Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 12/21/16

21 de dez. de 2016

TJRS solta Schneider

Às 21h o prefeito Luiz Schneider foi solto, por meio de habeas corpus concedido por desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.  Ele havia sido detido por volta do meio-dia. 

Prefeito Schneider está preso na DEFREC e aguarda por liminar de desembargador!

O prefeito de Uruguaiana, Luiz Augusto Schneider (PSDB), foi preso hoje - por porte ilegal de armas durante operação do Ministério Público. De acordo com a delegada Caroline Bortolotti Huber, foram encontradas com ele nove armas, inclusive algumas de uso restrito das forças armadas.
Foi lavrado um auto de prisão em flagrante, e o prefeito está preso na DEFREC de Uruguaiana.

MP investiga possível desvio de dinheiro público para campanha de prefeito em Uruguaiana


Durante esta quarta-feira, 21, a Procuradoria de Prefeitos, em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – Gaeco – e do Sistema de Investigações Criminais – Siscrim – cumpriu 12 mandados de busca e apreensão em investigações de um esquema de desvio de verbas públicas para a campanha à reeleição do atual prefeito Luiz Augusto Fuhrmann Schneider. Nove mandados foram cumpridos em Uruguaiana (no Gabinete do Prefeito, em residências e outros órgãos municipais), e três em empresas de Porto Alegre. Luiz Augusto Fuhrmann Schneider foi conduzido à delegacia por porte ilegal de armas.
As investigações são relativas à possível fraude em uma licitação para beneficiar uma empresa que possibilitaria o desvio de valores de contratos para a campanha. Ainda, existe a suspeita de que uma entidade foi criada para subsidiar financeiramente a campanha através do desconto – autorizado – de valores de servidores comissionados. Oito pessoas são investigadas.
Participaram das buscas a coordenadora da Procuradoria de Prefeitos, Ana Rita Schinestsck, os promotores-assessores André Ricardo Colpo Marchesan (que coordenou as investigações), Heitor Stolf Júnior e Alexandre Aranalde Salim, além do coordenador do Siscrim e Núcleo de Inteligência do MP, Diego Rosito de Vilas.
Fonte: Ministério Publico/RS

No foco do Ministério Público Estadual a ASDAM - Uruguaiana

O Ministério Público Estadual, por meio do promotor André Marchesan, da Procuradoria dos Prefeitos, com apoio da BM e GAECO, desenvolveu operação na manhã desta quarta-feira. O centro das atenções foi a ASDAM - Associação Social-Democrata de Ajuda Mútua, criada pelas lideranças do PSDB, em 18 de agosto de 2015, que tinha por finalidade arrecadar junto a funcionários com FGs (Funções Gratificadas) e GEs (Gratificações Especiais) valores equivalentes a 5% das gratificações recebidas mensalmente pelo servidor. A proposta é incentivar ações culturais e políticas. O presidente é o secretário de Transporte Eloy Trojan e a entidade é sediada na residência do secretário de Educação Francisco Robalo Fernandes. Além da prefeitura, as casas também foram vistoriadas pela força-tarefa na procura de documentos e informações sobre a instituição tucana. Na casa de Eloy Trojan, entre as armas encontradas, havia uma de uso restrito, sem documentação. O secretário chegou a ser detido e conduzido à DP. Pagou fiança e foi liberado. 

TEMPO QUENTÍSSIMO NA PREFEITURA DE URUGUAIANA

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão no Palácio e em casas de autoridades da esfera municipal. Fique atento! Um dos alvos é a ASDAM. O prefeito foi ouvido pelo promotor André Marchesan - em gabinete.