Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 07/31/09

31 de jul. de 2009

AQUI TEM!


Leia amanhã sua edição semanal do Tribuna de Uruguaiana.
Nas melhores e piores bancas, como diz nosso editor Fred Marcovici.
Até lá!

Carnaval 2010 - Banco venderá ingressos

Sexta-feira, dia 31/07, às 9h, na Prefeitura Municipal de Uruguaiana, houve reunião com os integrantes da Comissão Municipal de Carnaval, membros do Conselho Consultivo (composto por representantes de 7 escolas de samba), carnavalescos e o prefeito Sanchotene Felice. Na oportunidade, foi definida e entregue para cada escola, o projeto e as planilhas do Carnaval 2010. Estiveram na reunião, representantes da Escola de Samba Unidos da Ilha do Marduque, Cova da Onça, Deu Chucha na Zebra, Bambas da Alegria e Imperadores do Sul. Ainda, ficou definido que o Banco Bradesco fará a venda de ingressos e os valores arrecadados serão destinadas para cada escola, conforme percentual aprovado pelo Conselho Consultivo e pelos dirigentes das entidades carnavalescas. O prefeito Sanchotene Felice agradeceu a presença dos carnavalescos, louvou o trabalho da Comissão Organizadora e, ao final, anunciou que será dobrado o repasse às escolas do 1º. Grupo, o denominado Grupo Especial.

Pronasci Fronteiras reúne 37 prefeitos em São Borja

Quinta-feira, dia 30/07, às 10h, no Cais do Porto na cidade de São Borja, atendendo convite do Ministério da Justiça, 37 prefeitos de cidades gaúchas que aderiram ao PRONASCI Fronteiras – Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, para assinatura dos termos de comodato entre o Ministério e as Prefeituras. O ministro da Justiça, Tarso Genro, e o secretário estadual de Segurança Pública, Edson de Oliveira Goularte estiveram presentes ao ato que reuniu 37 prefeitos de cidades gaúchas. O prefeito Sanchotene Felice, ao participar do evento, falou em nome dos 37 Chefes do Poder Executivo, destacando a importância do trabalho integrado entre as três esferas de poder: União, Estados e Municípios, nos investimentos em segurança pública e qualificação técnica das polícias. O ministro Tarso Genro, que é natural de São Borja, enfatizou o trabalho integrado e os investimentos do Governo Federal em infra-estrutura na área de segurança pública. A cidade de Uruguaiana receberá, num prazo de 45 dias, um automóvel Fiat Uno, dois computadores, uma impressora, e três estabilizadores serão destinados ao setor de Vigilância Sanitária da Prefeitura Municipal; a Polícia Civil receberá uma caminhonete Nissan; e a Brigada Militar será contemplada com três caminhonetes Nissan e duas motos.

Coluna BALAIO, dia 27/07.

Crack
Quando o Fiat Palio Azul, placas de Uruguaiana, locado, deixava a cidade de Itaqui em direção a Uruguaiana pela BR-472, ás 6h, equipe de inspetores da Polícia Rodoviária Federal abordou o veículo sob suspeita de estar transportando droga. Minutos antes os três tripulantes (dois homens 36 e 22 anos respectivamente) e uma mulher (23 anos) ao verem os policiais na rodovia, atiraram pela janela do carro um saco plástico transparente contendo um quilo 207 gramas de crack. Presos em flagrantes, foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Itaqui, ouvidos e, posteriormente, levados à Penitenciária daquela localidade.

Camarões
A médica-veterinária Diana Mutti será a responsável técnica pelo projeto de criação de camarões, em tanques, no Município de Uruguaiana.

Piratini
O advogado são-borjense, hoje Ministro da Justiça, Tarso Fernando Herz Genro será o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), ao Governo do Rio Grande do Sul, em 2010.

Desterro
Na atual legislatura, chama atenção o número de vereadores que não nasceram em Uruguaiana.

Firmeza
O vereador Rafael Alves tem se destacado, com firmeza e determinação, em defesa do governo Felice, no Poder Legislativo.

2010
Com mais de 88 mil eleitores, Uruguaiana atrairá muitos candidatos à deputação estadual e federal no próximo ano.

Preocupado
O vereador Rogério de Moraes (PSDB) está solicitando ao Prefeito Municipal, informação sobre quais equipamentos de proteção individual estão sendo fornecidos aos funcionários da Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente, da Clínica Renal Municipal e da Santa Casa de Caridade para prevenir o contágio do vírus causador da gripe A. O vereador também requer informações sobre como estão sendo treinados os profissionais das três instituições de saúde para tratar com a nova doença e como proceder com os novos pacientes.

Convenção
O presidente do PSDB, professor Francisco Robalo Fernandes informa que a nova Executiva e o novo Diretório Municipal do PSDB, serão escolhidos, em Convenção, que será realizada no dia 12/09, das 8h às 12h, na sede do partido, na rua Sete de Setembro, 1324, térreo do Edifício Tomazzoni.

Campanha
A prevenção do câncer de próstata foi tema de debate na Câmara Municipal, no dia 21/07. O médico urologista Antônio Costa fez exposição sobre tratamento e prevenção da doença na rede pública de atendimento de saúde. O médico destacou que homens devem começar a realizar os exames preventivos todos os anos, a partir da faixa etária de 35 a 40 anos.

Campanha II
O médico Antônio Costa salientou que os três tipos de exames utilizados para prevenção e diagnóstico do câncer (exame de sangue, exame de toque renal e exame de ecografia) estão disponíveis aos usuários da rede de saúde.

Cancelamento
Informa o diretor da Abih (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) no RS, José de Oliveira Justo, que dois hotéis de Porto Alegre e dois de Uruguaiana, já registram cancelamentos de reserva, em razão da gripe suína.

Carnaval
Os vereadores que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga supostas irregularidades na organização do Carnaval Fora de Época de Uruguaiana, se reunirão na manhã da próxima segunda-feira (27/07) para votar o parecer final do relator Luis Risso (PMDB). Os vereadores Rafael Alves (PSDB), Fernando Tarragô (PSDB) e Adalberto Silva (PP) solicitaram vistas ao parecer e apresentarão, por escrito, o voto com justificativa. O presidente da CPI, vereador Clemente Corrêa (PT), informou que independentemente do resultado da votação (aprovação ou rejeição do parecer final), as peças do inquérito parlamentar serão encaminhadas para o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado.

Semáforo
Moradores da Cidade Alegria, Cohab II – Dr. Emílio Brandi, Loteamento Mendizabal e bairro São João, solicitam a colocação de um semáforo, a popular sinaleira, no perigoso cruzamento das ruas Santos Dumont e Alceu Wamosy.

Quem lembra ou conhece...
- A matéria plástica;
- Marimbondo, o vendedor de loterias;
- Das novelas de rádio;
- Das participações de falecimento na televisão.

Em alta: a compra de Tamiflu, no Uruguai.
Em baixa: Tite, o técnico do Inter.

A Gripe H1N1 - Editorial TRIBUNA, Dia 25/07.

Pelos últimos dados, o Brasil soma 34 casos de óbito pela Influenza A – H1N1, sendo 12 no Rio Grande do Sul, e 4 em Uruguaiana. A gripe suína refere-se à gripe causada pelas estirpes de vírus da gripe, chamadas vírus da gripe suína, que habitualmente infectam porcos, onde são endêmicas. Em 2009 todas estas estirpes são encontradas no vírus da gripe C e nos subtipos do vírus da gripe A conhecidos como H1N1, H1N2, H3N1, H3N2, e H2N3. Quando os vírus da influenza de diferentes espécies infectam simultaneamente o mesmo animal (como, por exemplo, o suíno), podem reorganizar-se geneticamente e originar uma nova estirpe de vírus, tal como aconteceu atualmente com a emergência deste novo vírus circulante Influenza A – H1N1. A análise deste vírus sugere que ele tem uma combinação de características das gripes suína, aviária e humana. Especificamente, esta combinação não havia sido vista até agora em humanos ou em suínos, e a sua origem é ainda desconhecida. Em seres humanos, os sintomas de Gripe A – H1N1são semelhantes aos da gripe sazonal e síndroma gripal em geral, nomeadamente calafrios, febre, garganta dolorida, dores musculares, dor de cabeça forte, tosse, fraqueza, desconforto geral, e em alguns casos, náusea, vômito e diarréia.
Na quinta-feira, em Uruguaiana, o secretário estadual da saúde, Osmar Terra destacou que enfrentamos dificuldade para termos rapidez na entrega dos exames, pois em todo o Brasil, temos apenas 3 laboratórios, o Emílio Ribas, em Belém do Pará; o Adolfo Lutz, em São Paulo; e a Fiocruz, no Rio de Janeiro. Além disso, no mundo, apenas o Laboratório de Atlanta, nos Estados Unidos da América, fornece o insumo para os exames, produzindo o genoma do vírus.
Também, afirma Osmar Terra, a situação está sob controle, que o Rio Grande do Sul faz fronteira em 29 pontos com a Argentina e o Uruguai, mas foi ampliado o atendimento e, nos 24 mil leitos disponíveis no estado, apenas 200 pessoas estão internadas em tratamentos contra a Gripe A. O município gaúcho com maior número de casos é Vila Nova do Sul, com 266 pacientes, todos devidamente tratados. Em 2008, foram registradas 950 mortes no Estado, por Influenza sazonal e pneumonia. Em 2009, registramos 12 óbitos pela Gripe A, portanto, não há motivo para pânico e as medidas necessárias e recomendadas pela área técnica estão sendo tomadas pelos governos Federal e Estadual, no auxílio aos municípios.