Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 03/03/17

3 de mar. de 2017

A Cultura do Rock and Roll no Teatro Municipal neste sábado - Uruguaiana

É neste sábado, às 19h, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa! Promoção da Prefeitura de Uruguaiana, por  meio da Diretoria de Cultura. Entrada franca!













                                                     Studio na Colab55

Prefeitura e os convênios com a Penitenciária - Uruguaiana

O prefeito Ronnie Mello, recebeu na tarde desta sexta-feira (3), o Delegado Regional da Susepe, Nilton Silva; diretor do Instituto Penal de Uruguaiana, Marcelo Pinto; e o diretor da Penitenciária Modulada de Uruguaiana, Alex Silva. O encontro tratou sobre a reativação do convênio que o município tem com o Instituto Penal de Uruguaiana. 

O convênio é sobre o trabalho prestados pelos apenados junto à Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural, pelo qual, apenados trabalham para a redução da pena. 
Durante a reunião também foi discutida sobre a ampliação da parceria com a Susepe, e a reativação da fábrica de tubos que funcionava dentro da Penitenciária, entre outras alternativas de trabalho.

Studio na Colab55

IGNORÂNCIA SINCERA E DEMOCRACIA - por Jeremyas Machado Silva/Uruguaiana


IGNORÂNCIA SINCERA E DEMOCRACIA

Jeremyas Machado Silva
Historiador, doutorando em História. E-mail: jeremyass@gmail.com


A democracia delega a “organização” sociopolítica e administrativa ao Estado. No campo social, discute-se a “disposição” sociopolítica e administrativa. Isto é política. Ser político é dialogar. A importância do diálogo está para a política como a democracia está para a sociedade. O processo mediador destas relações deve impetrar a Ética. Do contrário, governará a ideologia autoritária da velha moral antiquada e desprovida de benevolência. Aqueles que se adornam da velha moral retrógrada e arrogante apenas reproduzem discursos fechados que ferem com golpes de adaga qualquer pensamento reflexivo ou cortam com o fio de uma gladia, qualquer prática filosófica que acometa o seu império. O seu Fascismo pós-moderno. A sua barbárie.
A Moral é formada pelo conjunto de valores e tradições existentes em uma sociedade. A Ética realiza a revisão criteriosa da Moral. Por isso, a Moral pode ser antiquada e discursiva. A Ética, aberta e dialógica. Cabe aqui, um comentário sobre a prática dialógica. Está não precisa mudar a opinião daqueles que dialogam. Prática dialógica não é prática dialética. Ou seja, durante um diálogo, os indivíduos colocam em prática os seus pensamentos críticos-reflexivos e após o diálogo podem não ter uma nova opinião, uma nova síntese, apenas refletiram. Portanto, dialogar com os “diferentes” se faz necessário em nossa sociedade extremista.

  Retomando a opinião acerca da ideia de Estado e democracia. É preciso reinventar-se a compreensão destes conceitos no Brasil. Quem sabe, aquiescer-se da ideia “iluminista” em que o Estado é do povo. Tudo precisa ser harmonizado para dar certo. Além disso, no caso da educação, oportunizado. O viés mais criterioso para perceberem-se quaisquer mudanças é a educação. A educação liberta, mas o processo é doloroso. Libertar-se por meio do saber significa estudar muito. Ler, entender e tornar-se crítico. Foi dito por Martin Luther King: “Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera”. Assim, se a ignorância continuar sincera, adeus democracia. 



Studio na Colab55

Chuvas em Uruguaiana, Itaqui e Alegrete - São Pedro!

Em Itaqui, às 15h10min desta sexta-feira, forte temporal alagou uma série de pontos da cidade. Segundo o coordenador da Defesa Civil - Jonas Pires, em apenas 25 minutos foram registrados 65mm de precipitação. Em Uruguaiana a chuva que começou às 5h15min, anotou até às 16h30min, 41mm conforme dados do Aeroporto Internacional Rubem Berta. Também houve alagamentos pontuais como nas ruas Santana e General Câmara, além de áreas periféricas. Houve grande incidência de descargas elétricas. Em determinadas regiões o índice foi bem mais além do recolhido no Aeroporto. Já em Alegrete, as precipitações somaram 10mm, porém a previsão para o período é de que a chuva atinja até a manhã deste sábado 50mm. As chuvas, mesmo esparsas, provocaram alagamentos em ruas de bairros e centro. Entre elas as ruas Venâncio Aires e General Sampaio. O maior problema é o entupimento de bueiros que acumulando lixo atirado em via pública impedem o escoamento das águas.

Vai ter vaga na Prefeitura de Uruguaiana


EDITAL N.º ED 021/2017
PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PSS 42

Fixa data, local e horário para o sorteio visando à classificação dos candidatos à função de Auxiliares de Saúde Bucal.

O MUNICÍPIO DE URUGUAIANA faz saber, por este Edital, que realizará sorteio, em ato público, referente ao Processo Seletivo Simplificado - PSS 42, sob a coordenação da Comissão nomeada por ato do Poder Executivo, visando o preenchimento de vagas de contratos temporários de Auxiliares de Saúde Bucal, com base no Edital N.º ED 013/2015, conforme segue:

I - DO SORTEIO:
  1. o sorteio será realizado no dia 10 de março, às 10h, na Sala da Comissão de Licitações, no prédio sede da Prefeitura Municipal de Uruguaiana, cito na rua 15 de novembro, 1882, Centro;
  2. somente participará do sorteio o candidato que estiver regularmente inscrito, mediante a apresentação do Formulário de Inscrição, a comprovação do recolhimento do valor da respectiva taxa, juntamente com o comprovante do registro no CRO/RS;
  3. o sorteio dar-se-á pelo número atribuído ao envelope de cada candidato, numerado aleatoriamente, no momento do sorteio. O número correspondente ao do envelope será colocado numa caixa, na presença dos interessados, e posteriormente retirados um por um, dando origem a classificação do candidato;
  4. a presença dos candidatos não é obrigatória. Por se tratar de ato público, qualquer pessoa pode fazer-se presente.

II - DO REGISTRO: a Comissão fará o registro da classificação, em Ata específica, que passará a fazer parte integrante e inseparável do Processo Seletivo Simplificado - PSS 42, devidamente assinada pelos presentes ao ato.

Uruguaiana, 1º de março de 2017.

Ronnie Peterson Colpo Mello,
Prefeito Municipal.

Comunidade quer saber quem atropelou Lucas na BR-472/Uruguaiana

Desde a última terça-feira a comunidade quer saber quem atropelou o ciclista Lucas Farias, 27 anos, na BR-472, no trecho Uruguaiana/Barra do Quaraí, e fugiu. Quem foi? A 2ª DP investiga o caso. Atropelar é acidente. Fugir é irresponsabilidade! 

Studio na Colab55

Menores de 16 anos devem esperar para tornarem-se modelo/manequim - Uruguaiana

MPT obtém liminar impedindo participação de menores de 16 anos em seleções para modelo, eventos estão marcados em Alegrete para hoje (3/3) e Uruguaiana no domingo (5/3)
O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Uruguaiana obteve liminar contra a Stein Organização de Eventos Ltda. e contra o empresário Dilson Luiz Jung Stein, impedindo a participação de menores de 16 anos em seleções para modelos, realizadas pela empresa. A decisão decorre de ação civil pública (ACP) e abrange os eventos que serão realizados nesta semana em Alegrete, em 3/3, e em Uruguaiana, em 5/3.
A decisão também obriga os réus a absterem-se de cobrar valores dos candidatos às vagas de modelo, em qualquer das fases da seleção; a não permitirem participação de crianças e adolescentes menores de 16 anos em qualquer evento de seleção e posterior intermediação de mão de obra; e a absterem-se de divulgar eventos do tipo, com público alvo de crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos, em jornal impresso, rádio, televisão, sites ou redes sociais. Atualmente, a agência anuncia seleções voltadas à faixa entre 8 e 25 anos, em diversas cidades do País. A empresa é sediada em Horizontina.
Em caso de descumprimento, incidirão multas de R$ 10 mil, multiplicadas por criança ou adolescente que participe dos eventos; por caso em que forem cobrados valores dos candidatos; ou por dia em que houver divulgação em desacordo com a liminar.
Em definitivo, na ACP, o MPT requer a confirmação dos efeitos da liminar. A ação é julgada pela 2ª Vara do Trabalho de Uruguaiana.

Focos do Aedes com o deszelo crescem a cada dia - Uruguaiana

Os primeiros dois meses de 2017 registram a detecção de 76 focos do mosquito Aedes aegypti no centro e bairros periféricos de Uruguaiana. De acordo com João Paulo Soares, supervisor geral da equipe de 22 agentes de endemias do município, o índice é expressivo para um período considerado curto pelos sanitaristas. O volume coloca a cidade em situação de risco e amplia o grau de atenção dos profissionais. Os pontos mais infestados, no bimestre, estão na Cidade Nova, Cidade Alegria, Vila Júlia e, de forma acentuada, no centro da cidade. A maioria localizada nos 165 Pontos Estratégicos. Houve focos identificados nas ruas XV de Novembro, Vasco Alves, Domingos de Almeida e avenida Duque de Caxias, áreas centrais que juntamente com os bairros Cidade Alegria e Cidade Nova que passam até o final desta semana por processo de dedetização. João Paulo Soares insiste nos cuidados que devem ser tomados pelos moradores e proprietários de empresas para evitar o acumulo de água parada e lixões a céu aberto.