Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 09/18/13

18 de set. de 2013

Prefeito visita o Instituto de Cardiologia – Uruguaiana.

 

Nesta quarta-feira, dia 18/09, às 17h30min, o prefeito Luiz Augusto Schneider, atendendo convite do administrador da Santa Casa de Caridade, Geovane da Silva Cravo, visitou as futuras instalações dos serviços de alta complexidade em cardiologia, onde funcionários colocavam as placas que patrimonializam os equipamentos que a Prefeitura Municipal está cedendo gratuitamente ao Hospital para que seja implantado o instituto de cardiologia. Após, foi visitada a área onde está sendo construída a nova sala de manutenção. Também acompanharam a visita, o diretor clínico da Santa Casa, médico José Vitório Moccelin; os advogados Paulo Henrique Fernandes Inda e Maurício Félix Blanco; o secretário Wilson Dornelles; e o servidor municipal, Silvio Gonçalves.

Oportunidade de Emprego - Uruguaiana.



O secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Prestes Lopes informa as vagas disponíveis na Agência Municipal de Emprego, que funciona na Esplanada da Estação (antiga Viação Férrea), na rua dos Andradas, junto a Praça Dom Hermeto. Telefone 3411-9901. Na Agência Municipal de Empregos tem vagas para costureira, secretária, secretária-executiva, vendedor interno, gerente de loja, operador de caixa, faxineira, cabeleireira, manicure, garçom, garçonete, padeiro,  empacotador e técnico de impressão e acabamento. 

Solenidade marca os 148 anos da Retomada de Uruguaiana.




Nesta quarta-feira, dia 18 de setembro, às 10h, no Obelisco localizado na esquina da avenida Presidente Vargas com Flores da Cunha, o Chefe do Estado Maior da 2ª. Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Charrua, Coronel Fontoura, representando o General-de-Brigada, Carlos Jorge Jorge da Costa, presidiu a solenidade que marcou os 148 anos da Retomada de Uruguaiana, durante a Guerra do Paraguai (18/09/1865). Naquela data, as tropas da Tríplice Aliança – Argentina, Brasil e Uruguai – conseguiram reconquistar a cidade que fora invadida pelas tropas paraguaias sob o comando do Tenente-Coronel Antônio de La Cruz Estigarribia. O Imperador D. Pedro II, os presidentes da Argentina, Bartolomeu Mitre, e do Uruguai, Venâncio Flores estavam presentes no episódio.
Nesta manhã (18/09), quatro militares colocaram a espada que pertenceu ao Imperador D. Pedro II e que foi usada na retomada, em frente ao palanque oficial. O presidente da Liga de Defesa Nacional/Núcleo Uruguaiana, advogado e professor universitário Luiz Machado Stabile, usou da palavra destacando este feito histórico e de bravura do Exército Brasileiro e das tropas aliadas. Após, o prefeito Luiz Augusto Schneider, o Coronel Fontoura e o tradicionalista Paulo Renato Soares, depositaram duas corbélias junto ao Obelisco. No encerramento da solenidade, desfilaram soldados da Brigada Charrua e um grupo expressivo de tradicionalistas.  

Meio Ambiente – Dia da Árvore - Uruguaiana.



Na tarde desta quinta-feira, dia 19 de setembro, na Praça Barão do Rio Branco, a partir das 14h, as secretarias municipais de Agricultura e de Meio Ambiente, e o Conselho Municipal de Meio Ambiente estarão promovendo a doação de mudas nativas em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro). As mudas serão distribuídas pelos técnicos das secretarias e os interessados deverão apresentar documento de identidade para a retiradas dos exemplares. O secretário municipal de Meio Ambiente, Francisco Robalo Fernandes, informa que está sendo realizado diagnóstico da arborização urbana, com objetivo de precaução quando a possíveis acidentes. A equipe técnica da SEMA/PMU estará analisando as condições da arborização da área urbana. Serão indicadas à supressão, os exemplares considerados tecnicamente em risco os técnicos ressaltam que serão necessárias a retirada de algumas árvores de grande porte e, dentro de alguns dias, serão levadas informações à população.

Aberta a Semana Nacional de Trânsito – Uruguaiana.

 
 


Nesta quarta-feira, dia 18/09, às 16h, em frente ao Palácio Rio Branco, o prefeito Luiz Augusto Schneider, participou da abertura oficial  da Semana Nacional do Trânsito em Uruguaiana. Também, estiveram presentes ao ato: o vereador Irani Coelho Fernandes; a vice-prefeita, Neraí Santos Kaufmann; o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Vitor Manoel Gediel Machado; o Cônsul do Brasil em Paso de los Libres, Lucas Lage Brandão; o comandante da Brigada Militar, Tenente-Coronel Roberto Ortiz Pereira; o comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente Valdinei Rosa; o diretor do Sest/Senat, Eder Dalberto; o administrador do Hospital Santa Casa de Caridade, Geovane da Silva Cravo; o presidente do Comitê da Operação Balada Segura, Paulo Rosa Woutheres, e demais autoridades e convidados. O prefeito Luiz Augusto Schneider destacou a importância do trabalho realizado em prol da conscientização de motoristas e pedestres com intuito de reduzir os acidentes de trânsito no Brasil, principalmente buscando o apoio dos jovens nestas campanhas e ações educativas. A Operação Balada Segura prioriza a conscientização dos motoristas e a defesa da vida. É desenvolvida por meio de ações voltadas à segurança no trânsito, ações complementares à fiscalização, blitze educativas, atividades de sensibilização e de comunicação junto à comunidade. A Balada Segura é uma parceria do Governo do Estado com as prefeituras municipais, por meio do Detran/RS, Brigada Militar, Polícia Civil e Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito. Combate, principalmente, a condução de veículos por motoristas alcoolizados, já que o álcool, segundo estimativas da ONU, está presente em quase metade dos acidentes com mortes. Iniciada como projeto piloto em Porto Alegre em 04 de fevereiro de 2011, já acontece em dez municípios. Aliás, Uruguaiana foi a décima cidade a aderir ao Balada Segura. Após, houve um passeio em torno da Praça Barão do Rio Branco, com a presença de autoridades, estudantes e órgãos que integram o Comitê Municipal da Balada Segura, a saber: CFC Uruguaiana, CFC Shaloon, Brigada Militar, SEST/SENAT, Hospital Santa Casa de Caridade e Prefeitura Municipal de Uruguaiana – Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito – SETRAN. Em Uruguaiana, o responsável pelo Comitê é o diretor Paulo Rosa Woutheres.
Ainda, consta na programação da Semana Nacional de Trânsito: quinta-feira, dia 19/09 - Palestra  educativa  projeto   Brigada  Mirim   (manhã e tarde); - 20/09 – Distribuição de panfletos durante o desfile farroupilha; - 22/09 - 16h - Passeio Ciclístico (dia sem veículo), seguido de blitz educativa Balada Segura; - 23/09 - 9h - Palestra educativa na Escola Municipal Cabo Luiz Quevedo; - 24/09 – 9h30min e 14h30min - Blitz com ICM e Brigada Militar; - 25/09 - 21h - Operação  Balada  Segura. Durante  toda  semana   faremos  visitas   nas   escolas  da  rede pública    (municipal - estadual)    e     privada    do     município realizando  palestras  e  orientando os  alunos  sobre  o trânsito e fazendo  referência  sobre  a  Década  Mundial  de  Ações  para a Segurança no Trânsito. Todas estas atividades serão realizadas em conjunto com o Comitê Balada Segura. Informações com Jeckson Guarche - (55) 9641-6806-8432-8320.

Lançamento do Outubro Rosa – Uruguaiana.



Nesta quarta-feira, dia 18/09, o prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhado da vice-prefeita, Neraí Santos Kaufmann, manteve audiência com a Presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, vereadora Jussara Osório de Almeida, e a enfermeira Thaís Delgado Brandolt Aramburu. Na oportunidade, ficou estabelecido que, na segunda-feira, dia 30 de setembro, às 9h, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Uruguaiana, acontecerá o lançamento da Campanha Outubro Rosa 2013. Também, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – CONDIMU, presidido pela advogada Cláudia Rosane Pires, integra a organização deste evento.
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano, o Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade. Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche, etc. A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente. A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

Chafariz da Praça Barão do Rio Branco – Uruguaiana.



Nesta quarta-feira, dia 18/09, o prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhado da vice-prefeita, Neraí Santos Kaufmann, vistoriou as obras de manutenção e pintura do chafariz da Praça Barão do Rio Branco.