Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 10/25/12

25 de out. de 2012

Morre o jornalista Cristiano dos Santos - Passo Fundo.


Faleceu quinta-feira à noite, dia 25/10, em Passo Fundo, o jornalista Cristiano dos Santos, 36 anos, casado, sem filho e que trabalhou na RBS TV Uruguaiana, onde foi repórter, apresentador e diretor de jornalismo. Cristiano enfrentava um câncer na coluna. Aos familiares, colegas e amigos os sentimentos da equipe Tribuna. O sepultamento será na sexta-feira, dia 26/10, às 17h, em Passo Fundo. 

Curso de Comércio Exterior na Escola Uruguaiana.


Destaca a coordenadora da 10ª. Coordenadoria Regional de Educação, professora Maria de Lourdes Brondani D’Ávila que, em 2013, será implantado o Curso Técnico de Comércio Exterior, nível pós-médio, na Escola Estadual de Ensino Médio Uruguaiana, localizada na esquina das ruas Ramão Prunes de Oliveira e Presidente Vargas. Serão ofertadas 70 vagas divididas em duas turmas. O curso será ministrado no turno da noite, de segundas às sextas-feiras e poderá ter aulas à tarde nos sábados. A previsão é que o curso funcione no 1º. semestre de 2013. Os alunos interessados já devem ter concluído o ensino médio. Inscrições e prazos no site www.educacao.rs.gov.br

URCAMP poderá se instalar em Uruguaiana.


No parlamento municipal, o vereador Rogério de Moraes (PSDB), destacou a mobilização pela instalação da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) em Uruguaiana. Segundo o parlamentar, o empenho para realizar audiência pública nas próximas semanas permitirá que sejam intensificadas as tratativas sobre a vinda dos cursos de Direito, Ciências Contábeis, Pedagogia e Comércio Exterior.

Uruguaiana contemplada com o Projovem Trabalhador.


Jovens entre 18 e 29 anos de idade que estão desempregados, pertencem a famílias com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e se enquadram numa situação de vulnerabilidade social, serão os beneficiados com a parceria acertada entre a Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul - Famurs – e a Fundação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social – Fgtas. O Projovem Trabalhador oferecerá 5 mil vagas em diferentes cursos de qualificação profissional e social, em 26 cidades do Estado.
A meta é empregar 30% deles, ao final dos seis meses de curso.Para o presidente da Famurs, Ary Vanazzi, o papel da entidade é divulgar este programa que dá um novo impulso para a vida dos jovens. “Vamos apoiar e chamar os municípios para que participem”, disse o presidente.
Tanto jovens da Fase quanto presos em regime semi-aberto devem participar dos cursos. Um convênio deverá ser assinado em novembro entre as prefeituras e o Estado e os cursos devem iniciar em 2013.O diferencial do Pró-Jovem Trabalhador são 100 horas/aula de qualificação social, onde os alunos terão noções sobre valores humanos, inclusão digital, educação ambiental, direitos do trabalho e empreendedorismo. Além de 250 horas/aula no curso que mais interessar ao aluno. A assessora técnica da área de Educação da Famurs, Simara Casagrande, está auxiliando na montagem do projeto e explica que a qualificação será abrangente. Os quatro eixos – Comércio, Construção Civil, Serviços e Indústria - terão subdivisões, tornando-se mais abrangentes.
“No eixo Comércio, a área da administração vai preparar para várias funções, como almoxarifado, officeboy, arquivista e assim por diante”, exemplifica Simara.
Cada município receberá os cursos condizentes com o arranjo produtivo local. Para incentivar a permanência nas aulas, cada jovem receberá uma ajuda de R$ 100,00 mensais, de acordo com a coordenadora do Projovem, Selma Machado. Os municípios beneficiados são: Alvorada, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, Porto Alegre,Viamão, Montenegro, Santa Cruz do Sul, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Guaíba, Santo Antônio da Patrulha, Osório, Torres, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Bagé, Dom Pedrito, Rosário do Sul, Santana do Livramento, São Gabriel, Uruguaiana, Canguçu, Pelotas, Rio Grande e Santa Maria

CACAU já está em sua nova sede – Uruguaiana.


Na quarta-feira, dia 24/10, às 10h30min, com a presença de autoridades civis, militares e religiosas, o prefeito Sanchotene Felice presidiu a solenidade de inauguração das novas dependências do CACAU – Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente de Uruguaiana, localizado na esquina das ruas Santana e Iris Valls, antiga sede do Ministério Público Estadual. A atual diretora do CACAU é Elaine Ordoque. No local, serão abrigadas 30 crianças, num prédio que foi totalmente reformado e conta com sala de jogos, sala de reuniões, sala de televisão, sala de técnicos, banheiros, refeitório, sala da diretoria e cozinha. Serão dois quartos destinados aos meninos, três quartos para meninas e berçário. O novo Centro atende as disposições previstas no atendimento às crianças e adolescentes, conforme a política nacional para o segmento. Pela nova proposta todos devem ser assistidos em um lugar mais próximo e com estrutura de um lar. A reforma teve custo de R$ 80 mil. O padre Sílvio Quevedo abençoou o novo CACAU.

Gatão de Meia Idade - quem inventou