a documentação de uma luta de 15 anos pela quebra do monopólio e pela elaboração de uma lei mais adequada que a atual, que é da década de 50, e os 12 mil quilômetros viajados entre 2009 e 2010 para as audiências da Assembleia Legislativa no interior do Estado, acompanhando as discussões sobre o tema, são a base em que sustentará sua posição neste tema que, espera, deva ser um dos pontos fulcrais da reunião do conselho.
Desenvolvimento
“A economia de Uruguaiana é, fundamentalmente, arroz. Falam muito do transporte, mas esses valores são irreais, eles passam por aqui. O que nos falta é empreendedorismo. Uma vez o BRDE ofereceu um crédito, metade a fundo perdido, excepcional, para a metade sul, não pedia garantias, porque a garantia era o próprio empreendimento planejado, e, mesmo assim, aqui em Uruguaiana só uma pessoa usou este crédito. Acontece que o empresariado tem que se conscientizar da sua função social, que é gerar emprego. O comercário, o bancário, o profissional não vai gerar emprego, quem vai gerar emprego é o empresário.” Segundo Lauro, a única forma de promover um desenvolvimento equânime é dinamizar a sociedade, através de uma “diversificação da produção, baseada, é claro, nas potencialidades da nossa matriz”.