Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 12/20/12

20 de dez. de 2012

Exclusiva: Noruega - Uruguaianense é doutor em Aquicultura.


O uruguaianense Carlos Frederico Ceccon Lanes, 29 anos, retornou da Noruega, onde concluiu seu doutorado em Aquicultura. Lanes relatou sua experiência de vida na cidade de Bogo/ Noruega. Em 2008 após concluir seu mestrado no mês de fevereiro, recebeu um e-mail do seu coorientador, onde oferecia uma vaga para doutorado. Interessado, Carlos buscou informações, realizou entrevistas e foi convidado a fazer o estudo com tudo pago. Após ser selecionado, conversou com seus familiares, que lhe incentivaram aos estudos no estrangeiro.
Durante quatro anos estudou aquicultura e trabalhou com bacalhau. A adaptação foi complicada no inicio para o Aquicultor, “os noruegueses são frios, eu cheguei na terça-feira, e na sexta-feira fui convidado para me reunir com o pessoal, passou a semana e ninguém falou comigo, e nem perguntaram como eu estava, só falavam em norueguês, passou mais algumas semanas e ninguém falava comigo,  então eu decidi não ir mais almoçar com eles, comecei a almoçar no meu escritório” contou. O clima e os horários também são diferentes, no verão faz sol 24h, não existe a noite, todos trabalham e estudam geralmente das 8h às 15h, e o jantar é servido às 16h. No inverno o sol só aparece das 10h às 14h, e o resto do tempo é noite, muitas pessoas ficam depressivas, e alguns até compram luminárias que imitam o sol para passar algumas horas em frente. A culinária chamou atenção do uruguaianense, pela primeira vez comeu baleia, um mamífero que é bastante protegido no Brasil, o povo da Noruega aprecia muito a baleia, segundo ele, “o que mais senti falta foi o churrasco” expressou. O custo de vida é alto comparado ao do Brasil, mas o salário é compensador. Muitos momentos bons ainda estão na memória de Carlos, agora ele possui uma grande bagagem profissional, cultural e de vida.
Conheceu pessoas do mundo todo, o que é ótimo para sua área de pesquisa. Atribuiu todo o seu empenho no estrangeiro a sua família e amigos. O aquicultor nos conta fatos engraçados que aconteceram, “pedi a um casal de polonês que estavam comigo um durex, porque queria dar de presente uma cuia e uma bomba para eles. Mas o polonês me dizia, “tu quer agora? Vai usar agora?” e eu respondia que sim, e ele nunca trazia o durex. Passou um tempo  e eu falei “vai trazer o durex?” Então ele respondeu, “que tamanho tu quer?” Respondi que o tamanho não importava. Ele foi até o carro e trouxe um monte de camisinhas, Durex para eles era uma marca de camisinha” conta ele sorrindo. O que o motivou a realizar o curso foi sua convivência com seu avô, desde pequeno sempre esteve envolvido com pescaria, como toda família. Iniciou a faculdade de Oceanologia e anos depois enquanto fazia uma disciplina de aquicultura, descobriu sua vocação.
Para 2013 o doutor já tem objetivos, pretende buscar seu diploma na Noruega e irá trabalhar na cidade de Rio Grande/RS. Antes de ir, o jovem gostaria de palestrar sobre sua experiência de vida com os alunos de aquicultura da Unipampa. “Valeu a pena, não me arrependo de nada, uma grande experiência, um sonho realizado. Vou sentir saudade dos amigos que deixei lá, mas sentia também dos amigos daqui, da namorada e da família”, concluiu.

Vacina contra aftosa atinge 65% do rebanho local – Uruguaiana.


Terminou o prazo para a entrega do comprovante de vacinação de animais contra a febre aftosa. A campanha foi encerrada em 05/12 e os  produtores tiveram mais cinco dias para comparecer na Inspetoria Veterinária. Quem não entregou está sujeito a auto de infração e multa, sendo cobrado, 2% em cima de cada animal. Uruguaiana possui em torno de 350 mil cabeças de bovinos, destes, 158 mil de 0 a 24 meses precisavam ser vacinados. Hoje o índice de vacinação é de 65%, “um índice baixo que precisa ser melhorado bastante, e ficar pelo menos acima dos 92%. Tem produtores que sabemos que vacinou, mas ainda não comprovaram aqui conosco.” disse a veterinária Cristiane Santin Barzoni. 

CDL recebe novos sócios - Uruguaiana.

Na sede da CDL, na avenida Duque de Caxias, em cerimônia liderada pelo presidente Jorge Urquiza.  foram empossados como novos sócios efetivos da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uruguaiana, a empresa Vip Net, de propriedade de João Boeira Serres, e a empresa Eletroeste, de Mauro Gomes Muswieck.

Gatão de Meia Idade - na hora H