Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 04/24/17

24 de abr. de 2017

Reflexos do frasco de letrinhas, crônica de Valéria del Cueto

Reflexos do frasco de letrinhas

Texto e foto de Valéria del Cueto

Dia de escrever crônica adiantada. Elas existem e são provocadas pelos feriados. Inúmeros. Ultimamente caindo sempre as sextas, meu deadline usual.

Requerem uma mudança básica no andar das atividades semanais com menos tempo para acumular impressões a serem impressas semana sim e, quase sempre, na seguinte também. Falho, mas elas fazem parte da regra que tem que ter exceções.

Isso requer um estímulo extra para não perder o tom e o dom de escribar com uma certa constância. Ainda mais nesse formato incerto e pouco sabido apesar da brincadeira já estar rolando desde 24 de agosto de 2004.

Por ser uma data significativa sempre será um marco na história das crônicas do Sem Fim. Foi na abertura da exposição dos 50 anos da morte de Getúlio Vargas que elas começaram a serem escritas.

Foram os olhos dos visitantes ao Museu da República que destamparam meu frasco de letrinhas. Ele me foi dado anos antes por Emília, a boneca de pano falante do Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato.

Na ocasião participando de uma das incríveis aventuras com Narizinho, Pedrinho e a turma do sítio, aceitei o presente sem ter noção do alcance do seu significado.

Joguei no fundo da minha frasqueira de viagens infantis e deixei por lá rolando de um lado para o outro. Até que, como a boneca que falava asneiras advertiu, ele pudesse – e como – ser útil.

Nesse meio tempo de muitos anos e algumas décadas pipocamos por muitas histórias e lugares aprendendo um pouco sobre quase tudo. Eu, a malinha e, dentro dela, a máquina fotográfica e o frasco de letrinhas.

Algumas vezes tentei abri-lo e derramar um pouco do seu conteúdo em papéis, áudios e até em vídeos. O resultado não foi nada mau.

Mas ainda sentia que faltava um ingrediente para deixar fluir o que via, lia e apre(e)ndia. Não, não estava faltando forma nem expressão que essas foram lapidadas desde sempre.

Era algo na essência, no olhar. No desembestar como dizia Emília, ao destravar a língua falando que nem louca, tagarelando pelos cotovelos quando ganhou o dom da fala numa das Reinações de Narizinho.

O dom chegou para mim num reflexo. Os vi nos olhos de quem vagava nos lugares onde Getúlio viveu seus últimos dias cinquenta anos depois. Histórias de devoção, amor e intimidade de vidas inteiras. Ali, esse reflexo ganhou forma. Precisou ser incontrolavelmente extravasado.

Ele se mantém até hoje nos sinais que fazem a caneta deslizar ligeira pelas páginas em branco do caderninho. Sem linhas para delimitarem o tempo e o espaço ou impedirem o voo inquieto e ágil da imaginação.

Serve para quem, como eu, consegue ver nos reflexos (olha eles de novo aí) dos vidros e gradeados que cercam a vida dos habitantes encarcerados da selva de pedra que virou Ipanema, um convite irrecusável.

Aquelas ilhas ensolaradas do Atlântico refletidas nos vidros indicam o caminho irresistível para deixar de lado a realidade assustadora que nos cerca e quase domina.
É o momento de concretizar o texto da semana deixando aberto o frasco de letrinhas, destampado nas areias convidativas do Arpoador.

Dessa vez sai dele uma homenagem a todos os dias dos livros. Especialmente os infantis. Aqueles que, se você tiver a mesma sorte, nos acompanharão pela vida.
Viva o Sítio. O do Picapau Amarelo. Salve Monteiro Lobato!  

*Valéria del Cueto é jornalista, fotógrafa e gestora de carnaval. Essa crônica faz parte da série “Arpoador”, do SEM   FIM... 
Studio na Colab55

Projeto vai aos bairros e às vilas em maio - Uruguaiana

O projeto itinerante e cultural “Valores da Nossa Terra”, criado com a proposta de resgatar valores culturais, artísticos e folclóricos da cidade, terá sua próxima edição no Parque Dom Pedro II (Parcão), domingo 30/04. A partir de maio o projeto será levado aos bairros e vilas da cidade.
Studio na Colab55

Começa a Expoutono 2017 - pecuária

A 15ª Exposição de Outono de Uruguaiana – Expoutono 2017, um dos maiores eventos do agronegócio da fronteira oeste, realizado pelo Sindicato Rural de Uruguaiana, tem início na terça-feira (25/04), no Parque da Associação Rural Agrícola e Pastoril, encerrando-se no sábado (29/04).


A Expoutono promete reunir os melhores exemplares das raças bovinas e equinas da nossa fronteira, evidenciando a genética de qualidade dos animais. Durante o evento, além dos remates, serão realizadas palestras e entrega de premiações nos núcleos de criadores.


Abre o primeiro dia da feira, o 8º Remate de Produção Estância Itapitocai, no Local de Remates, com início às 14h. 


Na quinta-feira (27/04), às 9h, tem admissão das raças Angus e Brangus (Argola). No início da tarde, às 14h, acontece a Concentração de Machos Crioulos na Pista de Provas e julgamento de Angus (Rústicos), na Pista de Rústicos. No final da tarde, às 18h, será realizada a palestra “Preparo e Julgamento de Brangus”, com Carlos Ojea Rulan e entrega de prêmios “Angus Rústicos”, na Casa dos Engenheiros Agrônomos. Logo à noite, às 20h, acontece a recepção e mostra de animais do 6º Remate Basca e às 21h, o Leilão, no Local de Remates.


Na manhã de sexta-feira (28/04) tem julgamento de animais das raças Brangus (Argola), admissão e julgamento de Crioulos e, admissão das raças Hereford e Braford. Pela tarde, às 14h, tem julgamento da raça Angus (Fêmeas de Argola) e julgamento de Hereford e Bradord (Rústicos). À noite, haverá entrega de Prêmios do Núcleo Brangus Sul e Remate de Sêmen Angus e Brangus, na Casa dos Engenheiros Agrônomos. Às 19h no Local de Remates, será realizado o Leilão de Ventres Hereford e Braford. 

Na manhã do último dia do evento, no sábado (29/04), haverá julgamento dos animais a campo, da raça Crioula, Hereford e Braford (Argola) e de Angus (Machos Argola). À tarde continua julgamento morfológico dos animais dos Crioulos e também a entrega de “Prêmios Angus – Argola” e entrega de “Prêmios do Sindicato Rural” às cabanhas destaques na Expoutono. Às 16h, o “Remate de Ventres do Núcleo Angus Três Fronteiras, Brangus Sul, no Local de Remates, encerra o evento.


Studio na Colab55

Gordinha de Uruguaiana vai representar o RS em Concurso no Rio de Janeiro - UGN

O prefeito Ronnie Mello recebeu em gabinete a uruguaianense Hirya Tavares, eleita a "Mais Bela Gordinha" do Rio Grande do Sul. Agora ela vai representar o Estado no Rio de Janeiro em 19 de maio - na Feira Nordestina.
Boa sorte!  

Studio na Colab55

Chimarrão - pode beber à vontade que a balada não pega - RS

Nesta segunda-feira - 24 de Abril comemora-se no Rio Grande do Sul, o “Dia do Churrasco e do Chimarrão”, instituído pela Lei Estadual nº 11.929, de 20 de junho de 2003, institui o churrasco como "prato típico" e o chimarrão como "bebida símbolo" do Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências. Conforme seu Art. 1º - Ficam instituídos o churrasco à gaúcha como o prato típico e o chimarrão como a bebida símbolo do Rio Grande do Sul.

A Câmara Setorial da Erva-Mate da Secretaria da Agricultura, juntamente com a Secretaria Executiva do FUNDOMATE e o Setor Produtivo desta cadeia produtiva também comemoram esta importante data principalmente pelas conquistas alcançadas com a concretização da organização de várias Políticas Públicas para a Erva-Mate.

Todas essas ações contribuíram para o fortalecimento do setor, principalmente junto as 14.000 agricultores produtores que estavam descrentes e arrancando ervais, chegando a diminuir em 10.000 hectares de um total de 40. Fato este determinante para que faltasse matéria-prima e consequentemente se elevasse os preços junto ao consumidor.


Studio na Colab55