Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 07/13/09

13 de jul. de 2009

Arcebispo Militar do Brasil visita Uruguaiana


No domingo, dia 12/07, às 16h, o prefeito de Uruguaiana, Sanchotene Felice, e o comandante da 2ª. Brigada de Cavalaria Mecanizada/Brigada Charrua, General-de-Brigada Celso Leite Rodrigues, acompanhados de autoridades civis, militares e eclesiásticas receberam, no Aeroporto Internacional Rubem Berta, o Arcebispo Militar da República Federativa do Brasil, D. Osvino José Both. Hoje, segunda-feira, dia 13 de julho, às 8h30min, o Arcebispo Militar, Dom Osvino José Both, celebrou Missa alusiva a Páscoa Militar, na Catedral de Sant’Ana, na presença do Bispo Diocesano, D. Aloísio Alberto Dilli. Após a cerimônia religiosa, no Salão Nobre, o prefeito Sanchotene Felice, o Arcebispo D. Osvino Both e o General Celso Leite Rodrigues, assinaram o Decreto nº. 213/2009, pelo qual o Município de Uruguaiana concede permissão de uso, a título precário, de área da antiga Santa Casa de Caridade, à Capelania Militar do Comando da 2ª. Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Charrua. Depois, o Capelão Militar, tenente Fabrício do Prado Nunes, recebeu o D. Osvino Both, o prefeito Sanchotene Felice e o General Celso Leite Rodrigues, que visitaram a Capela da antiga Santa Casa, que foi reformada e sediará a Capelania Militar de Uruguaiana. Ainda, o prefeito Felice, acompanha do Arcebispo Osvino Both e do General Celso Rodrigues, visitou as futuras instalações do Centro Geriátrico Municipal.
Biografia de Dom Osvino José Both – Nasceu em Três Arroios (RS), em 26 de abril de 1938, é um bispo católico, Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil. Recebeu a ordenação sacerdotal, aos 22 de abril de 1967, pertencendo a Diocese de Passo Fundo. Como sacerdote exerceu diversos encargos e ministérios pastorais, como: cooperador da catedral, pároco da paróquia São Judas Tadeu, coordenador diocesano de pastoral, presidente da Caritas Diocesana, pároco da paróquia Sagrado Coração de Jesus, diretor da rádio diocesana e assistente dos movimentos leigos. No dia 26 de junho de 1990 foi nomeado pelo Papa João Paulo II como Bispo Auxiliar de Porto Alegre com o título de Cluentum; foi ordenado bispo no dia 2 de setembro de 1990, por Dom Cláudio Colling. Escolheu como lema de vida episcopal: FIAT VOLUNTAS TUA! (faça-se em mim segundo a tua palavra). Em seu ministério episcopal em Porto Alegre, foi coordenador arquidiocesano de pastoral. No dia 22 de novembro de 1995 foi nomeado pelo Papa João Paulo II como bispo da Diocese de Novo Hamburgo. Neste período deu grande impulso a formação do clero, a construção do Santuário das Mães e do Ano Jubilar da Diocese, por ocasião dos seus 25 anos de criação. No dia 7 de junho de 2006 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil.

Convênio Prefeitura - Unipampa

No Salão Nobre do Palácio Rio Branco, o prefeito de Uruguaiana, Sanchotene Felice, juntamente com a reitora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Maria Beatriz Luce, firmaram Convênio e Acordo de Cooperação, sendo testemunhas o diretor da Unipampa – Campus Uruguaiana, professor Carlos Maximiliano Dutra, e o procurador-geral do Município, Caciano Sgorla Ferreira. Pelo Acordo do Cooperação, a Prefeitura de Uruguaiana ficará responsável pela gestão das políticas públicas municipais; enquanto a Unipampa, ministrará ensino superior, com desenvolvimento de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento, promovendo a extensão universitária, mediante atuação multicampi na mesma região da Metade Sul do Rio Grande do Sul, conjugando esforços na pesquisa, extensão e ensino nas áreas científicas, cultural e tecnológica, compartilhando recursos materiais, financeiros e humanos. O presente Acordo vigerá por 4 (quatro) anos, podendo ser prorrogado na forma da lei. Ainda, por meio do Convênio nº. 01/2009, entre a Fundação Unipampa e a Prefeitura Municipal de Uruguaiana, caberá ao Executivo Municipal o estabelecimento e o desenvolvimento de atividades de estágio de estudantes, compreendendo estágios curriculares e extracurriculares, obrigatórios ou não, nos planos de formação de cursos de graduação, baseados na Lei nº. 11.788/08. O prazo do Convênio é de 4 (quatro) anos e poderá ser prorrogado.

Lançamento no Centro Cultural

Amanhã, terça-feira, dia 14 de julho de 2009, às 19h, no Centro Cultural Dr. Pedro Marini, acontecerá o lançamento do livro Correntezas (Ed. Libretos, 2009), romance de estreia do escritor uruguaianense Pedro Câncio, que narra a história de Paulina, Maria Santa, Martim e André, uma família que vive às margens dos rios Ibicuí e Uruguai, com descrições da fauna e da flora, uma atmosfera particular a esse pedaço da terra gaúcha, em que a vida e a correnteza andam sempre juntas. O texto é repleto de simbologias e nas diversas passagens da trajetória cotidiana dos quatro personagens, o autor traça paralelos sutis entre a Filosofia, Mitologia e Religião. Pedro Câncio nasceu em Uruguaiana, em 1937. Ao chegar em Porto Alegre, em fevereiro de 1964, trazia lembranças da juventude e da vida harmonizada entre as pessoas e a natureza. Graduou-se em Letras (português, espanhol e grego – língua e suas literaturas), na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuou como professor de Língua Portuguesa na rede estadual pública e lecionou Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola no Instituto de Letras da UFRGS. Em 1995, o professor Pedro Câncio recebeu o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre.