Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 02/10/15

10 de fev. de 2015

Ampliação nas Unidades Básicas de Saúde da Família – Uruguaiana.


Em seu gabinete, o prefeito Municipal Luiz Augusto Schneider, manteve audiência com o secretário municipal de Planejamento, Diego Xavier Roque; e o arquiteto e urbanista, Eduardo Viola Marty, para apresentação dos projetos e planilha orçamentária das Unidades Básicas de Estratégia de Saúde da Família - ESF. Na apresentação no projeto foi vista toda a questão de conteúdo das unidades através de memorial descritivo, onde estão contempladas além do prédio, as questões de cercamento, climatização, iluminação, elétrica, entre outros. Cada Unidade de Posto Padrão está prevista em um valor de R$ 580.302,79 conforme o orçamento apresentado. O projeto passa agora para a etapa de viabilização de recursos para as obras junto a Secretaria Municipal de Saúde. A previsão é de 5 novas unidades, que serão feitas conforme a emergência de demanda de cada localidade, são elas: Ceane, Profilurb, Cabo Luiz Quevedo, Porto Seco e Santo Inácio.

Curso de boas práticas para vendedores ambulantes – Uruguaiana.


A Prefeitura Municipal de Uruguaiana informa que através do Setor de Vigilância Sanitária realiza os cursos sobre boas práticas para serviços de alimentação e vendedores ambulantes que irão desenvolver atividades relacionadas ao comércio de alimentos no período do Carnaval (salão e fora de época).  As datas e horários são os seguintes: 24, 25 e 26/02/2015 e ainda nos dias 02,03 e 04/03/2015. Horário: 9h. Os cursos acontecerão no salão do NUMESC (2º andar da Secretaria de Saúde). É necessário realizar previamente a inscrição no Setor de Vigilância Sanitária (2º andar da Secretaria de Saúde). Para a participação no curso é necessário portar documento com foto e carteira de vacinação atualizada. Informações 3411-0689 ou pelo email: visa@uruguaiana.rs.gov.br

Conselho de Fiscalização da taxa de lixo – Uruguaiana.

Aconteceu no dia 09/02, reunião de trabalho do Conselho que fiscaliza os valores arrecadados na taxa de lixo em Uruguaiana. O encontro ocorreu no Auditório da Secretaria Municipal da Fazenda, onde o secretário Luiz Henrique Fanti, recebeu os agentes participantes. Foi realizada uma apresentação do atual quadro do lixo no município, do Relatório Final de indicativos para destinação do lixo, e uma prestação de contas dos atuais gastos que envolvem o lixo, entre outros temas que se estenderam ao longo da tarde. O Conselho e o Fundo foram instituídos pela Lei nº 4.289 - de 12 de Dezembro de 2013, onde fica aprovado e sancionado o Fundo Municipal de Custeio dos Serviços de Coleta, Remoção, Transporte e Destinação de Resíduos - FUMCRES e o Conselho Fiscal, último este, nomeado em 2014, através do Decreto nº 069/2014. Ao conselho compete a efetiva implementação, coordenação e fiscalização dos valores da arrecadação da Taxa de Lixo. O Conselho é formado pelo Secretário Municipal de Fazenda, por representante da Secretaria Municipal de Governo, do Meio Ambiente, de Obras e Serviços Urbanos, representante da Ordem dos Advogados do Brasil, OAB, da Associação Comercial e Industrial, do Conselho Municipal de Meio Ambiente e da Associação dos Catadores de Lixo/ Centro de Educação Ambiental - CEANE. A gestão municipal busca encontrar junto as entidades competentes ao assunto, uma solução definitiva para o destino do lixo em Uruguaiana, com austeridade e compromisso com os recursos públicos e que seja de beneficio para o município em longa data.

Prefeito recebe diretoria executiva do IRGA – Uruguaiana.

Na noite de 09/02, o prefeito Luiz Augusto Schneider, recebeu em seu gabinete, representantes do Instituto Rio Grandense do Arroz – IRGA. Os executivos e conselheiros estão em Uruguaiana para reuniões e visitas de trabalho, também, para discutir o plano de trabalho na fronteira oeste, os investimentos e melhorias do Instituto, aproveitando o momento, estiveram em visita ao chefe do executivo municipal, onde conversaram sobre as atividades, e também, sobre os planos futuros para a sede do Instituto em Uruguaiana. Esteve com o prefeito Schneider, o procurador-geral do Município, Paulo Henrique Inda; o presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz, Guinter Frantz; os diretores técnicos, Mauricio Fischer, e Comercial, Tiago Barata; o Coordenador da Região, Ivo Melo; e os conselheiros do IRGA na Fronteira Oeste, Ariosto Pons, Werner Arns e Roberto Fagundes.

Reforma do Ginásio Municipal é concluída – Uruguaiana.

A Prefeitura Municipal de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer - SMEL, está concluindo  a reforma do piso do Ginásio Municipal Gilberto Oscar de Miranda Schmidt. O secretário municipal de Esportes e Lazer, Vicente Majó da Maia, manteve audiência com o prefeito Luiz Augusto Schneider, detalhando o trabalho realizado. A reforma do piso passou por uma recuperação de 47 pontos danificados, processo de lixa completa, nivelamento da quadra, novas marcações, pintura e envernizamento. A obra que durou cerca de 20 dias, foi realizada com recursos próprios. Além da manutenção do patrimônio a reforma dos danos é importante para o zelo com a segurança dos usuários do espaço, evitando que ocorram acidentes e quaisquer eventualidades durante as práticas esportivas.

SEMIC promove curso gratuito – Uruguaiana.



Na segunda-feira, dia 10/02, na Casa do Artesão Luiz Betinelli, foi promovido pela Prefeitura Municipal de Uruguaiana, curso para representantes, servidores e pessoas ligadas às redes Hoteleiras, Gastronômicas e de Postos de Gasolina. O curso foi organizado pela SEMIC - Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, e tem o intuito de preparar os trabalhadores destes setores para a recepção de turistas que vem ao município, principalmente durante grandes eventos. As atividades durante a tarde foram conduzidas pelo secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Prestes Lopes; pela Diretora Municipal de Turismo, Maria Adelaide de Freitas; pelo Diretor do Museu Histórico Raul Pont, Dagoberto Alvim e pela Executiva do Sindicato de Hotelaria e Gastronomia,  Jane Quartiéri. Os participantes receberam instruções sobre atendimento, fidelização ao cliente, maneiras de informar com pautas e conteúdo, aula de história e pontos turísticos de Uruguaiana, entre outros.
Chegou a hora de virarmos o disco! - como nos bons tempos das “bolachas” de vinil de quarenta e cinco rotações por minuto com uma canção de cada lado. 
Naquela época existia a profissão de “virador de disco”, pois, de três em três minutos a música terminava e o ambiente onde estavam instaladas aquelas vitrolas não suportava ficar sem a alegria da musicalidade. 
Então virávamos o disco para ouvirmos a outra canção. 
Cansados das músicas pegávamos outra “bolacha” e repetíamos o ritual. 
Virei muito disco no Bar do Bugre... 
Pelos jornais as notícias são as de sempre, parecidas com as poucas músicas dos discos de vinil. 
Cofres públicos vazios com dívidas milionárias a pagar; demissões em massa de servidores comissionados, para futuras substituições; instalação de comissões para apurar falcatruas cometidas nos governos anteriores; dezenas de auditorias analisando o passado da administração findante. 
Orçamento trancado, cuja abertura só sabe Deus; obras paralisadas; greves nos serviços essenciais pipocando. 
Solução para os problemas? Nenhum. Apenas, queixas. 
Precisamos virar o disco antes que a agulha, presa ao pesado braço da vitrola, fure o vinil da alegria. 
No caso, seria a paciência do pagador de impostos. 
Queremos soluções urgentes, aquelas que foram amplamente apresentadas nos programas gratuitos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 
Até agora, passado os primeiros trinta dias do novo governo, só ouvimos lamúrias e recebemos um pacotão de aumento de impostos. 
Para complicar, ficou evidente a nossa péssima infraestrutura - como no setor elétrico com os seus frequentes apagões. 
Em um país cujo crescimento será zero em 2015, é fácil entender que temos de virar ou mudar o disco. 
Sem música não suportaremos este estado de verdadeira calamidade pública. 
Não há luz no final do túnel! Muito medo, sim.