Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 05/21/13

21 de mai. de 2013

Os benefícios do Tai-Chi-Chuan – Uruguaiana.



Atividades realizadas no município que visam a melhoria da saúde da população foram apresentadas na Câmara Municipal de Uruguaiana. Durante o espaço da tribuna livre, representantes da Secretaria Municipal da Saúde explanaram sobre as ações que incluem grupos de Tai Chi Chuan e atividades realizadas com indivíduos portadores de doenças e agravos não transmissíveis participantes do DANTS. A coordenadora do projeto Saúde e Bem Estar, Liene Campos, fez referência à importância de oportunizar à população a prática do Tai Chi Chuan como atividade terapêutica gratuita para a melhoria em problemas de postura, de respiração, de hipertensão arterial, entre outros. Cerca de 300 pessoas são beneficiadas pelo projeto que abrange a instrução para o estímulo e manutenção de hábitos saudáveis e reeducação alimentar. “Cerca de 45% da população brasileira está com o peso acima do recomendado”, alertou Liene. Na tribuna, o professor de Tai Chi Chuan, Rui Machado, colocou o pioneirismo de Uruguaiana nesta ação, sendo destaque no estado e referência no país pela disponibilização gratuita das atividades relacionadas à modalidade da medicina oriental e destacou o êxito do programa pela evolução das ações e pelo alcance das metas traçadas inicialmente.

Auxiliares Aduaneiros querem retornar – Uruguaiana.



Os profissionais da Associação Nacional dos Auxiliares Aduaneiros da Receita Federal estão realizando manifestações em todo o Brasil, com o intuito de serem reintegrados à atividade. De acordo com a categoria, todos realizaram concurso público com contrato temporário, fizeram treinamento na Escola Superior de Administração Fazendária e trabalharam vários anos até serem exonerados. No dia 11 deste mês, os integrantes da ANAARF em Uruguaiana reuniram-se para buscar apoio político Estadual e Federal, como também, empresários e representantes de entidades do país para ampararem a causa. Uma das reivindicações da classe é a possibilidade de reduzir a carência no quadro de trabalhadores e na fiscalização em áreas de fronteiras, portos, aeroportos e entrepostos aduaneiros. Estatísticas apontam que existe um déficit de 50% no quadro de funcionários da Receita Federal. Os parlamentares do município presentes na reunião comprometeram-se  em formar uma comissão do legislativo junto à representação da Associação, no intuito de conquistar as reivindicações solicitadas. - Reportagem Kelen Rauber.

Charqueada tem escola com turno integral – Uruguaiana.


A Escola Estadual de Ensino Fundamental Uruguaiana, localizada na Charqueada, interior do município, tem turno integral desde 2010, e com isso, realiza diversas atividades com os alunos na parte inversa do horário escolar. A cada dois meses, uma apresentação das oficinas que a escola dispõem é feita pelos alunos. Na semana passada, foi feita uma amostra de artesanato, dança, teatro, musica, dentre outros. Com o projeto Mais Educação do Governo Federal, os alunos estão desenvolvendo atividades como cuidar do jardim, criar hortas, pomar, cuidar de pequenos animais, dança, teatro, música e expressão oral e escrita. A EMATER é parceira nas oficinas, como no relógio do corpo humano, onde uma horta de plantas medicinais em forma de relógio foi criada e as crianças sabem assim, que horário devem beber, por exemplo, um chá para o fígado. Os estudantes levam e trazem mudas para a escola.
O colégio Fundamental Uruguaiana, possui 126 alunos, 26 professores e funcionários para serviços gerais. As aulas começam às 7h50min e terminam às 17h, as crianças recebem cinco refeições. No turno da manhã a aula é normal, e à tarde são feitas as oficinas. O diretor e professor, Eloi Boldori, disse que é obrigação da escola é educar os alunos para uma melhor qualidade de vida no campo, “como nossa escola é uma escola do campo, temos a obrigação de orientá-los, que ele tem que permanecer no campo, ele tem que produzir seu alimento, melhorar sua educação e conhecimento. A escola proporciona isso aos filhos desses agricultores que levam para casa o que aprendem aqui” disse o diretor. O aluno Bruno Lima, 12 anos, conta sobre suas experiências, aqui eu aprendi a cuidar dos animais, a fazer horta e ensinei na minha casa como se faz uma horta. Eu que cuido da horta em casa”, concluiu ele. A escola agora aguarda a chegada de uma vaca para ensinar os alunos a fazer queijo e iogurte com o leite. Outro projeto é a criação de uma padaria, e desta forma, poder proporcionar alguma futura profissão aos estudantes. O resultado dos trabalhos que a escola desenvolve estão sendo muito positivos segundo o coordenador do turno integral, João Carlos D’Ávila Souto, “muito resultado na parte social, no aprendizado, no desenvolvimento, no interesse do aluno pela escola, e muitas coisas eles levaram para casa e mudou o pensamento dos pais, como plantar, regar e cuidar da sua propriedade”.
Uruguaiana tem duas escolas de turno integral, estas duas, possuem o programa Mais Educação do Governo Federal, que busca a integralização do tempo e da criança na escola com atividades lúdicas, acompanhamento pedagógico e esporte e lazer. O Coordenador Pedagógico da Coordenadoria Regional de Educação, Luís Paulo Correa Dias, explicou como o município pode implantar o projeto nas escolas municipais, “tem que acessar o SEMEC, e o Secretário de Educação ou o Prefeito Municipal tem que assinar o acordo com o MEC. No começo do ano recebi uma carta da coordenadora do turno integral do MEC, que dizia que ela havia enviado para todos os prefeitos do Brasil uma carta explicando o que é o Mais Educação e fazendo um convite as prefeituras a aderirem o programa. O programa é simplesmente espetacular. A Prefeitura de Uruguaiana é a única da Fronteira Oeste que ainda não aderiu” concluiu o coordenador Dias. (Reportagem – Kelen Rauber)
  


Parlamento busca informações sobre maquinários – Uruguaiana.



A Câmara Municipal de Uruguaiana solicitará ao Poder Executivo informações sobre a situação das máquinas destinadas à recuperação de vias públicas do interior do município. Por reivindicação do vereador Ronnie Mello (PP), será questionada a localização, as condições e a utilização dos equipamentos. Em 2011, o Poder Legislativo colaborou e agilizou todo o processo de votação para o ingresso de Uruguaiana no Programa de Intervenções Viárias (PROVIAS). Na oportunidade, o município adquiriu maquinários com recursos oriundos do BNDES, através do programa. Cerca de três milhões de reais foram investidos na compra de equipamentos e veículos que deveriam ser utilizados pela Secretaria de Obras em serviços na área rural.

Nova proposta para manutenção de escolas – Uruguaiana.



Em sessão ordinária, os parlamentares aprovaram requerimento que sugere ao Poder Executivo estudar a possibilidade de presos trabalharem na manutenção das escolas da rede pública municipal e estadual de Uruguaiana. O proponente, vereador Ronnie Mello (PP), salientou a importância de oportunizar a reintegração social destes indivíduos, utilizando os critérios de bom comportamento, em final de cumprimento de suas penas e ausência de histórico que envolva crimes contra a vida e menores de idade.
Segundo o parlamentar, a execução desta proposta reforça o número de pessoas disponíveis para atuar em reformas e na manutenção de estruturas das instituições de ensino público. A solicitação será encaminhada às autoridades competentes para o desenvolvimento da proposta, entre eles o prefeito municipal, Luiz Augusto Schneider, o secretário municipal de Educação, Delmar Kaufmann, a coordenadora da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, Maria de Lourdes Brondani D'Avila, a diretora do Fórum, juíza Michele Soares e o diretor da Penitenciária Modulada de Uruguaiana, Alcino Martins Pinto.

Gatão de Meia idade - típicas