Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 04/10/17

10 de abr. de 2017

Motim/fuga no CASE - Estopim aceso/Uruguaiana

A Brigada Militar, às 22h10min, foi acionada pelos agentes do CASE (Centro de Atendimento Socioeducativo), unidade de Uruguaiana, da Fundação de Atendimento Socioeducativo - FASE, por ter havido atos de rebelião por parte dos adolescentes infratores. Todo o distúrbio teve origem quando um dos adolescentes foi flagrado com um aparelho celular e encaminhado à SAE - Sala de Atendimento Especial (isolamento).
Um dos agentes (Alcindo) em serviço foi rendido, agredido e chegou a sofrer uma tentativa de estrangulamento de parte de dois dos adolescentes e, um terceiro envolvido, saiu em defesa do monitor. Socorrido, foi levado à UNIMED e posteriormente à Santa Casa para a realização de exames por imagem e conforme boletim não correria risco de morte.
A Brigada Militar permanece no local e a situação, conforme os militares, está sob controle.

* Na verdade, conforme fontes, o que houve mesmo foi a tentativa de fuga de um dos internos. 
Studio na Colab55

Justiça Federal quer + transparência da Prefeitura de Uruguaiana


O juiz Guilherme Caon também presidiu audiência de conciliação em ação movida pelo MPF contra o Município de Uruguaiana, a União e a Caixa Econômica Federal. O processo havia sido motivado pelo suposto descumprimento, por parte da Prefeitura, das leis da Transparência e do Acesso à Informação (Lei nº 131/2009 e nº 12.527/2011, respectivamente).

Segundo o autor, a falha teria sido constatada em atividade de avaliação dos portais e ferramentas de comunicação usadas pelas prefeituras e governos estaduais e teria sido comunicada ao prefeito com o objetivo de solucionar a demanda extrajudicialmente. 

Estariam ausentes informações como cópias dos editais de licitações, dos contratos firmados e dos pagamentos realizados e custeados com dinheiro público federal. A Caixa estaria no polo passivo por ser o principal ente financeiro repassador de transferências voluntárias ao município.

Ao final, foi acertado o prazo de 60 dias para a disponibilização de dados concernentes a procedimentos licitatórios, prestação de contas do ano anterior, remuneração individualizada por nome do agente público, além de diárias e passagens pagas, separadas por nome do favorecido e contando data, destino, cargo e motivo da viagem. Também devem ser divulgados endereços e telefones das respectivas unidades e horários de atendimento ao público, o registro das competências e estrutura organizacional do ente público e indicação do Serviço de Informações ao Cidadão, bem como relatório estatístico contendo a quantidade de pedidos de informação recebidos, atendidos e indeferidos. Também deve ser prevista a possibilidade de gravação de relatórios em diversos formatos eletrônicos, inclusive abertos e não proprietários, tais como planilhas e texto.

Receita Federal do Brasil faz doações - Uruguaiana

Na última semana, a Receita Federal do Brasil fez doação para a Escola Municipal Alceu Wamosy, de roupas, garrafas térmicas, ventiladores, cuias e chaleiras elétricas no valor global de R$ 12.148,79. 



ANVISA: governo Federal ou funcionário local, quem define o horário de funcionamento do Centro de Orientação ao Viajante de Uruguaiana?



Em tempos de vacinação contra febre amarela em várias regiões do país...

No site da Anvisa o horário de funcionamento do Centro de Orientação ao Viajante localizado na PVPAF de Uruguaiana é de segunda a sexta das 08:00 ao 12:00 e das 13:00 às 17:00.

Mas quem chegar antes das 14h vai dar com a cara no portão do Porto Seco e será obrigado a esperar do lado de fora do complexo até o "horário comercial". Questionado sobre o fato que traz transtorno aos usurários desinformados, o funcionário chefe  informou que "quem faz o horário é ele". 

A falta de informação correta causa inúmeros transtornos a que se dirigem ao local, situado na BR 290, km 718, portanto, fora da cidade. 

Afinal, vale o que está escrito e definido pelo governo federal, ou a vontade do funcionário? A pergunta foi encaminhada à ouvidoria do órgão em Brasília.

* Em tempo: não há no local nenhum aviso do horário estipulado nas salas Centro de Orientação ao Viajante localizado na PVPAF de Uruguaiana.

Studio na Colab55

Read Barakat é distinguido pela Autoridade Palestina no Brasil - UGN

O comerciante Read Barakat, 47 anos,  brasiliense - de coração uruguaianense, recebeu das mãos do decano das Embaixadas Árabes no Brasil, o Embaixador do Estado da Palestina no país – Ibrahim Alzeben, como homenagem do Governo Palestino, firmada por meio do presidente Mahmud Abbas, o certificado de reconhecimento ao elevado trabalho prestado à comunidade Palestina no Brasil, em prol dos bons costumes, tradições e preservação da identidade das raízes de seu povo. O governo palestino se sente orgulhoso pelo trabalho social, econômico e de desenvolvimento na cidade onde nasceu, mora e trabalha. Read lembra o líder Yasser Arafat que dizia: “para ser um bom palestino, tem que ser um bom cidadão na cidade, estado e país onde se vive”. Destaca que tendo em vista tudo o que vem acontecendo no mundo, continuará sendo exemplo de respeito entre Muçulmanos e Cristãos Palestinos na Palestina e no mundo. Tenho orgulho de ser brasileiro de descendência palestina, conclui.

Motorista da pick-up era foragido - SB

José da Costa, foragido do presídio de Itaqui, com extensa folha de antecedentes, era quem conduzia a utilitária Montana que colidiu com caminhão no início da noite de domingo na BR-472. José morreu no local - preso às ferragens. As placas originais da pick-up era de Giruá e não de São Borja. 

Morte na BR-472 muito mal explicada - SB

Os Policiais de São Borja constataram que a vítima no acidente registrado ontem (domingo) à noite não era Ismael Betotti e sim um homem que estava usando identidade falsa não sendo possível a sua identificação. E, em consulta ao sistema as placas da utilitária Montana se refere a uma Toyota Hilux de São Borja de cor Branca. Muito trabalho pela frente para identificar o motorista da Montana que conduzia o veículo com documentos falsos, o real proprietário do veículo e o que envolvia as fraudes.  
Studio na Colab55