Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 04/25/13

25 de abr. de 2013

ACORU completa 30 anos de fundação – Uruguaiana.



Nesta quinta-feira, dia 25 de abril, a Associação dos Corredores de Rua de Uruguaiana – ACORU - completou 30 anos de existência.  É a segunda mais antiga do Rio Grande do Sul. Na área esportiva, a ênfase é para a Corrida de Rua, embora tenha organizado provas de Triatlon e Duatlon. Seu principal evento é a Meia Maratona Internacional de Uruguaiana que teve início no ano de 1985, apenas dois anos após a fundação da ACORU.  Foi realizada em parceria com o Club Libreño de Atletismo, da cidade irmã de Paso de los Libres, Província de Corrientes, República Argentina. A Rústica Verde e Amarela é realizada durante a Semana da Pátria e faz parte da programação oficial do município para estes festejos cívicos.  Ela resulta de uma parceria da ACORU com o Colégio Metodista União e a Liga de Defesa Nacional.
A Rústica de Santo Antônio é realizada no final do mês de junho, em parceria com a Associação de Moradores do referido bairro.  A arrecadação com a taxa de inscrição é revertida para a compra de fraldas descartáveis que são entregues à Pastoral da Criança da Igreja do Carmo e distribuídas às crianças carentes dos bairros Santo Antônio e Mascarenhas de Moraes.  Já foram realizadas doze edições. A Rústica Luz para os Povos é realizada em parceria com a Igreja Evangélica Luz para os Povos em comemoração ao aniversário daquela comunidade e já teve quatro edições. Além da parte esportiva, a ACORU participa ativamente de eventos cívicos como a Corrida do Fogo Simbólico, o Desfile da Pátria no dia 7 de Setembro e a Semana da Paz.
A ACORU participou de eventos cívicos fora do município como a corrida de revezamento de 70 km até a cidade de Barra do Quaraí por ocasião do seu 10º ano de emancipação política de Uruguaiana e a corrida de revezamento de 60 km até a cidade de Yapeyú, terra natal do libertador da Argentina José de San Martín, por ocasião das comemorações pela independência daquele país. A ACORU, que tem na presidência o professor Carlos Alberto Alves Chaves,  agradece aos idealistas que a fundaram no distante ano de 1983, quando a corrida de rua não tinha a popularidade de hoje. 
A primeira diretoria era constituída por Valter Gutierrez, Mário Hamilton Vilela, Vicente José Braz da Maia, José Braccini Neto, Edgar Vedoy e José Euclides Beltrão.